Xscape - A Fuga De Jackson

Chegou à rede neste fim de semana, a lista de faixas que estarão incluídas no novo álbum póstumo de Michael Jackson.

Intitulado "Xscape", o disco traz oito canções que foram produzidas por Timbaland, Rodney Jerkins, Stargate, Jerome "Jroc" Harmon e John McClain.

A edição deluxe do material incluirá oito faixas originais, presentes na versão tradicional, e oito demos das mesmas canções. O álbum ainda traz participações de Mary J. Blige e D'Angelo na canção "Hot Fun In the Summertime".

"Xscape" chega ao mercado em 13 de maio.

Xscape é um registo coeso, com oito canções fortes, que apesar de produzidas por nomes diferentes, com imaginários musicais díspares, soam bem em sequência.

Confira a seguir a tracklist de "Xscape" e as resenhas:

01. "Love Never Felt So Good"

Entre a produção sumptuosa de um tema que acreditamos chamar-se "Love Never Felt So Good" , faixa composta por Michael e Paul Anka, disco sound com um toque de magia, facilmente percebemos qual a "estratégia" usada para fazer deste um verdadeiro álbum de Jackson , como nos sete temas subsequentes, é a voz do rei da pop que dita as regras, é ela que está no comando e soa tão bem quanto soava nos seus melhores momentos. A faixa soa romântica, aliás a única do disco tão romântica, "O amor é mágico, lembra da época, sinta a natureza do amor" , nunca foi tão bom amar para Michael, o co-compositor Paul Anka é o mesmo da faixa "This is It" de 2009. A canção foi gravada em 1982 e regravada nos anos 90 por volta de 1990 quando Michael pensou em enfim lançá-la.

''Love Never Felt So Good''

(Escrito: Michael Jackson, Paul Anka / Produzido: John McClain, Giorgio Tuinfort)

02. "Chicago (She Was Lovin Me)"

A batida perigosa da segunda faixa apresentada relembra-nos que foi o dedinho de Timbaland que transformou "SexyBack", de Justin Timberlake, num dos maiores marcos pop dos últimos 10 anos, até hoje esta música nunca vazou oficialmente pela internet, porém iria ser o primeiro single do disco, então deve ser uma das melhores do disco, provavelmente foi gravada em 1987 na era "Bad" mas não se tem uma data oficial, a última vez que Michael teria mexido foi no final da década de 80, mas seria uma das que Mj teria deixado totalmente acabada, fala obviamente de um amor na bela cidade de "Chicago".

''Chicago (She Was Lovin Me)''

(Escrito: Cory Rooney / Produzido: Timbaland)

03. ''Lovin’ You''

A terceira, o mais próximo de balada que temos em Xscape , está também próxima de um universo superior a todos os artistas, assim é Michael, em suas músicas sem parceria sairam seus maiores clássicos. A principal balada do cd, já que "Love Never Felt" fora transformada pelos produtores em uma balada mais rápida, esta não, é para se apaixonar. Produzida em meados dos anos 90 a início dos anos 2000

(Escrito: Michael Jackson / Produzido: Timbaland)

04. ''A Place With No Name''

Mas é à quarta canção apresentada - mais um refrão pegadiço servido por um ritmo contagiante - que aqui se mostra o gigantesco, e inimitável, potencial vocal e interpretativo de Michael Jackson. Com grande parte das canções a empurrar-nos para a pista de dança, torna-se ainda mais admirável o equilíbrio conseguido entre a voz de Jackson e as batidas criadas por Timbaland, Rodney Jerkins, Stargate, Jerome "Jroc" Harmon e John McClain. A faixa foi gravada no final dos anos 90 e mexida em 2001 para "Invincible", a música é uma gravação especial do grupo América, vale lembrar que é um estilo diferente meio country de um rei que é pop. Um lugar sem nome, é assim que Michael sempre quiz se isolar no final de sua vida e é assim que esta faixa soa, bem agitada e tranquilizante, para relaxar em seu sítio.

(Escrito: Elliot Straite, Dewey Bunnell / Produzido: Hermansen, Eriksen)

05. ''Do You Know Where Your Children Are''

O exemplo perfeito disso é o quinto tema, que acreditamos intitular-se "Do You Know Where Your Children Are", marcado pelos gritos agudos inconfundíveis de Jackson. Se na faixa 1 e 3 o amor se destaca, na faixa dois o amor se mistura a aventuras em Chicago, na quatro um lugar fica sem nome e explicação, nesta a letra da canção "Do you know where your children are?" fala sobre uma garota de 12 anos, que foge de casa e se prostitui."She wrote that she is tired of stepdaddy using her/Saying that he'll buy her things, while sexually abusing her" ("Ela escreveu que está cansada de ser usada por seu padrasto/Dizendo que ele vai lhe comprar coisas, enquanto abusa sexualmente dela", em português). Um tema forte e atual, na faixa Michael implora pela fuga ou salvação da inocência da criança, uma das melhores faixas que tem gravação datada de 1999 e regravada entre 2001 e 2007.

(Escrito: Michael Jackson / Produzido: Timbaland)

06. ''Slave To The Rhythm''

O início dramático da sexta faixa ("Slave to the Rythm"?) desemboca em algo que nos surpreenderia muito se não tivesse sido Timbaland a produzir, "Sou o escravo do ritmo" e ela já circula nos novos celulares da sony musica, a faixa é totalmente atual e já chegou a ser gravada sem autorização por Justin Bieber quando vazou, a música é bem dançante e até demais, o que foge um pouco da raiz de Michael, talvez por isso optou por não lançar a música em 2001 ano em que a gravou, porém um estilo meio dance music que cabeu certinho no atual momento, contagiante e uma voz fenomenal. A mais dançante. Dizem que os últimos vocais foram em 2007.

(Escrito: Kenneth Edmonds / Produzido: Timbaland, Jerome Harmon)

07. ''Blue Gangster''

O sétimo tema ("Blue Gangsta"?) equilibra-se entre cordas cinematográficas e novos ritmos sedutores, Dr Freeze deve ter crédito nesta música, apesar de os créditos iniciais não sairem o produtor, a faixa traz o tema preferido de Jackson que é um "Gangster Azul", um foragido, a sua voz soa como nos melhores momentos, a faixa é atualíssima, gravada em 2001 e regravada em 2007 e 2009. Um dos melhores temas.

(Escrito: Elliot Straite / Produzido : Hermansen, Eriksen)

08. ''Xscape''

A canção foi escrita por Michael e Rodney Jerkins e, inicialmente, faria parte do último disco de estúdio que o cantor lançou em vida, "Invincible" (2001). A letra parece fazer referência à superexposição que famosos --e Michael, em especial-- enfrentam, e a uma vontade de escapar de tudo isso: "No matter where I am, I see my face around / They then ask on my name, and push from town to town / Don't have a place to run, but there's no need to hide, / I've got to, find a place, / So I won't hide away" (Em tradução livre: Não importa onde eu esteja, eu vejo meu rosto ao redor / Eles, então, perguntam o meu nome e me empurram de cidade em cidade / Não há para onde fugir, mas não é preciso me esconder, / Eu tenho que, encontrar um lugar, / Então eu não vou me esconder). Logo no início, a letra fala de fugir de "olhos elétricos" (que poderiam ser as câmeras de paparazzi). Mais à frente há ainda menção a um relacionamento que não deu certo porque ela só estava interessada em "jogos e dinheiro" e a letra se pergunta: "Por que não posso fazer o que eu quero? É minha vida pessoal e eu não vivo para você". O estilo da canção lembra o primeiro single do álbum na época, "You Rock My World", porém, muito mais moderna e com batidas de R&B que parecem com as últimas produções de Justin Timberlake. Não à toa, o produtor de Justin, Timbaland, é um dos principais colaboradores de "Xscape". Dizem ter sido regravada em 2003 e 2007.

(Escrito: R. Jerkins, F. Jerkins III, Daniels, Mason, Jackson / Produzido: Rodney Jerkins)

9 a 16 serão faixas demos das que saíram no disco.

"17. "Hot Fun In the Summertime (feat. Mary J. Blige & D'Angelo)"

Gravada com Mary J Blidge, a canção é bem moderna e não foi completada por Jackson em vida, por isso a parceria com a cantora, a música é uma das que Michael adquiriu em um catálogo nos anos 70 e 80, a faixa original é de 1969 do grupo Sly and Stone.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 24/04/2014
Código do texto: T4780704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.