CURIOSIDADES - A farsa do Milli Vanilli

Milli Vanilli foi uma dupla alemã de Rhythm And Blues originária de Munique, formada por Fab Morvan e Rob Pilatus. O grupo, que no fim dos anos 80 e início de noventa emplacou sucessos como "Girl You Know It's True", protagonizou um escândalo ao confessar não ser deles as vozes gravadas nas músicas. Eles foram pressionados a devolver o Grammy de "melhor artista estreante" que haviam recebido.

Beth McCarthy-Miller, na época, executiva da MTV, declarou que logo na primeira entrevista com eles, os presentes notaram o forte sotaque no inglês, apesar da boa pronúncia nas canções.

O primeiro sinal de que a dupla fazia playback em suas apresentações veio em julho de 1989 durante uma apresentação ao vivo da MTV na cidade de Bristol, no estado norte-americano de Connecticut. Durante a execução de "Girl You Know It's True", a música começou a apresentar falhas, repetindo várias vezes o trecho "Girl, you know it's...", como num LP riscado. "Fiquei em pânico", relembrou Pilatus. "Eu não sabia o que fazer. Eu fugi do palco". Veja o fiasco aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pqqjRVdakeI

A apresentadora Downtown Julie Brown foi atrás dele e o convenceu a continuar o show. "Com um pouco de intimidação, gritos e alguns xingamentos, eu o fiz voltar", explicou Brown ao canal VH1.

Apesar do incidente, o público parece não ter ligado, ou então não percebeu, e o show continuou como se nada tivesse acontecido. Mas o estrago estava feito. Questionamentos feitos pela imprensa e devoluções de álbuns por parte de fãs que se sentiram traídos trouxeram dificuldades à dupla. A popularidade foi minguando e eles tiveram que enfrenter diversos processos judiciais.

O caso é lembrado como uma das maiores balelas da história da indústria fonográfica.

(Gabriel)

Fonte:

Los Angeles Times

https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1990-11-21-ca-4670-story.html