FORTE E FIRME, FEITO UM TOURO – JOHNNY HOOKER
Nair Lúcia de Britto

Nascido na capital de Pernambuco, Recife, no dia 6 de agosto de 1987,  e neto de irlandês, Johnny Hooker  vem se destacando progressivamente na sua carreira de cantor, compositor, ator e roteirista brasileiro.
É um artista de um talento nato e raro.  Dono de uma bela voz e de energia fora do comum; que empresta  um brilho forte e bem original às suas canções. Ouvi-lo e vê-lo cantar é ao mesmo tempo energizante e encantador.

Aos quinze anos de idade, ele tingiu o cabelo de loiro, vestiu uma roupa rasgada e montou sua primeira banda.
Suas músicas mais conhecidas são “Volta” (trilha sonora do filme Tatuagem; “ Amor Marginal” (trilha sonora da novela Babilônia) e “Alma Sebosa” (trilha sonora da novela Geração Brasil, e na qual Johnny interpreta o personagem Thales Salgado).

O primeiro disco solo foi um grande sucesso. “Eu Vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!”. Alcançou o primeiro lugar na plataforma de “Streaming Deezer” e também foi o vencedor no “chart MPB do iTunes Brasil”.

O artista inspira-se em David Bowie, que já gostava de ouvir desde criança; em Madonna, diva pela qual ele tem uma enorme admiração (uma mulher que vale por duas, artisticamente falando), e Caetano Veloso, um dos mais populares cantores brasileiros e para o qual ele homenageia com uma música: “Caetano Veloso”, de Artur Dantas.

Caetano, por sua vez, opinou junto à imprensa  sobre as influências perceptíveis e que caracterizam o  jovem cantor; ou seja: Freddie Mercury, Edy Star, Cazuza, Michael Jackson e Mick Jagger.
O segundo disco de Johnny Hooker foi ”Coração”; que, como declarou recentemente no programa Cultura Livre, da TV Cultura, é uma resposta ao momento político atual. Nesse trabalho, o cantor ainda morava em Recife, daí uma marcante influência da cultura pernambucana, como o Frevo, por exemplo. A sonoridade tem muito a ver com a sonoridade local.

Declarou-se ser uma pessoa muito dramática, muito intensa ao extravasar suas emoções através da arte; e o sucesso inesperado mostrou-lhe que muitos que o viam e ouviam se identificavam com essas emoções arrasadoras!

“Alma Sebosa”, um dos seus grandes sucessos, recebeu esse título inspirado num adjetivo muito usado em Recife, para chamar uma pessoa de mau caráter. Provavelmente, dirigido a alguém a quem ele se refere nos versos: “Acha que a sua indiferença vai acabar comigo?/ Eu sobrevivo, eu sobrevivo.../Você não presta, ninguém é seu amigo/A solidão vai ser o seu maior castigo.
 
A idéia do título “Flutua”, outro sucesso, veio de um espetáculo que ele foi assistir, no qual a cantora parecia-lhe estar flutuando no palco. A tênue visão  inspirou-lhe os versos da música: Eles não vão vencer, Baby/Nada há de ser em vão/Antes dessa noite acabar/ Dance comigo a nossa canção/E flutua, flutua/Ninguém vai poder querer dizer como amar/Um novo tempo há de vencer/Pra que a gente possa florescer/E, Baby, amar, amar sem temer...

O cantor revelou que desde 2012 passou a ter problemas de depressão. “Ela fica no canto da sala, olhando pra você e você não consegue fugir...”, ele disse. “Quando você é abandonado, todos os outros abandonos afloram”.
Uma das coisas que mais o machucaram foi quando alguém muito próximo lhe disse: “Você está muito deprimido, eu vou embora!”. 

Para ele, quem abandona alguém num momento difícil, quando a pessoa mais precisa de ajuda; bem provavelmente tem características narcisistas. Porque quem abandona só está pensando em si, nos seus próprios  interesses. Como o outro vai se sentir não importa.

Enfatisou a presença da avó, que tem uma grande importância na sua vida. Em momentos em que ele se sentiu fragilizado, era ela quem lhe dava uma força! Dizendo, “Seja forte e firme como um touro ”. Essa frase foi tão importante na vida de Johnny Hooker, que ele a tatuou no braço, para quando se sentir frágil e lembrar-se da sua avó tão querida!

Palavras encorajadoras, que o cantor deseja passar para todos os brasileiros que, em algum momento, estejam desanimados. Que ergam a cabeça diante das injustiças e do preconceito maltrata tantas vidas! Sejam:
FORTES E FIRMES COMO UM TOURO! 



Fonte de pesquisa: Wikipédia, “Cultura Livre”, programa da TV Cultura e outros.

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 01/02/2019
Reeditado em 09/06/2019
Código do texto: T6564892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.