A VOLTA DO OASIS
Após longos 15 anos, a banda britânica de Manchester, Oasis, está de volta à ativa.
Oasis foi a primeira banda da qual eu realmente fui fã. Seria minha banda predileta de todos os tempos? Bom, hoje, mais velho, eu não a escuto tanto, mas com certeza é a que eu mais ouvi na vida. Quando eu tinha por volta de 14 anos, era absolutamente vidrado na banda. Por intermédio do meu irmão, eu tinha acesso a todos os álbuns, incluindo lados B. Foi a banda cuja discografia eu realmente dominei. Oasis se destaca pela qualidade ao vivo e também pelas composições menos conhecidas. O disco The Masterplan, que contém apenas lados B, tem uma qualidade irrepreensível.
No auge dos anos 90, a onda do Britpop na Inglaterra estava em alta, e havia a grande discussão sobre qual banda era melhor, Oasis ou Blur. Hoje em dia, pelo meu gosto pessoal, reconheço que o Blur tem mais pluralidade musical, um repertório melhor, e até os prefiro. Mas qual música do Blur se iguala a um The Masterplan, Whatever, ou mesmo Wonderwall? Oasis faz o mesmo som, o "arroz com feijão", um som que busca inspiração talvez nos Beatles, ou melhor, em John Lennon, mas muito bem feito. E as brigas entre Blur e Oasis eram totalmente midiáticas e com cheiro de armação, das quais ambos se beneficiavam.
Em 1995, é muito conhecido o episódio em que Blur e Oasis disputavam no mesmo dia as paradas de sucesso. Blur lançava a excelente Country House e Oasis, Roll with It. Nessa disputa, a música do blur leva vantagem, na minha opinião.
Oasis e Blur são bandas de origem totalmente díspares. Enquanto a banda dos irmãos Gallagher é proveniente da classe operária de Manchester, o Blur são os "engomadinhos" ricos que moravam no bairro de Chelsea. Mas ambas são os principais expoentes do movimento Britpop, e o Oasis segue o legado do movimento Madchester, da cidade de Manchester, que revelou bandas como The Stone Roses e Happy Mondays, liderada pelo alucinado Shaun Ryder.
Oasis conta com os irmãos Gallagher como principais integrantes, e a relação entre os dois é muito conturbada. Porém, é aquilo: eles são irmãos. Só Noel Gallagher podia falar mal de Liam Gallagher; se outro o fizesse, Noel, o mais velho, vinha em defesa do irmão.
Noel também é conhecido pelo seu sarcasmo e comentários ácidos.
Certa vez, ao ser perguntado sobre a carreira do irmão Liam, Noel disse que na época do Oasis ele tocava apenas as músicas escritas por ele. E agora, com a carreira solo, ele continua tocando apenas as músicas escritas por Noel.
Também é notório o episódio envolvendo Adam Levine, do Maroon 5, que certa vez encontrou Noel e revelou a ele que só criou sua banda por causa do Oasis, ao que Noel teria respondido que, se soubesse disso, jamais teria montado uma banda.
Mas a volta do Oasis cheira a dinheiro e é uma decisão totalmente financeira, como a volta de grandes bandas do Brasil, como os Titãs. Os membros passam por cima de qualquer divergência que tenham tido, em nome do vil metal.
E eu espero, pelo menos, ver ao vivo uma vez essa que foi uma das minhas bandas prediletas de todos os tempos.