Kurt Cobain fala sobre como criar com criatividade

Segue a tradução do prefácio da primeira coletânea de partituras do Nirvana, lançado no começo dos anos 90 e escrito pelo próprio Kurt Cobain:

“Oi, eu toquei um instrumento chamado "tarol" na escola da quinta até a nona série. Ele é uma espécie de tambor para tocar em fanfarras. Durante esse tempo eu não me importava em aprender como ler uma partitura, eu simplesmente esperava pelo CDF na primeira fila aprender a tocar cada música, e então eu simplesmente o copiava. Eu dei um jeito de me sair bem sem jamais ter que ler música.

Demorou 5 anos até que eu me apercebesse o quão ritmicamente retardado eu era como baterista, então eu vendi algumas das armas do meu pai, e usei o dinheiro pra comprar minha primeira guitarra elétrica de seis cordas.

Eu aprendi tudo que eu precisava saber com uma semana de aulas, as quais resultaram no notório conhecimento musical de MI, LÁ e SI, que eram os acordes da música ‘Louie Louie’ do The Kinks. Eu notei que eu poderia usar as posições dos dedos da nota RÉ em qualquer lugar da guitarra, isso é conhecido como power chord.

Então, depois de aprender canções como ‘Louie Louie’, ‘Wild Thing’ do Troggs e ‘My Best Friend’s Girl’ do The Cars, eu decidi que para me tornar um famoso astro do rock, eu precisaria escrever minhas próprias canções ao invés de desperdiçar meu tempo aprendendo a tocar as de outras pessoas, porque se você estuda a música e outras pessoas demais, isso pode agir como uma distração ao desenvolvimento de seu próprio estilo pessoal.

Alguém me disse que há institutos de tecnologia de guitarra ao redor do mundo onde eles te ensinam a ser uma merda dum herói de bandas cover sem originalidade com estrelas em seus olhos. Uh, poxa, eu acho que o que eu estou tentando dizer é:

Teoria é um desperdício de tempo. Modo dório (ou ‘escalas de blues’, como são conhecidas no Brasil) são para garotos tecnicamente frescos com valores deturpados. Faça sua própria música. Eric Clapton toca licks de blues velhos de segunda categoria. Muita prática é como muito açúcar. Weird Al Yankovic [comediante americano conhecido por fazer paródias de músicas famosas] é o gênio do pop-rock moderno dos EUA. Faça o seu lance. Se você copiar muito, você vai acabar no limbo das bandas cover de salões de festa.

P.S.: a parte de guitarra de ‘Come as You Are’ é a mesma de uma canção chamada “Eighties” do Killing Joke e [Smeels Like] ‘Teen Spirit’ lembra muito ‘Godzilla’, do Blue Oyster Cult e o Cult é AC/DC.

A guitarra tem doze notas. A guitarra é baseada em matemática. Rock and roll baseado em guitarra tem sido feito por mais de 30 anos. Há limitações quando se trabalha dentro das estruturas de um ritmo característico de tempo padrão 4/4 de rock.

Então considere esse livro musical apenas como algo para se ter como uma coleção de tampas de garrafa ou cartões de baseball ou um álbum de fotos de família ou um exemplo de exatamente como não desenvolver suas habilidades musicais.

Boa diversão,

Com amor, Kurt.”

Fonte:whiplash.net

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 27/01/2015
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