Violino
Violino
Hoje ao ouvir uma música interpretada pela maestria de uma solista de violino, abismei pela sonoridade que me encantou e me transportei para tão distante do evento.
Trata-se das vibrações das cordas de tripa de animal, esticada numa caixa de madeira donde sai o som de sua acústica. O som proveniente do atrito com as cordas de uma vara esticando clinas de cavalo, produziam notas musicais harmônicas entre si, conforme o pressionamento delas pelos dedos habilidosos da intérprete que as tocavam.
Fiquei pensando no sacrifício do animal em prol da invenção do instrumento tocado com tanta arte e habilidade que me tocou profundamente o espírito. Pensei também na estética do animal sem sua clina conforme ficam os idosos com sua exuberante careca.
Como a natureza é pródiga em desenvolver sua árvore tão especial em que sacrificada sua natureza nos fornece madeira de lei que nos serve como instrumento musical.
Um instrumento próprio para ser executado numa sala pequena ou inúmeros deles para ser ouvido em ambiente aberto. Seu som tão grave como agudo é de outros da família dos instrumentos de corda e de madeira. Portátil pela sua tímida concepção em contrapartidas dos seus maiores contrabaixos e violoncelos nas orquestras e câmaras.
Chico Luz