Esse tal de Rock'n'Roll...

Nos dias de hoje, a sociedade vive rodeada pelos diversos ritmos musicais. Idosos, adultos, jovens, seja pela profissão ou, simplesmente, pela diversão, todos nós gostamos de apreciar uma boa música. Desde a valsa ao pop, passando pelo tango, pelo jazz, pelo choro, pelo samba. Mas é mesmo o Rock'n Roll que ainda leva milhares de pessoas aos shows e, hoje, está presente não só "nas veias" ou na cabeça de muitos e principalmente jovens, está presente também em seus celulares, i-pods, computadores e, até mesmo, em suas roupas e modo de vestir.

E estão equivocadas aquelas pessoas que pensam que o Rock é uma tendência moderna, típica do século XXI. Saibam que a cultura roqueira surgiu há muitas anos atrás nos Estados Unidos, em meados da década de 50 e , a partir daí, tornou-se popularmente conhecida em todo o mundo pelo som de suas guitarras elétricas e baterias.

Vários shows fizeram e ainda fazem a história do Rock. O Festival de Woodstock, por exemplo, que aconteceu em agosto de 1969, transformou este estilo na música símbolo do grande movimento jovem que tentava revolucionar os costumes estadunidenses daquela época. No Brasil, o Rock in Rio, realizado em janeiro de 1985, foi um dos maiores eventos de rock internacional do país e contou com a presença de grupos como Queen, Iron Maiden e Scorpions, além de artistas nacionais. Não podemos esquecer também do Live Aid, um show que aconteceu simultâneamente em Londres e na Filadélfia no dia 13 de Julho de 1985 e, desde então, este dia passou a ser conhecido como "Dia Mundial do Rock".

Dentre os cantores, bandas e guitarristas de grande virtuosismo, destaco aqui: Elvis Presley, The Beatles e Jimi Hendrix. No campo nacional, temos a criadora do rock brasileiro Rita Lee e sua antiga banda Os Mutantes, Cássia Eller, dona de uma voz fenomenal, sem falar no cantor Lobão e nas bandas Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Blitz. Músicas como Sweet Child O'Mine, da Guns N' Roses; Another Brick in the Wall, da Pink Floyd; Livin' On a Prayer, do Bon Jovi; O Último Romântico, de Lulu Santos; Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas; Esse tal de Roque Enrow, da Rita Lee, entre outras, também são de grande notoriedade.

E depois dessa pequena viagem pelo mundo estrepitante que é o Rock, eu termino aqui com uma frase dita por Amy Radcliffe:

"O Rock não é apenas um estilo barulhento, é uma relíquia musical..."