Breve história do fado.

Desde 2011 o Fado tem o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, dado pela Unesco. Como descendente direto da terrinha, admiro esse estilo musical.

A origem histórica do fado é incerta, sempre foi rodeada de mistério. Resultado de uma fusão histórica e cultural ocorrida em Lisboa, ficou conhecido após 1840 com o “Fado do Marinheiro”, cantado pelos marinheiros nas proas dos navios, que passou a ser o modelo para todos os seguintes.

Surgiram então os fadistas, reconhecidos por atitudes não convencionais e até desafiadoras, por se envolverem em contendas com grupos rivais, como também pelas vestes características. Um fadista de 1840 seria reconhecido somente pela sua maneira de trajar.

A origem do nome, para nós brasileiros, parece meio perdida no tempo, mas ainda se usa esse termo em português, onde a palavra “fado” representa o “destino”. E o destino dos portugueses, sempre muito sofrido, talvez fez com que eles sejam campeões em expressar essa dor em forma de música e poema.

Os temas saudade, nostalgia, ciúme e breves histórias cotidianas eram mais comuns e permitidos pela ditadura da época. Também o fado trágico, de ciúme e paixão, resolvidos de forma violenta, com sangue e arrependimento eram autorizados. Letras que falassem de problemas sociais, políticos ou similares eram reprimidas pela censura.

Quando se ouve um Fado é como se sentisse saudade de algo que não se sabe o que é...