A LITERATURA INFANTIL - UM MUNDO NOVO

A LITERATURA INFANTIL - UM MUNDO NOVO

"É nessa ordem de ideias que se inscreve

a importância dada atualmente nas escolas

à LEITURA de textos literários e/ou poéticos."

(pag. 268 - NELLY NOVAES COELHO, 2011)

Na ausência de coisa melhor para ler resolvi encarar o calhamaço de 288 páginas, 10 só com a bibliografia, a relação de livros que a autora precisou consultar para compor suas opiniões. São mais de 200, seguramente... se espantou ?! Pois dona Nelly Novaes Coelho -- autora de "LITERATURA INFANTIL - Texto, Análise, Didática" (editora MODERNA, 2011, SP) -- .citou perto de 1000 obras, talvez mais. Ela inicia seu livro analisando o conto universal desde seus primórdios (crônicas foram ignoradas) para, ao final, dedicar-se à literatura infantil. A garotada é "dividida" em várias faixas de idade, indo de "pré-leitor" (de 2 a 5 anos), a "leitor iniciante" (6/7 anos) e "leitor em processo" (8/9 anos). A partir dessa fase (...) o leitor amadurece e vai entrando nas categorias: Leitor Fluente e Leitor Crítico" (pag. 209)

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IDEIAS-EIXO são o subtexto, o núcleo temático, etc, que respondem pelo sentido último da obra. "Quanto às IDEIAS-EIXO, elas nem sempre estão evidentes no plano da narrativa das imagens, mas na leitura são "passadas" subliminarmente ao leitor (ouvinte ou espectador) e atuam em sua FORMAÇÃO no que diz respeito à sugestão de ideias, valores, comportamento, etc." (pag. 212) (...)

A escritora traz 11 argumentações sobre as IDEIAS-EIXO, iniciando com esta:

1 - ênfase nas relações existentes entre o MUNDO REAL (em que vive a criança), o MUNDO VIRTUAL (da imagem que imita o real) e o MUNDO DA PALAVRA(que torna existente esse mundo virtual, ao nomear o mundo real conhecido pelo leitor). Essa ideia-eixo visa levar a criança à descoberta dos dois mundos em que ela vive, sem saber: o REAL-CONCRETO e o da LINGUAGEM-ABSTRATO. Tudo existe a partir do momento em que é nomeado.

2 - ênfase nas brincadeiras com palavras e com imagens no sentido de RUPTURA DA ORDEM CONVENCIONAL e da CRIAÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES entre seres e coisas; ou no sentido da DECIFRAÇÃO de enigmas linguísticos. Ideia-fixo, cujo objetivo maior é estimular a imaginação criadora do leitor.

3 - o alerta para a diferença existente entre OLHAR (ato mecânico) e VER (conscientização da impressão recebida pelo olhar) as coisas mais familiares e comuns que, de tão conhecidas, acabam não sendo mais vistas. (etc, continua)

4 - a busca da Identidade; a pergunta 'Quem sou eu?" (que vem sendo feita pelos homens desde o início dos tempos): A descoberta de que cada um deve assumir sua própria personalidade. Os diferentes pontos de vista que levam a diferentes "verdades".

5 - ênfase na NECESSIDADE DE AMOR E CARINHO, que é natural em todos os seres. Estímulo à solidariedade. Valorização das relações EU/OUTRO.

6 - os impulsos naturais na infância: os medos que precisam ser enfrentados e superados; e a CURIOSIDADE que faz parte do crescimento e amadurecimento do ser.

7 - a história da história. A metalinguagem ou metaficção. A criação narrativa que fala sobre si mesma. ou o processo de inventar histórias que se revelam ao leitor como tal. Revelação do ato de escrever como um "artifício", como um ato de criação literária ou artística que pode ser cultivado por todos.

8 - estímulo à INTELIGÊNCIA PERCEPTIVA, ORDENADORA E CRÍTICA (pensamento abstrato). Valorização do saber pelo estudo e pela observação do mundo que nos rodeia.

9 - reinvenção dos mitos, lendas ou narrativas maravilhosas -- índice da ASSIMILAÇÃO/TRANSFORMAÇÃO do passado pelo presente: tarefa que caberá à criança desempenhar na vida quando, por sua vez, começar a atuar no seu tempo.

10 - apelo à CONSCIÊNCIA ÉTICA e/ou CRÍTICA em relação ao respeito devido aos direitos naturais ou civis de cada um. Narrativas no estilo de sátira ou paródia, contra o poder despótico: a prepotência do forte sobre o fraco.

11 - apelo à CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA a ser assimilada pelos pequenos, com a descoberta das relações que existem entre os seres humanos e a natureza e/ou ambiente social em que eles vivem, É fundamental que todos descubram que o AMBIENTE DEVE SER VISTO COMO UM TODO (formado de elementos naturais, sociais, políticos, econômicos, científicos, etc.).

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Fiquemos por aqui, não pretendo reproduzir a obra inteira... a professora universitária da USP entende que adulto que ainda lê HQ "não cresceu" e faz criticas aos personagens de Monteiro Lobato que "ensinam" as crianças a mentir. Mesmo com alguns "senões" ESTE LIVRO É EXTREMAMENTE ESCLARECEDOR sobre as nuances da Literatura Infantil e de como melhorá-la. Se você o encontrar em algum lugar, compre ! Fecho meus comentários com estre trecho nas derradeiras páginas da obra:

"Nunca será demais insistir no fato de que poesias (para crianças, jovens ou adultos) exige mais do que rimas e ritmos. O poema deve nascer de um OLHAR INAUGURAL, de um VER DIFERENTE algo já conhecido ou DESCOBRIR algo ainda desconhecido. Daí a importância que a moderna didática vem atribuindo aos TEXTOS LITERÁRIOS (poéticos, narrativos, imagísticos...): eles resultam de uma atividade do espírito humano. Ou seja, resultam do IMAGINÁRIO CRIADOR, que entra em diálogo com a razão (com o espírito lógico que determina a ordem entre as coisas). No Mundo atual (em pleno processo de transformação) é essa dialética entre ORDEM e DESORDEM (ou entre RAZÃO e INTUIÇÃO) que caracteriza a literatura (em poesia ou prosa) moderna". (etc, continua... pag. 267)

"NATO" AZEVEDO (em 24-25/set. 2024, 10hs)

OBS: a escritora usa aspas tanto na forma usual como para DESTACAR o termo. Optei por passá-los para a letra maiúscula, para evitar confusões ao leitor desavisado.