O amor é guerreiro / Love is a warrior
In Portuguese and English.
Por Vitor Pinheiro, Escritor do Céu de João Pessoa no Brasil do Século 21.
Texto tirado do meu livro de crônicas Fogo Interior.
O amor é guerreiro
O Jornal de debates pergunta: o amor romântico virou mito? Primeiramente temos que revelar o que é um mito. Muito associasse hoje mito à mentira, quando na verdade mito é uma história cheia de imaginação e fantasia que tem uma linguagem própria simbólica, tipo, pra proteger o mito. Então, quando você ouvir ou ler um mito, veja com uma visão simbólica e não as coisas ao pé da letra. Um mito geralmente guarda algum significado filosófico por trás daquela história fantasiosa. Hoje, existem três tipos de sentimentos que movem uma relação amorosa de verdade: a paixão, o amor romântico e o verdadeiro amor: o amor guerreiro. Hoje se tem uma imagem do amor como uma coisa piegas e cheia de melodrama. Quando na verdade o amor é um sentimento que é capaz de mover montanhas.
A paixão trabalha muito com pensamentos a curto do prazo, na coisa mais no aqui agora, é mais imediatista. O amor romântico é o contrário, trabalha muito com pensamentos a longo prazo. E o verdadeiro amor trabalha em equilíbrio com uma visão a curto prazo e a longo prazo. É esse equilíbrio que na verdade que as pessoas buscam no outro. Por isso existem vários tipos de amor, desde um amor para com uma mulher, até um amor para com a humanidade, que era o que Jesus sentia. Escrevi uma poesia com um mesmo título: o amor é guerreiro. E nessa poesia tem dizendo que um grão de amor pode mover uma montanha e dois grãos movem muito mais do que uma montanha; finalizo dizendo que o amor move o mundo. Mas como? Nesse mundo cheio de miséria e violência? Mas quando falo que o amor move o mundo, falo de qualidade e não de quantidade, que só basta um pouco de amor que você é capaz de mover uma montanha. Isso é bíblico. E pra finalizar tenho a dizer aqui que amor tem haver com fé.
Autor: Vitor Pinheiro, Escritor do Céu de João Pessoa no Brasil do Século 21.
Redes Sociais: @vitorpinheiropb
In Portuguese and English.
By Vitor Pinheiro, Writer of the Heaven of João Pessoa in 21st Century Brazil.
Text taken from my book of chronicles Inner Fire.
Love is a warrior
Jornal de debates asks: has romantic love become a myth? First, we have to reveal what a myth is. Many people today associate myth with lies, when in fact a myth is a story full of imagination and fantasy that has its own symbolic language, like, to protect the myth. So, when you hear or read a myth, see it from a symbolic perspective and not literally. A myth usually holds some philosophical meaning behind that fantasy story. Today, there are three types of feelings that move a true loving relationship: passion, romantic love and true love: warrior love. Today, we have an image of love as something corny and full of melodrama. When in fact, love is a feeling that is capable of moving mountains.
Passion works a lot with short-term thinking, with things that are more here and now, it is more immediate. Romantic love is the opposite, it works a lot with long-term thinking. And true love works in balance with a short-term and long-term vision. It is this balance that people actually seek in others. That is why there are several types of love, from love for a woman to love for humanity, which is what Jesus felt. I wrote a poem with the same title: Love is a Warrior. And in this poem it says that a grain of love can move a mountain and two grains move much more than a mountain; I end by saying that love moves the world. But how? In this world full of misery and violence? But when I say that love moves the world, I am talking about quality and not quantity, that all it takes is a little love and you are able to move a mountain. This is biblical. And to end, I have to say here that love has to do with faith.
Author: Vitor Pinheiro, Writer of the Heaven of João Pessoa in 21st Century Brazil.
Social Media: @vitorpinheiropb