“LITERALMENTE SACANEADOS”

Nas décadas de 60, 70 e 80, o grande legado dos grandes canais de televisão do Brasil foi os festivais de música. Muitos ícones da cultura e da música brasileira foram descobertos nestes eventos. Elis Regina, Emílio Santiago, Caetano, Gilberto Gil, Jair Rodrigues e tantos outros são exemplos de cantores e compositores que aparecem para o cenário nacional.

A participação em massa do povo dava ares de “final de campeonato” para cada eliminatória, arrebatando milhões de telespectadores. Os locais de apresentação também ficavam lotados. Todo mundo tinha o seu cantor ou cantora preferido.

Mesmo com esta participação total, um fato curiosíssimo, que sempre me chamou a atenção, é que, na maioria das edições, as músicas que faziam mais sucesso com o público não eram escolhidas como primeiro lugar. Sim, a música mais bonita, mais cantada, mais cultuada, não vencia. Nas edições que acompanhei nos anos 80, foi exatamente isso que aconteceu. Todos nós que acompanhávamos ali, 3 a 4 meses de eliminatórias, ficávamos com cara de bobão quando o resultado final acontecia. Normalmente, as músicas vencedoras eram as menos populares.

Esta semana descobri o vídeo de “O Dono da Terra” no YOUTUBE e a questão voltou a me incomodar. Por isso, resolvi postar os três casos que considero mais estranhos para que vocês analisem e deem a sua opinião. Gostaria que vocês me ajudassem a entender o porquê dos jurados literalmente “sacanearam” o grande público. Será que foi um fato político, puro jabá, ou babaquice mesmo?

Analisem as letras, as canções e as interpretações.

Vamos nessa! Comentem!

1968

VENCEDORA – “SABIÁ” – CHICO BUARQUE e TOM JOBIM

ACLAMADA – “PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES – GERALDO VANDRÉ

1981

VENCEDORA – “PURPURINA” – LUCINHA LINS

ACLAMADA- “PLANETA ÁGUA” - GUILHERME ARANTES

1985

VENCEDORA – “ESCRITO NAS ESTRELAS” – Tetê Espíndola

ACLAMADA – “O DONO DA TERRA” – Os Abelhudos

***VEJA OS VIDEOS DAS MÚSICAS NO LINK ABAIXO***

*****http://resistencianews.blogspot.com*****