Como surgiu o Pagode de Guitarra e o Pagode de Viola Elétrica e qual diferença entre ambos

Como surgiu o Pagode de Guitarra e o Pagode de Viola Elétrica e qual diferença entre ambos

Artigo de música em formato de entrevista.

- Olá caros amigos! Repórter Adriana, aqui da TV Cereja. É uma satisfação estar presente para mais um programa! Boa tarde caros telespectadores, inscritos, internautas e astronautas! É uma satisfação estrearmos esta entrevista com o rei do Pagode de Guitarra e Viola Elétrica. Foi extremamente difícil encontrarmos tempo para falar com ele, até porque Ronaldo Polo parece fugir das entrevistas, no entanto agradecemos a oportunidade de tirar um tempo da agenda pra ser entrevistado por nossa equipe. Ronaldo Polo é tão famosos que dispensa apresentações, mas por questão de formalidade, para nossa equipe da TV e fãs te conhecerem de modo mais profundo, me responda primeiramente uma coisa: quem é Ronaldo Polo?

- Caríssima repórter. Eu que agradeço a oportunidade e gentileza de ser entrevistado por uma equipe de jornalistas e de televisão tão grandiosa quanto é a TV Cereja! Desculpe-me não ter tempo anteriormente, você bem sabe, não gosto muito de de falar de mim mesmo, Já que é assim, irei falar de mim na terceira pessoa. No ramo artístico, Ronaldo Polo é um poeta, compositor e produtor musical, tudo isso de diferentes estilos e criador de diferentes estilos. Costuma-se dizer que o Ronaldo Polo Poeta é um e o Ronaldo Polo Compositor é outro, tamanha a diversidade de seus estilos. Criador de ritmos novos e genuinamente brasileiros, ele canta o Brasil e seus amores. Canta o Brasil em si, a identidade nacional. Autor pelo menos mais de 600 composições, inventou ritmos e estilos novos. Tem composições nas mais variadas vertentes de música, desde samba até a música caipira, desde o funk até o rock. Se considera um cantor e compositor romântico e que canta o Brasil em sua essência. Canta em homenagem ao Brasil e as mulheres do Brasil.

Entre os ritmos que inventou, figuram Pagode de Viola Elétrica e Rock Universitário e as seguintes vertentes dos mesmos:

Pagode de Viola Elétrica: Faz parte do universo sertanejo. Entre suas vertentes figuram-se a Moda de Viola com Guitarra e Pagode de Viola Elétrica puro. Além de ter inventado tais ritmos, Ronaldo Polo criou uma viola nova, chamada Viola do Caos. Uma viola de 12 cordas afinada de um modo diferente, que dá uma melodia mística.

Rock universitário: faz parte do universo do rock.

Pagode de Guitarra: Faz parte do universo do rock.

Vertentes do Rock universitário:

Trap Rock e Pagode de Guitarra.

Vertentes de Pagode de Guitarra:

Metal leve (Soft Metal) e Punk Leve (Soft Punk).

Biografia resumida (estrita ao campo artístico musical, pois Ronaldo Polo é Artista também do campo cênico e roteirista)

Eu, Ronaldo Polo (Pseudônimo), há tempos atras criei o ritmo Metal Leve, variante do rock que se trata da mistura do pagode de viola caipira com rock, mas tendo como principal o rock (pois eu ainda não tinha viola). Criei em minha mente o Pagode de Guitarra (mistura de viola caipita com rock, tendo como tema principal o rock, música da cidade) e tbm o Pagode de Viola Elétrica (novamente mistura de pagode de viola com rock, mas tendo como principal o pagode, música do sertão - que hoje em dia é da cidade, também). Depois de algum tempo a partir de um violão criei uma viola, uma viola diferente, uma viola a que intitulei o nome de Viola do Caos, uma viola de 12 cordas com afinação diferente das que já existiam, que pela sua afinação com uma pequena diferença entre cordas criava um efeito de vibrato e unpissono meio “mágico”, pois isso dei este nom., Com ela criei, em 2021 08 12, a composição musical Viola de Caos, que se trata de um cururu misturado a Pagode e Metal Leve, um ritmo variante do Metal Leve mas tocado na viola. Na minha mente eu ja pensava em fazer o Pagode de Viola Elétrica, mas a Viola de Caos não era elétrica portanto foi o que foi possível, misturando pagode de viola caipira com as distorcões do rock. Considero que Viola de Caos, se tocado com viola elétrica, seria Pagode de Viola Elétrica portanto já o considero um pagode de viola elétrica. Metal Leve considero como Pagode de Guitarra, pois é tocado com a guitarra. Nesta pasta estão eu treinando com a viola do meu pai, que le comprou recentemente (estou escrevendo este texto em 2023 08 12), eu tendo a ligado a minha caixa amplificada através do Irig pra android, e no android através do aplicativo tone brigde escolhido o efeito Cherry (lana del rey) porque acho a distorção pra guitarra mais bonita. Através disso pude concretizar na prática minha invenção anterior: o pagode de viola elétrica. E talvez a guitarra elétrica. Certamente alguem já teve essa ideia de inventar a viola elétrica mas provavelmente fui o primeiro a criar a viola elétrica com as distorçoes que eu coloquei e gravada ao mesmo tempo seu toque bruto de viola acustica junto ao toque saindo da caixa e não por acidente mas com a intenção de misturar de forma harmonica a música caipira com rock pesado. criando duas vertentes: o metal leve, rock pesado mas que mexe com o emocional como uma música caipira e o pagode de viola elétrica, música caipira do pé rachado e com o peso do pagode mais o peso da guitarra de rock, mais pesado ainda com as 10 cordas da viola caipira distorcida com distorções de uma guitarra de rock mas sem perder a melodia e suavidade da música genuinamente brasileira e sem perder sua origem caipira bruta, pois já que o proprio rock veio da música caipira americana, eu trouxe as raízes da música caipira brasileira para criar uma música moderna mas genuinamente nacional.

Quem criou o pagode de Viola Elétrica?

Ronaldo Polo

Quem criou o Pagode de Guitarra?

Ronaldo Polo

Quais variações do pagode de guitarra?

Metal Leve, Punk Leve

Quais variações do Pagode de Viola Elétrica?

Atualmente apenas o ritmo Pagode de Viola Elétrica, mesmo. O público é livre pra criar variações

Por que seus ritmos não tem um nome melhor?

Por que eu não sou muito bom pra criar nomes das coisas que invento ;) então deixei o nome mais “bruto” “cru” possível, assim como o som. Sem esconder as origens caipiras e o mérito de grande Tião Carreiro por ter inventado o Pagode de Viola Capira, deixando claro não ser pagode de viola caipira mas ser totalmente influenciado pelo mesmo.

.

Dê exemplos de músicas que são pagode de guitarra

Velhos Ares (metal leve - Senhores do Progresso). Miragem (metal leve - Banda Senhores do Progresso, da qual sou um dos vocalistas e guitarrista), Bete (punk leve - Banda Senhores do Progresso). Nenhuma dessas músicas ainda não foi lançada, mas já foram gravadas no studio e irão aparecer no segundo ou terceiro álbum da banda. O primeiro álbum lançado ainda não tem nenhum desses ritmos, mas tem a inovação musical Trap Rock com a música Panda Estrela e Arte e a outra inovação musical Rock Universitário com a música Aeromoça.

Dê exemplo de músicas que são pagode de viola elétrica

Viola de Caos (pagode de viola do caos), Pagode de Viola Elétrica (ritmo do mesmo nome que o título da música - que ainda não tem letra).

Você é do rock ou da música sertaneja ou caipira?

Eu nasci na cidade mas tenho raízes caipiras pois meus pais gostam de música sertaneja e brega. Gosto de rock e de sertanejo. Sou eclético. No entanto meu campo musical principal é música sertaneja (de todos os tipos). O rock no Brasil caiu pq ignorou que o Brasil é caipira, é sertanejo. Nossa cultura é sertaneja. O rock brasileiro não pode imitar os EUA (aliás até mesmo lá o rock também veio da música sertaneja deles). Que dirá nós brasileiros! Nós temos raízes totalmente caipiras, o indivíduo da cidade não se identifica com o rock pq ele fala de uma realidade que não é nossa. O rock antigo Legião Cazuza e Raul Seixas fazia sentido pois refletia o contexto social da época, mas o rock de hoje em dia caiu pq não estamos mais nesse contexto. Eu quero fazer o rock ser realmente nacional. Brasileiro. Um rock moderno mas que não negue suas origens vinda da música sertaneja. O sertanejo universitário nunca negou suas raízes, mas o rock sim. Eu faço um rock que não nega suas origens. Um rock que não nega o sertanejo caipira, o forró, o samba e as raízes verdadeiras do Brasil. É o surgimento do ritmo e ideia do rock universitário. O resgate das origens do rock e modernização da música sertaneja caipira. O sertanejo universitário vai muito bem, no entanto precisa relembrar ainda mais as suas origens caipiras para se firmar de vez.

Obs.: O nome da entrevistadora é fictício, mas este artigo é real e narra fatos reais e históricos.

Ronaldo Polo
Enviado por Ronaldo Polo em 22/08/2023
Reeditado em 01/03/2024
Código do texto: T7867874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.