Nome das Notas Musicais
https://www.staccatoescolademusica.com.br/blog/post.php/4/teoria-musical/39#:~:text=O%20nome%20das%20notas%20n%C3%A3o,homenagem%20a%20S%C3%A3o%20Jo%C3%A3o%20Batista.
As Notas Musicais
O nome das notas não foi uma evolução histórica, mas foi sim uma criação. Guido d’Arezzo criou o nome das notas retirando-as das letras iniciais de um hino litúrgico católico chamado Ut queant laxis, em homenagem a São João Batista.
Abaixo segue a letra do hino:
Ut quaeant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Para ouvir esse hino e sua tradução clique aqui.
Como vimos, as letras retiradas do Hino a São João deram origem ao nome das seguintes notas musicais: Ut – Re – Mi – Fa – Sol – La – Si
A nota “si” deriva da abreviação de "Sante Iohannes" (São João).
Cadê a nota “dó”?
Por volta de 1640, um músico italiano de nome Giovanni Battista Doni, constatou que não era fácil pronunciar a sílaba ut, pois terminava em uma consoante muda. Então, em prol da sonoridade, achou melhor substituí-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome (Doni). Ainda hoje na França é bastante utilizada a nota “Ut”.
Já a sílaba “sol” chegou a ser mais tarde encurtada para “so”, afim uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem em vogal, mas a mudança logo foi revertida.
Segue a sequência das notas musicais:
DO – RE – MI – FA – SOL – LA – SI – DO
DO – SI – LA – SOL – FA – MI – RE – DO