Ombra mai fu & Vesparae Solennes de Confessore
São duas árias que se assemelham melodicamente. A primeira composta por Geroge Friederich Händel e a segunda por Wolfgang Amadeus Mozart.
Antes de irmos além, esclareço que sou leigo em música erudita. Encanta-me alguns clássicos como as sinfonias de Tchakoviski e as árias aqui citadas. Conheço também algumas biografias de compositores clássicos. Só isso.
Sou da primeira geração de beatlemaníacos. Gosto, entre outros, das melodias de Gil e Djavan.
Ombra mai fu é a abertura da ópera Xerxes, composta em 1738. Foi um tremendo fracasso. Só teve cinco apresentações e ficou esquecida por mais de um século. Peço aos amigos e amigos leitores que atentem para as datas.
Vesperae Solennes de Confessore é o Laudate Dominum (K 339) de Mozart (existem vários de outros compositores) composta em 1778. Ou seja, quarenta e um anos depois de Ombra mai fu.
Na época nada havia sobre direitos autorais. Era comum e aceitável a inserção ou temas modificados de outros em obras próprias. Tchaikoviski fez isso em Ouverture 1812 (inseriu a Marsellaise) e Händel (não Mozart) é bem conhecido por fazer isso em suas obras.
Joseph Hayden foi contemporâneo de Händel e de Mozart (rogo para que não confundam Hayden e Händel). Hayden declarava que Händel foi "o mestre de todos nós". Mozart dedicou seis quartetos de corda a Joseph Hayden.
Seria plágio? Tudo leva a crer que sim. Ledo engano
Voltemos às árias. Vesparae Solennes de Confessore foi composta quando Mozart tinha vinte e três anos. Ele só foi conhecer Hayden quatro anos depois, quando este tinha 51 anos e ele 27.
Em suma. Jóias podem apresentar diversos prismas de beleza.