A Paisagem Sonora no ambiente escolar

Com o propósito de promover a conscientização acerca da importância do ambiente sonoro em nossas vidas, o renomado músico, escritor e pesquisador canadense Murray Schafer concebeu o conceito de "Paisagem Sonora".

Segundo a visão de Schafer, a Paisagem Sonora engloba a totalidade dos sons, sejam eles de origem natural ou artificial, que são percebidos em um determinado espaço e sua influência sobre os indivíduos que compartilham esse ambiente. Os estudos de Schafer direcionaram-se, principalmente, para a análise da Paisagem Sonora urbana, com especial ênfase na Paisagem Sonora de ambientes escolares.

A Paisagem Sonora escolar consiste em todos os sons característicos do contexto educacional, tais como as vozes em sala de aula, as interações verbais entre alunos e professores, os ruídos externos e a música que é executada no ambiente escolar. Conforme as proposições de Schafer, os sons presentes nesse ambiente exercem um impacto significativo sobre os estudantes, repercutindo em sua saúde mental e bem-estar de maneira abrangente.

A título de ilustração, um ambiente saturado de estímulos sonoros simultâneos pode prejudicar a compreensão dos estudantes, conduzir ao estresse, à fadiga auditiva e afetar a capacidade de concentração e atenção. Por outro lado, um ambiente que oferece uma Paisagem Sonora agradável, caracterizada por sons bem distribuídos que promovem serenidade e tranquilidade, pode contribuir positivamente para o foco e a eficácia da aprendizagem dos estudantes.

Para aprimorar a Paisagem Sonora em contextos escolares, torna-se imperativo monitorar atentamente os sons presentes no ambiente e explorar estratégias destinadas a mitigar o excesso de ruído e otimizar a qualidade do som. Essas estratégias podem ser implementadas por meio de medidas como o isolamento acústico, o ensino de exercícios de escuta por meio de práticas durante as aulas de Música, o controle adequado do volume da música quando reproduzida por meio de caixas amplificadoras e a promoção do uso consciente da voz entre professores e estudantes durante as atividades escolares. Esse enfoque científico na gestão da Paisagem Sonora pode, assim, proporcionar um ambiente mais propício ao aprendizado e ao bem-estar dos envolvidos no contexto escolar.

*************************************************

Obrigada por visitar a minha página!

Agora, me conta sobre as suas impressões ao ler "A Paisagem Sonora no ambiente escolar"! O que você (leitor), gostaria de saber sobre esse assunto?

Deixe nos comentários (é liberado para qualquer visitante).

Atenciosamente,

Lorena

*************************************************

Lorena Borba
Enviado por Lorena Borba em 08/11/2023
Reeditado em 10/11/2023
Código do texto: T7927449
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.