Como simplificar acordes ou cifras ?
Neste artigo vamos conhecer algumas formas de simplificar os acordes para violão, guitarra e teclado. A técnica consiste em eliminar algumas dissonâncias do acorde sem comprometer a sonoridade da sequência executada.
Vamos lá!
ACORDES MAIORES ou MENORES
Passo 1: Localizemos a tônica do acorde, ou seja a letra acompanhada do # ou b.
Passo 2: Mantemos o modo do acorde: Maior ou menor
passo 3: Mantemos os seguintes graus:
7(sétima)
7+ ou 7M (sétima aumentada)
5+ ou aum (quinta aumentada),
(b5) ou 5-( quinta diminuta).
RETIRA-SE
4(quarta), 6(sexta) , 9(nona), 9b ou 9m(nona menor), 11, 11#, 13 e 13# e outros graus.
Passo 4: Eliminamos, SE HOUVER, os baixos do acorde. Ou seja aquelas notas que aparecem à direita da barra.
No entanto, temos as seguintes exceções:
a) O baixo é a nota seguinte do acorde à esquerda da barra: A/B, C/D, D/E, F/G, etc
b) O baixo vem quatro notas após a nota do acorde à esquerda da barra: C/F , D/G, E/A, G/C, etc..
Nestes casos veremos uma outra forma de simplifica-los.
Peguemos inicialmente, a título de exemplo, três acordes aparentemente complicados: Cm6/9/G, Ebm7/9/11+ e F#6/C#.
Em vez de recorremos a um dicionário de cifras, ou ficarmos travados no meio da música, poderemos aplicar os 4 passos acima:
1º caso: Cm6/9/G
Passo 1: tônica é C
Passo 2: o acorde é menor -> m
Passo 3: elimino o 6 e o 9
Passo 4: elimino o baixo G
RESULTADO: o acorde simplificado é: Cm
2º caso: Ebm7/9/11+
Passo 1: tônica é Eb
Passo 2: o acorde é menor -> m
Passo 3: elimino a 9 e a 11+
Passo 4: não há baixo
RESULTADO: o acorde simplificado é: Ebm7
3º caso: F#6/C#
Passo 1: tônica é F#
Passo 2: o acorde é MAIOR
Passo 3: elimino a 6
Passo 4: elimino o baixo
RESULTADO: o acorde simplificado é: F#
Outros exemplos:
Dm9 - fica Dm (elimino o 9)
C#m7/9 - Fica C#m7 (elimino o 9)
C/G - fica C (elimino o baixo G)
Em7/G - fica Em7 (elimino o baixo G)
C#7/4 - fica C#7 (elimino o 4)
C5+ - não altero (mantenho sempre o 5+ e 7+)
Am7M ou Am7+ - não altero, (mantenho sempre a 5+ e 7+)
Simplificação de baixos:
ACORDES DO TIPO I/II
O baixo é a nota seguinte do acorde à esquerda da barra: C/D, D/E, F/G, etc...
Basta pegar a nota à direita da barra e acrescentar a 7ª.
Ex.:
C/D - fica D7
F#/G# - fica G#7
Eb/F - fica F7
A/B - fica B7
Ab/Bb - fica Bb7
ACORDES DO TIPO I/IV
Ocorre quando o baixo vem três notas depois do acorde (à esquerda da barra): C/F, D/G, E/A, etc...
Neste caso, pega-se a nota à direita da barra, e
acrescenta-se a 7+ ou 7M.
C/F - fica F7+.
E/A - fica A7+
F/Bb - fica Bb7+.
D/G - fica G7+.
ACORDES DIMINUTOS:
Se houver dúvida nos acordes diminutos, pode-se usar o seguinte macete:
Desça o acorde MEIO TOM.
Acrescente a SÉTIMA!
G#º = G7
Cº= B7
C#º = C7
Eº = Eb7
Ebº = D7
Bbº= A7
FÁCIL!
Lembrando que a simplificação não deve afetar a boa sonoridade da execução. A ideia é evitar tocar acordes pouco usuais e de execução difícil. Devemos ter em mente que as transcrições de músicas em cifras foram feitas com base na execução de vários instrumentos tocados em conjunto, o que provoca a percepção de acordes com as mais variadas dissonâncias e que não representam necessariamente o que o violão guitarra, ou teclado estão executando na gravação.
Bons Estudos.
Eduardo Baptista.