A era da nostalgia na música "Pop"

No passado, os ícones da música Pop em geral conseguiam demonstrar com mais personalidade as inovações que propunham, até mesmo pela carência de estilos musicais em suas épocas, o que proporcionava maior liberdade de criação de estilos musicais. Hoje, há uma necessidade de reciclagem de elementos estéticos e conceituais do passado como influências para os músicos atuais.

Principalmente no Rock atual, tornou-se comum ouvir bandas que, mesmo se julgando integralmente autênticas por suas inovações inusitadas, buscam no passado algumas de suas fontes sonoras, misturando o “revival” de bandas consagradas – consideradas clássicas - e toques modernos como marcas de sua personalidade.

A busca “camaleônica” pela inovação pode ser vista também como uma questão constante na vida de muitos artistas, desde muito tempo. Podemos comparar essa tentativa de reciclagem de valores no mundo da música com as diversas fases entre inúmeros pintores e cineastas famosos durante suas carreiras.

Não é por acaso que, atualmente, há uma grande valorização de reencontros de alguns “dinossauros” do Rock, assim como de antigos artistas da música Pop em geral. Devido à impressão de que a música atual não tenha mais para onde inovar, a estagnação de novidades no mercado fonográfico é um prato cheio para que artistas consagrados que estavam esquecidos voltem com força total!

Rafael Saraiva
Enviado por Rafael Saraiva em 30/05/2010
Código do texto: T2290035
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.