Como incentivar as crianças para o aprendizado musical?

Lembro que nos últimos 20 anos, minha vida foi um aprendizado diário no meio musical. Experiências, descobertas, sonhos realizados e projetos para realizar.

Bem interessante se tratando de uma pessoa que 20 anos antes, achava super atraente aprender um instrumento musical.

Hoje, reparo nas nossas crianças e não vejo o mesmo amor, o mesmo interesse por aprender um instrumento musical.

Nossas crianças e adolescentes parecem estar muito envolvidas com seus celulares modernos, assistindo lives ou canais infantis.

É bem divertido, eu sei. Mas, penso que as crianças deve construir algo desde novas e ficar somente observando outras crianças através do celular, parece não ser algo construtivo a longo prazo, a não ser para manter as crianças distraídas.

Existe uma maneira fácil de tirar as crianças do celular e coloca-las sentadas na frente de um piano? Não.

O que devemos pensar é como incentivar as crianças para o aprendizado musical com as ferramentas digitais que temos hoje em dia.

Muitos conteúdos super interessantes são desenvolvidos na internet, mas sinto que nossos babys não tem um conteúdo infantil voltado para o desenvolvimento musical. A grande maioria produz conteúdo voltado para um público que tem o interesse musical despertado, como é o caso do Avançando na Música, cifraclub, cifras e outros sites excelentes sobre aprendizado musical.

Devemos incentivar nossas crianças, não só nos celular, mas também para que comecem a construir, elas mesmas, algo criativo, cultural e apaixonante como é a música e a sua beleza. A música tem a capacidade de melhorar nossa concentração, foco e transforma tristeza em alegria e esperança.

Imagina o que pode fazer por nossas crianças, se desde de pequenas forem incentivadas a desenvolver alguma habilidade musical.

Praticar essas dicas pode funcionar:

Usar aplicativos de celular sobre as notas musicas para que com o tempo, as crianças consigam identificar se uma nota é mais aguda ou grave que a outra.

Assistir vídeos de outras crianças se envolvendo com a música.

Comprar um instrumento musical para que tenha a liberdade de reproduzir suas primeiras notinhas, mesmo que seja de forma atrapalhada e de brincadeira. A ideia aqui é despertar o sentido musical.

Carla Prudêncio Santos
Enviado por Carla Prudêncio Santos em 30/07/2020
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T7021157
Classificação de conteúdo: seguro