Professor Clério José Borges, Poeta, Escritor, Trovador: Cursos livres são a oportunidade de um desenvolvimento contínuo e ótima oportunidade para se capacitar e entender na prática, como funcionam determinadas atividades, com muitas dicas para o sucesso.
Professor Clério José Borges, Poeta, Escritor, Trovador:
CURSOS LIVRES INFORMATIVOS UMA IDÉIA CRIATIVA DO POETA TROVADOR CAPIXABA CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA
Texto do Livro: "Clério José Borges, Uma vida de amor pela causa Cultural"
==============
ENTRE OS VULTOS DE VITÓRIA,
SEM MEDO DE DESPAUTÉRIO,
QUEM TERÁ LUGAR NA HISTÓRIA
É O AMIGO POETA CLÉRIO.
Trova do Saudoso Professor Francisco Filipack, da Cidade de Curitiba, Paraná.
===============
CURSOS LIVRES INFORMATIVOS UMA IDÉIA CRIATIVA DO POETA TROVADOR CAPIXABA CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA
Para quem quer se atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos e estar pronto para os constantes desafios do mercado de trabalho, os cursos livres garantem a oportunidade de um desenvolvimento contínuo e são uma ótima oportunidade para se capacitar e entender na prática, como funcionam determinadas atividades, com muitas dicas para o sucesso.
Tendo, no biênio 1971 - 1972, Clério sido eleito Presidente da UBT, União Brasileira de Trovadores, seção de Vila Velha, uma entidade cultural sem fins lucrativos, teve a idéia de popularizar a entidade e divulgar a Trova realizando palestras e organizando Cursos nas Escolas e nas Comunidades.
Em 1972, Clério José Borges trabalhando no Jornal A Tribuna tem uma idéia de realizar em Vila Velha Cursos Informativos para estudantes, de Iniciação ao Jornalismo, Comunicação, Relações Humanas, Técnicas Comerciais, etc...
Estando na Diretoria da UBT, União Brasileira de Trovadores realiza o evento como promoção da UBT, aproveitando a oportunidade para divulgar a Poesia e a Trova. Assim, começou a promover Cursos Informativos em bairros e cidades do Espírito Santo, como promoção da Seção de Vila Velha da UBT - União Brasileira de Trovadores. Durante os Cursos de curta duração divulgava também a Poesia e a Trova. Posteriormente com o término do seu mandato de Presidente da UBT e, a extinção da mesma em Vila Velha e Vitória, Clério funda a Pop Art Promoções Ltda, empresa de Vila Velha – ES que passa a organizar Cursos em vários bairros da Grande Vitória e em várias cidades do interior do Estado e, em Minas Gerais.
A Pop Art passa a organizar Cursos Informativos sem fins lucrativos, com cobrança de uma pequena taxa, apenas para pagamento da locomoção dos monitores (professores) e confecção de certificados de frequência e participação. Os temas eram variados, desde iniciação ao Teatro, até Técnicas Comerciais, Recepcionista de Banco e Escritório e Iniciação ao Jornalismo e Comunicação, etc... Como os Cursos não tinham o objetivo de auferir lucro, Clério conversava com a Direção das Escolas Municipais ou Estaduais e conseguia o uso de uma sala de aula para a realização das palestras, geralmente aos sábados e domingos. O Curso era geralmente realizado durante cinco sábados ou Domingos, em um período de quatro ou cinco horas, perfazendo uma carga horária superior a 20 horas, chegando em alguns casos a totalizar 32 horas.
Para descontrair, entre as abordagens do tema do Curso, declamava ou lia Poesias e Trovas. Como os preços eram bem populares, geralmente os cursos eram realizados para números variados entre 80 a 150 alunos. No último dia, sempre era realizada uma confraternização onde os alunos recebiam um Certificado e eram homenageados.
Uma das primeiras experiências com os Cursos Informativos foi quando organizou, dentro das solenidades comemorativas do aniversário da Cidade de Vila Velha, um Curso de Jornalismo e Comunicação, com apoio da Prefeitura Municipal, no período de 4 a 22 de Maio de 1972. Um total de 332 pessoas se inscreveram e participaram do Curso, que lotou o Auditório do Colégio dos Irmãos Maristas de Vila Velha.
Relação de alguns Cursos realizados conforme Certificados existentes para comprovação:
1) CURSO DE INICIAÇÃO AO JORNALISMO, NO BAIRRO ATAÍDE, VILA VELHA, ES
Em 25 de março de 1972 é realizado o primeiro Curso por Clério José Borges. Um Curso de Iniciação ao Jornalismo, no Bairro Ataíde, Vila Velha, ES, em promoção conjunta com a JUBA - Juventude Unida do Bairro Ataíde, no Município de Vila Velha, ES, na época presidida por Péricles Alves Noronha e tendo na Diretoria Dilzete Reis. O Curso foi realizado aos Domingos pela manhã durante um período de cinco Domingos. No encerramento do Curso uma solenidade especial de entrega de Certificados. No Curso em Ataíde foi registrada a participação dos amigos: Carlúcio, Altair Brandão (Tamoio) e do então Vereador de Vila Velha, atualmente falecido, Nilson Bitencourt. Participação de aproximadamente 60 estudantes.
2) CURSO DE JORNALISMO E COMUNICAÇÃO
Curso de Jornalismo e Comunicação. Programado para o período de 4 a 22 de maio de 1972, no Auditório do Colégio dos Irmãos Maristas, com apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha e que teve a participação de alunos das Escolas localizadas na sede da cidade de Vila Velha. Foram duas semanas, de segunda a sexta, no período noturno, do dia 04 a 22 de maio. O evento foi programado em comemoração ao aniversário da cidade de Vila Velha, que ocorre sempre, todo ano no dia 23 de maio. Alguns Jornalistas e Radialistas de Vitória foram convidados para passarem para os estudantes um pouco de sua experiência profissional. Os principais nomes do Jornalismo Capixaba da época: Marien Calixte, Amylton de Almeida, Antônio Élber Suzano, Antônio Augusto Rosetti, Emanuel Barcellos, Darcyr Castelo Mendonça, Itaguassy Fraga, Esdras Leonor, Paulo Bonates e Pedro Maia. Clério José
Borges, Zedânove Tavares Sucupira e Emanuel Barcellos foram também palestrantes passando um pouco de suas experiências para os jovens estudantes. Participação de um total de 332 participantes conforme relação de nomes no livro de presenças.
3) CURSO BÁSICO DE JORNALISMO PRÁTICO.
Curso realizado no período de 05 a 24 de Junho, com duração de 20 horas, na sede da Academia de Letras Humberto de Campos, com organização do Curso de Clério José Borges e aulas ministradas pelo Jornalista Antônio Élber Suzano. Os Certificados foram entregues em solenidade realizada no dia 24 de Junho. Foram inscritos 27 pessoas. O aluno número um foi Farid Assad Farah, que depois seria eleito Vereador em Vila Velha, seguido do aluno Jair Leão; Fernando Antônio de Oliveira; Luiz Carlos Braga Ribeiro; Dary Oliveira Sousa; Ralph Eustáquio Pereira Sales. Entre os alunos ainda, Octávio Kurt; Péricles Alves Noronha; Ronaldo Braga; Maria Zita Felix Cordeiro; Maria Domingas Covre e Lindalva Scarpini Guedes. O Jornalista Antônio Élber Suzano era colega, trabalhando junto com Clério José Borges no Jornal A Tribuna na época. Posteriormente foi trabalhar como Jornalista na Cidade de Linhares onde veio a falecer.
4) CURSO SOBRE PROBLEMAS SOCIAIS DO ADOLESCENTE.
Curso realizado na sede da Academia de Letras Humberto de Campos, na Prainha em
Vila Velha, com organização de Clério José Borges. Teve a Carga horária de 10 horas e foi realizado no período de 10 a 14 de Julho de 1972, ministrado pelos Orientadores Profissionais Orlando Caliman, Rosane Boninsenha, Hilton Siqueira e Frei Anselmo Júlio München. Os Certificados foram entregues em solenidade realizada no dia 16 de Julho de 1972. Foram inscritos 79 alunos. A primeira aluna inscrita foi Maria Angela Puziol, seguido de Luziene Rosa dos Santos, Marli Borges Pereira, Nélia Cassia Ferreira, Ilma Maciel Capaz, Castorina Azevedo, Péricles Alves Noronha, Dalva Regina Bisi, Maria das Graças Bisi, Marly Cardoso da Silva e Maria Zita Félix Cordeiro. O monitor do Curso, Orlando Caliman, economista depois se tornaria Professor do Departamento de Economia da UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, entre 1976 e 2003.
5) CURSO DE PORTUGUÊS – PRÁTICA DE CORRESPONDÊNCIA.
Mais um Curso promovido pela UBT, União Brasileira de Trovadores, organizado pelo então presidente da UBT de Vila Velha, Clério José Borges. Foi iniciado no dia 188 e terminou no dia 22 de Julho de 1972, ministrado pelo Professor Rubens Martinelli, com registro no Ministério da Educação e Cultura de Número D- 36.907. Foi realizado na Academia de Letras Humberto de Campos na Rua 23 de maio na Prainha em Vila Velha. Os Diplomas foram entregues em solenidade realizada no dia 24 de Julho de 1972. Se inscreveram 42 pessoas. A primeira aluna inscrita foi Maria Clara Gomes Ferreira, seguido de Maria Helena Birschner, Sílvia Patrícia Soares Brandão, Vanilda Malagutti, Geraldo Nascimento, Vânia Malagutti, Hilda Maria de Jesus, Antônio Tavares Sucupira e Abdo Chequer Bou-Habib, que depois seria apresentador e Diretor de Televisão.
6) CURSO DE AMOR E SEXO.
Curso promovido pela Seção de Vila Velha da União Brasileira de Trovadores com organização do Presidente Clério José Borges. Foi realizado na Academia de Letras Humberto de Campos na Rua 23 de maio na Prainha em Vila Velha, no período de 25 a 28 de Julho de 1972, com Carga Horária de 08 horas, ministrado pelo então universitário Orlando Caliman e pelo Jornalista Clério José Borges de Sant Anna. Se inscreveram 31 pessoas. O primeiro aluno inscrito foi Abdiel Eugênio Ferreira Hardimim seguido de Carlos Roberto Lyra, Maria Helena Birschner, Hilda Maria de Jesus, Tales Tavares Sucupira, Antônio Tavares Sucupira, José de Andrade Sucupira Filho, Alcione Ferreira Lopes, Ronaldo Braga Ribeiro e Rita de Cássia Venturim.
7) CURSO DE JORNALISMO PRÁTICO E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
Carga horária 20 horas. Período de 08/10 a 05/11/72. No Grupo Escolar Municipal de Santa Mônica, Vila Velha – ES. Atuou como Professor de Jornalismo e na parte de Comunicação Ministraram palestras Emanuel do Espírito Santo Barcellos; Dimas Carneiro e Zedânove Tavares. O bairro de Santa Mônica, em Vila Velha, Espírito Santo, surgiu na década de 1970 a partir de um conjunto habitacional construído pela Cooperativa Habitacional do Espírito Santo (Cohab-ES). Foi o primeiro bairro de Vila Velha a ter casas populares. O bairro foi nomeado em homenagem a Mônica Hipona, uma santa da Igreja e mãe de Santo Agostinho. Nos dias atuais, ano 2024/2025, a principal escola do bairro é a UMEF Antonio Debarcellos, uma escola municipal voltada para o Ensino Fundamental.
8) CURSO DE PROBLEMAS SOCIAIS DA HUMANIDADE: A PROSTITUIÇÃO.
Curso com a duração de 10 horas. De 08 a 12 de agosto de 1972. Em Vila Velha – ES. De 08 a 12 de agosto de 1972. Em Vila Velha – ES. Clério Borges foi um dos palestrantes junto com outros professores entre os quais, Dimas Carneiro e Emanuel Barcellos. É certo que a atividade da prostituição é tão antiga quanto a história da humanidade. Nos primórdios, o papel da prostituta era sagrado e visto como um tradicional ritual de passagem, já na atualidade, com a influência religiosa, quando falamos ou imaginamos sobre prostituição, a figura que vem à mente é de uma mulher vulgar, com roupas provocantes, pobre e que está sempre em lugares conhecidos como pontos de prostituição, chamado também de “casa verde” ou “casa das primas”. O Curso teve o objetivo de esclarecer as dúvidas dos jovens participantes. Entre os monitores, professores orientadores, Getúlio Santos Soares (FAFI); Wilson Rios Dias (Adm.), Gilson Rosalém, (Economia); Zenilda Guimarães, (FAFI); Hércules Ventura (Direito); Antenor Anabele Cola (Economia); Jocélia Pozzi Alves. Foram usados Cartazes e projeção de Slides com vários depoimentos gravados. Assinaram o Livro de registro de presenças um total de 52 pessoas.
CURSO DE INICIAÇÃO AO JORNALISMO E COMUNICAÇÃO. Realizado no período de 21 a 23 de agosto de 1972, no Auditório do Colégio São Paulo da Cruz, dos Padres Passionistas no bairro de Paul, em Vila Velha, ES. A solenidade de entrega dos Certificados ocorreu no dia 23 de agosto de 1972. Além de Clério José Borges ministraram palestras os Estudantes Universitários, Getúlio Santos Soares e Maria Zita Cordeiro. Consta do Livro de registro de presenças o seguinte texto: “Os jovens estão a Caminho de coisas novas, para isso necessitam de muita comunicação, aí foi dada mais uma grande oportunidade com um curso de grande projeção que foi o de Comunicação.” Um total de 58 pessoas assinaram o livro de presenças. O primeiro estudante do curso foi Derlimar Nunes Reis, seguido de Lucy Louzada Cardoso, Zilma Alvarega Ribeiro e outros. Entre os alunos há o registro de José Antônio Mansur, já falecido, que posteriormente foi assessor parlamentar de um Deputado Federal em Brasília.
CURSO DE ARTE TEATRAL
Promovido pela UBT de Vila Velha, sendo realizado no período de 24 a 31 de agosto de 1972, na Academia de Letras “Humberto de Campos.” O curso foi ministrado pela professora Maria Clara Gomes Ferreira tendo como colaboradores os atores Manoel e Marlene Vieira e Eudes Horta. O Curso contou ainda com uma palestra sobre Amor e Sexo do assistente social psiquiátrico e professor Maurício Araújo. No Livro de registro de presenças consta um total de 58 pessoas inscritas. A aluna de número um foi Maria de Lourdes Pelissari, seguida de Therezinha Corrêa de Almeida, Ronaldo Braga Ribeiro, Antônio Reinaldo Barreto. Na lista constam ainda, Francisca Carneiro Feu, Péricles Alves Noronha, Benedita Firme Cardozo, Jovita Lúcia Lopes, Luiz Carlos Braga Ribeiro, Nadir Cordeiro, José de Andrade Sucupira Filho e Maria Zita Félix Cordeiro.
CURSO DE JORNALISMO PRÁTICO E COMUNICAÇÃO.
Promovido pela UBT, União Brasileira de Trovadores, seção de Vila Velha com a colaboração do Movimento Comunitário do bairro de Santa Inês. Realizado no período de 13 de Agosto de a 03 de Setembro de 1972, no Grupo Escolar “Cândido Marinho” no bairro de Soteco. O Curso foi ministrado por Clério José Borges, Getúlio Santos Soares e Hilton Siqueira Nascimento. Participação especial do Jornalista Octávio Kucth. A duração (Carga Horária) foi de 12 horas e a entrega de certificados foi realizada na noite de 08 de setembro no Grupo Escolar. No livro de registro de presenças constam 23 assinaturas, sendo a primeira de Ademir José Pagotto, seguido de Amélia Eralina Saitt, Dório Pagotto, Dóris Marta Bertoldi, Dulcéia Terezinha Bertoldi. Os dois últimos nomes são Virgínia Maria Saitt e Nivalda Rodrigues Lyra.
CURSO ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E JORNALISMO.
Realizado no Grupo escolar Antônio Bezerra de Farias do bairro de Vila Garrido em Vila Velha, ES, no período de 12 de agosto a 02 de Setembro de 1972. Aulas ministradas por Clério José Borges, Maria Zita Felix Cordeiro, Getúlio Santos Soares e Luiz Carlos Braga Ribeiro. A duração (Carga Horária) foi de 12 horas e a entrega de Certificados ocorreu no dia 09 de Setembro no Grupo Escolar. No livro de registro de presenças constam 47 assinaturas, sendo a primeira de Ilsette Gama, seguida de Maria de Lurdes Neto, Sandra Teixeira e Silva, Rosalina Feitosa de Vargas e Sônia Maria de Azevedo. Os três últimos nomes são Cecília Regina Almeida, Orlando Chaves de Lima e Lugiene Rosa dos Santos.
CURSO DE JORNALISMO PRÁTICO E COMUNICAÇÃO.
Realizado no Grupo Escolar “Antônio Malbar”, no bairro de Ilha das Flores, Vila Velha, ministrado pelo Jornalista Clério José Borges e pelos professores Rubens Martinelli, Hilton Nascimento, Getúlio Santos Soares e Marly De Prá. Duração (Carga Horária) do Curso de 12 horas e o Curso foi realizado de 13 de agosto a 03 de setembro de 1972 e os certificados foram entregues no dia 17 de setembro de 1972, no Restaurante Labro, localizado na Praia de Ponta da Fruta para onde os alunos foram em Excursão de ônibus especial, da Ilha das Flores até Ponta da Fruta em Vila Velha, ES. O Restaurante era de propriedade de um amigo do político de Vila Velha, José Teixeira Guimarães, conhecido como Teixeirinha. Um total de 65 pessoas participaram do Curso sendo o primeiro inscrito, José Luiz Salomão, seguido de Adir Soares de Melo, Lucia Serpa Melo, Ecenilda Marcolano, Maria Madalena da Silva e os três últimos inscritos foram, Débora Costa, José de Andrade Sucupira Filho e Eny de Fátima Dezan.
CURSO A LINGUAGEM DA COMUNICAÇÃO E DO JORNALISMO.
Curso realizado de 16 de Setembro a 07 de outubro de 1972, com Carga Horária de 12 horas, na sede do Jataí Clube, no Conjunto Residencial Plácido Barcellos, no bairro de Aribiri em Vila Velha, ES. Os palestrantes conferencistas foram Clério José Borges e o professor Rubens Martinelli, com registro no Ministério da Educação e Cultura de Número D- 36.907. Os Certificados (Diplomas) do Curso foram entregues para os alunos no dia 14 de Outubro. Uma das alunas participante do Curso foi Marta Barcellos Scal.
CURSO DE ELEMENTOS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO MODERNA.
Carga Horária de 90 horas. De 1º a 30 de setembro de 1972. No Grupo Escolar de Ilha das Flores – Vila Velha – ES. Conferencista junto com os Professores Dimas Carneiro, Zedânove Tavares, Getúlio Santos Soares. Participou ainda com palestra sobre A Arte da Oratória, o Sr. José Teixeira Guimarães, Teixerinha. Na época, em 1972, os principais meios de comunicação moderna, ou seja, da atualidade eram Jornais, televisão, telefone. Não haviam o computador, celular e internet que nos dias atuais, com o advento da Inteligência Artificial são também os principais meios de comunicação da atualidade. Meios de comunicação são instrumentos utilizados para a transmissão de informações e ideias.
SEMANA DA NORMALISTA.
Palestra de Clério José Borges, com a entrega de Certificado realizada no dia 13 de Outubro de 1972, no horário de 08 horas da manhã, no Auditório da Escola Normal do Colégio São Paulo da Cruz, no bairro de Paul em Vila Velha, ES. Participação do músico que se apresentou ao piano, João Evangelista Teixeira. A duração da Palestra foi de duas horas, No livro de registro das presenças consta a relação de 28 pessoas que assistiram a palestra. O primeiro nome é de Maria Aneide Miranda, seguido de Izete Dadalto, Maria de Jesus Pimentel Coutinho, Zilma Alvarenga Ribeiro. Os dois últimos nomes são Angela Leonor Tessinari e Marisé Daleprane.
CURSO DE JORNALISMO PRÁTICO E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
Realizado no Ginásio Municipal de Cobilândia com a duração de 15 horas no período de 16 de setembro a 14 de outubro de 1972. Curso que contou com palestras de Clério José Borges e dos Professores (Monitores), Emanuel do Espírito Santo Barcellos e Getúlio Santos Soares. No Livro de Presença dos alunos há o registro de 118 inscritos, sendo a primeira aluna, Ercília Borges Caldeira, seguida de Antônia Maria Coelho Carneiro, Judith Elieth Dalcomo, Angela Regina Camata, Edson Poderoso, Pedro Paulo Baiôco, Rogério Mazzega, Rita Brioschi, Elza Maria Vivaldi, Zilda Vicente e os dois últimos são Rose Mary Lustosa e Lúcia Helena Gonçalves
CURSO A NORMALISTA E A MÚSICA POPULAR.
Local Colégio D. Pedro I, em São Torquato. Curso informativo com duração de 06 horas, no período de 20 a 21 de outubro de 1972 (dois dias), ministrado pelo Jornalista Clério José Borges com a participação do Estudante Ronaldo Braga Ribeiro. A Entrega dos Certificados foi realizada em solenidade especial, no Colégio D. Pedro I, no bairro de São Torquato, no Município de Vila Velha, ES, no dia 24 de Outubro. No Livro de presença dos participantes consta o registro de 43 alunos, sendo a primeira Terezinha de Araújo, seguida de Yvone Bastos da Silveira, Marlene Medeiros de Melo, Dagmar Costalonga, Marlene de Deus, Waldicea Peçanha Azeredo, cujo marido Albuíno Cunha de Azeredo em 1990 candidatou-se a governador do Espírito Santo sendo eleito no segundo turno com 51% dos votos válidos sendo empossado como govenador do Estado. Assim a Primeira Dama, Waldicea Peçanha Azeredo foi uma das alunas de um dos Cursos do Clério José Borges.
CURSO DE JORNALISMO PRÁTICO E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
De 18 a 21 de dezembro de 1972. No Centro Cívico de Bom Jesus do Norte – ES. Colaboração do Jornal "O Norte Fluminense". Conferencista Único. Participação do Jornalista Andrade Sucupira. O mesmo Curso foi realizado também no mesmo período na Câmara Municipal de São José do Calçado – ES, cidade vizinha a bom Jesus do Norte, no Sul do Espírito Santo. Em novembro de 1938 pela Lei nº 9.941 passou a denominar-se Bom Jesus do Norte, por estar ao norte do Rio Itabapoana. Em dezembro de 1963 a Lei nº 1911 tornou o território, agora desmembrado de São José do Calçado, município. Sua instalação se deu no dia 9 de abril de 1964. O município é banhado pela Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana, cujo principal rio é o Itabapoana, que serve limite entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
11) CURSO DE JORNALISMO PRÁTICO E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
De 18 a 21 de dezembro de 1972. Câmara Municipal de São José do Calçado – ES, cidade vizinha a Bom Jesus do Norte, no Sul do Espírito Santo.
12) CURSO DE COMUNICAÇÃO E BÁSICO DE JORNALISMO PRÁTICO.
Duração de 12 horas. Período de 03 a 06 de janeiro de 1973. No Colégio "Instituto do Povo", de Mantena – Minas Gerais. Conferencista Único.
13) CURSO DE INICIAÇÃO AO JORNALISMO E MEIOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO MODERNA.
Realizado no Sindicato Rural de Afonso Cláudio, de 19 a 23 de março de 1974. Apoio do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio. Assina o Diploma o Vice-Prefeito no exercício do cargo de Prefeito, Aniceto Altafim Bicas. Único Conferencista, ministrando aula sobre Comunicação (A Arte de Declamar – Comunicação de Massa: Jornal e TV) e Jornalismo (Lead – Sub Lead – Técnicas de Redação – etc.) g) Curso de Iniciação ao Jornalismo e Elemento e Meios da Comunicação Moderna. Carga horária de 32 horas. No Auditório do Colégio do Carmo, em Vitória – ES. Ministra palestra junto com outros conferencistas: Radialista, Darcy Castelo Mendonça, Gerson Camata, (que foi Vereador em Vitória, Deputado, Governador e Senador), Jornalistas: A. Élber Suzano e Marien Calixte. De 24 a 28 de junho de 1974.
14) CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO DE MASSA.
Na Igreja BOM PASTOR, em Campo Grande – Cariacica – ES. Conferencista e organizador. Outros conferencistas: Cezar Nogueira; Hino Salvador; Emanuel Barcellos; Darcy Castelo de Mendonça. Encerramento em 13 de setembro de 1974. i) Curso de Nações Elementares de Direito e Legislação. Carga horária de 32 horas. De 15 a 25 de setembro de 1974. Conferencista. Outros palestrantes: Sebastião Serra a Geraldo Nascimento. Em Vila Velha – ES. l) Curso de Amor e Sexo. No Auditório do Colégio do Carmo, Vitória – ES. Carga horária de 32 horas. Conferencista e organizador. Outros palestrantes: Diretor do Colégio Batista de Vitória, Dr. Nelson Rangel e Professor do Colégio Estadual de Vitória, Getúlio Santos Soares. Encerramento em 05 de outubro de 1974.
15) CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS E RELAÇÕES PÚBLICAS.
No Auditório do Colégio dos Irmãos Maristas de Colatina – ES, no período de 06 de 12 de novembro de 1974. Carga Horária de 32 horas. Conferencista e Organizador. Palestras com o prof. Getúlio S. Soares.
16) CURSO DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO DIREITO.
Realizado de 1 a 15 de outubro de 1974. Palestrante, junto com o Delegado de Polícia e Advogado, Dr. Geraldo Nascimento. Em Vila Velha.
17) CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS E RELAÇÕES PÚBLICAS.
Realizado no período de 08 a 10 de maio de 1975, no AUDITÓRIO DE CENTRO OPERÁRIO DE PROTEÇÃO MÚTUA, em Cachoeiro de Itapemirim – ES. Conferencista único e participação de convidados Especiais, entre os quais, o Padre Hipólito Chemello. Carga Horária 32 horas
18) CURSO DE INICIAÇÃO AO JORNALISMO E COMUNICAÇÃO DE MASSA.
Carga horária 32 horas. Período de 26 a 30 de maio de 1975. Local: Colégio Comercial de RESPLENDOR - Minas Gerais. Conferencista único.
19) CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS E RELAÇÕES PÚBLICAS.
Realizado no período de 05 a 10 de Junho de 1975, no Auditório da Escola de 1º e 2º Graus de Guaçuí – ES. Carga horária: 32 horas. Conferencista único, com participações especiais da Professora Zigrid Ohnesorge e do Médico Marinio Pedroza Baptista.
20) CURSO DE INICIAÇÃO AO JORNALISMO E MELOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
Na Escola Estadual "Benedito Valadares", em CARANGOLA, Minas Gerais. Carga horária: 32 horas. Primeiro Semana de Setembro de 1975. Encerramento em 6 de setembro de 1975. Conferencista único.
21) CURSO BÁSICO DE NOÇÕES DE JORNALISMO E COMUNICAÇÃO DE MASSA.
Local: Escola de 1º Grau "Professor Lellis" – ALEGRE – ES. Enceramento em 18 de setembro de 1975. Conferencista Único. Participação especial da professora Ângela Maria de Andrade (Licenciatura de Curta Duração).
22) CURSO DE MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS.
Realizado de 16 a 24 de fevereiro de 1976. Carga horária de 32 horas. Local Casa São Vicente de Paulo, Vila Velha – ES. Conferencista. Participação Especial do Professor Getúlio Santos Soares.
23) CURSO PROBLEMAS SOCIAIS.
De 14 a 22 de abril de 1976. No Auditório da Associação dos Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar do ES, em Vitória – ES. Coordenador Geral do Curso e Palestrante. Outros Conferencistas: Dr. Fernando Paulo Ronconi; Pastor Erasmo Maia Vieira; Dr. Manoel Lino Araújo; Violene de Carvalho e Getúlio Santos Soares. Carga horária: 32 horas.
24) CURSO DE INICIAÇÃO EM ENFERMAGEM E ATENDENTE DE CONSULTÓRIO.
Na Associação de Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar – Vitória – ES. Carga Horária De 30 horas. Encerramento em 18/02/77. Organizador e Professor de Relações Humanas. Outros Conferencistas: Enfermeira Cecília Lourenço Rodrigues e Sub- Tenente, Ondino Ramos de Abreu.
25) CURSO DE NOÇÕES DE AUXILIAR DE ESCRITÓRIO E TÉCNICAS DE RECEPÇÃO.
De 07 de agosto a 04 de setembro de 1977, na Escola Integrada de São Torquato, Vila Velha – ES. Carga horária: 32 horas. Palestrante junto com os seguintes conferencistas: Deory Ramos Braga; Emanuel Barcellos e Antônio Bento Faion.
26) CURSO DE RECEPCIONISTA DE BANCO E ESCRITÓRIO EM ITACIBÁ – CARIACICA.
O Jornal Correio Popular de Campo Grande Cariacica, de 11 de julho de 1986, publica a seguinte notícia: CURSO DE RECEPCIONISTA FOI SUCESSO NO TALMA. Iniciando no dia 25 de maio próximo passado terminou na semana que passou, dia 06 de Julho de 1986, um Domingo, o Curso de recepcionista ministrado pelo Prof. Borges de Sant´Anna e coordenado pela Poetisa Sirley Helmer. A realização do curso deu-se na dependência do colégio de 1º e 2º Graus Talma Sarmento de Miranda, contando com a participação de alunos de vários estabelecimentos de ensino do Município.
27) CURSO DE INICIANTES AO JORNALISMO, COMUNICAÇÃO DE MASSA E RELAÇÕES HUMANAS E PÚBLICAS.
Nas Cidades de Aimorés – MG; BAIXO GUANDU – ES; ITARANA – ES; LINHARES; SÃO MATEUS e outras cidades do Espirito Santo, sendo Conferencista Único. Curso de Curta Duração, com carga horária de 30 horas.
CURSOS INFORMATIVOS DE INICIAÇÃO AO JORNALISMO
LEVARAM MUITOS JOVENS A SE PROFISSIONALIZAREM
POSTADO NO FACEBOOK NO DIA 19/10/2013 PELO JORNALISTA JOSE CARLOS BACCHETTI:
"Os primeiros passos a gente nunca esquece. Já estava no rádio, mas no jornal não. Ainda desconhecia a técnica jornalística, quando este cidadão - gente da melhor qualidade-, Clério José Borges, foi meu professor num cursinho de jornalismo. Hoje continuamos amigos e eu, seu admirador!"
POSTADO NO FACEBOOK NO DIA 19 DE JULHO DE 2020 PELO JORNALISTA JOSÉ CALDAS:
VOCÊS conhecem este homem? *** VOCÊ jamais pode imaginar, a longo prazo, o quanto influenciará a vida de uma pessoa. Vocês conhecem esse homem da foto? Este é Clério José Borges. *** Faz um bom tempo que vejo e ouço falar nele por causa do Clube dos Trovadores. Pela primeira vez no final dos anos 80, através do falecido professor Narceu Paiva, de Ibiraçu. Depois, por causa de seu envolvimento com a Cultura do município de Serra. *** Pois bem. Há cerca de cinco anos nos reencontramos num evento da Herbalife, ele levado pelo filho Clérigthom Borges. Foi como se já fôssemos velhos conhecidos. Como se fôssemos? Recentemente, fiz uma descoberta impressionante. *** Mas antes quero falar do ano passado, mais precisamente mês de novembro. Clério me convidou para falar no Congresso da ACLAPTCTC, uma Academia de Escritores Trovadores. Eu ouvi falar em trova pela primeira vez através de um dos meus primeiros mentores, o escritor Evandro Moreira, no início de minha adolescência. Pois bem, a partir de novembro, quando fui falar sobre meu livro "Caparaó - a primeira guerrilha contra a ditadura", em Iúna, tornei-me ainda mais próximo de Clério José Borges. *** Recentemente, meu inconsciente trouxe-me uma lembrança. Quem já me ouviu falar sobre minha carreira de mais de 40 anos sabe que toda minha formação teórica no jornalismo se deu por: 1) um cursinho de iniciação que fiz através de um jornalista que esteve em Alegre numa semana dos anos 70, quando eu era adolescente; 2) um curso apostilado por correspondência da Associação Fluminense de Jornalistas, de Niterói-RJ. *** NAQUELES tempos, para ganhar algum dinheiro, eu comecei a vender jornais para A TRIBUNA. E, para aumentar minhas vendas, consegui ser correspondente do jornal em Alegre. Estreei a primeira matéria em 14 de setembro de 1974. Esta foi minha escola prática, até ser trazido para Vitória como redator, no dia 11 de janeiro de 1979. *** E qual foi minha GRANDE DESCOBERTA? Depois de Iúna, desconfiei e perguntei: "Clério, você dava cursinhos de jornalismo no interior em meados dos anos 70?". "Sim", ele respondeu. Então, EUREKA! Foi ele, aquele meu primeiro professor. Eu não me lembro de mais ninguém que tivesse saído daquela sala no "Professor Lellis" naquela semana e que tenha incursionado pelo jornalismo profissional. *** Portanto, HOJE vai minha homenagem AO MESTRE COM CARINHO. Obrigado, Clério José Borges, por me ensinar a dar os primeiros passos. Postado pelo Jornalista JOSÉ CALDAS.
Curso Básico de Noções de Jornalismo e Comunicação de Massa. Local: Escola de 1º Grau "Professor Lellis" – ALEGRE – ES. Enceramento em 18 de setembro de 1975. Conferencista Único. Participação especial da professora Ângela Maria de Andrade (Licenciatura de Curta Duração).
BIOGRAFIA RESUMIDA
Clério José Borges é Comendador, Historiador, Poeta, Escritor, Trovador e Mestre da Cultura Capixaba. Nasceu no dia 15 de setembro de 1950, no bairro de Aribiri no Município de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo. Nome completo, Clério José Borges de Sant Anna. Filho da Costureira e professora de Corte e Costura, Lyra Borges de Sant Anna e do Estivador Manoel Cândido de Sant Anna. É morador do Município da Serra, ES, desde o dia 20 de fevereiro de 1979, data em que se mudou de Vila Velha para o bairro Eurico Salles, no Distrito de Carapina. Fundou e preside desde 1º de julho de 1980 o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral, que no dia 18 de novembro de 2017 transformou-se na ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, também denominada de Instituto Projeto Social ACLAPTCTC. Foi fundador e primeiro Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, de sigla ALEAS, fundada no dia 28 de agosto de 1993, no Município da Serra na Região Metropolitana da Grande Vitória, ES.
É Cidadão Vilavelhense por nascimento e Cidadão Serrano, desde 26 de dezembro de 1994. É ainda Cidadão Cariaciquense, da cidade de Cariacica, ES, desde o dia 14 de julho de 2022. Foi Jornalista dos Jornais A Tribuna e O Diário, de Vitória, ES, onde atuou de Foca (jornalista iniciante) a Chefe de Reportagem, se especializando como comentarista e crítico de filmes. No Conselho Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo foi Conselheiro Titular da área de Literatura, de 1989 a 1993 e Conselheiro Suplente e Colaborador de 1993 ao ano 2002. No Conselho Municipal de Cultura da Cidade da Serra foi Conselheiro Titular da Câmara de Literatura de 24 de setembro de 1997 a 20 de Julho de 2012, ou seja, durante o período de 14 anos, 09 meses e vinte dias. É Senador da Cultura, no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil desde o dia 11 de maio de 2004.
Foi reconhecido oficialmente como Mestre da Cultura Capixaba em 30 de setembro de 2023, em evento folclórico realizado na Praia da Costa, na cidade de Vila Velha, ES, pela Associação Capixaba de Cultura e Arte, coordenado pela Produtora Cultural, Maria Suzi Costa Nunes. Clério possui pouco mais de quinze livros publicados, sendo alguns individuais e outros como organizador de Coletânea e Antologias, destacando-se as obras, “História da Serra”, premiado como Melhor Livro de Prosa do ano de 1988; “Serra, Colonização de uma Cidade”; “Dicionário Regional de Gírias e Jargões" e “A Mulher Heroína do Queimado, Aisha Keto Korowe Detokumbo, Benedita Torreão, Princesa que veio de além-mar.” Formou-se como Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial do Espírito Santo, da cidade de Vila Velha, tendo concluído o curso no ano de 1968, conforme Diploma datado de 15 de Dezembro de 1968, assinado pelo Diretor João de Almeida Silva e pelo Secretário Aylton de Almeida. Durante o dia estudava o Curso Científico (atual 2º Grau), no Colégio Marista e à noite, estudava o Curso de Técnico em Contabilidade. Entre os colegas formandos, Geraldo Nascimento, Deumir Da Rós e Francisco de Freitas Mauro, conhecido por Neco. No referido Curso de Técnico em Contabilidade foi aluno dos Professores, Aylton de Almeida e Atyla de Freitas Lima.
Em 1970 classificou-se em 3º lugar no Exame Vestibular da Faculdade de Direito da Cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Naquele ano ficou em 5º lugar na classificação geral, pois dois candidatos empataram em primeiro lugar e dois empataram em segundo lugar. Eram 300 Candidatos para 100 Vagas. A Faculdade na cidade de Cachoeiro era Particular e muitos estudantes da Capital Vitória, iam estudar em Cachoeiro, cidade localizada a pouco mais de 100 quilômetros de Vitória, já que a Faculdade admitia na época que os alunos de outras cidades estudassem nas sextas feiras e nos sábados. Em 1974 presta Exame Vestibular e se classifica em 11º Lugar no Exame Vestibular do Curso de Direito da UFES, Universidade Federal do Estado do Espírito Santo. Eram 300 Candidatos para 80 vagas. Iniciou o Curso de Direito em 1975. Em 1979 presta Vestibular para o Curso de Pedagogia, também na UFES e se classifica em 21º Lugar. Iniciou o Curso de Pedagogia em 1980. Clério na Universidade Federal do Espírito Santo foi aluno da Professora de Língua Portuguesa, Dalva Marchezi. Estudou Filosofia com Dom Geraldo Lyrio Rocha, que em maio de 2007 durante a 45ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, em Itaici, foi eleito Presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para o período de presidência que ele concluiu em 2011.
Como Universitário de Direito e Pedagogia Clério teve atuação de forma destacada no Projeto Rondon, um programa do Governo Federal que levava Universitários para atuarem em bairros e Comunidades da Grande Vitória. Uma de suas atuações pelo Projeto Rondon foi em 1980 ao ministrar uma Palestra na Escola Clovis Borges Miguel na Serra Sede. Após a palestra o Diretor da Escola, Edson Ferreira que estava presente informou a Clério que havia uma vaga de professor no Curso de Assistente de Administração e convidou Clério para ser professor. Convite aceito, Clério passou a ministrar aulas a noite na Serra Sede durante dois anos de 1980 a 1981.
Pertence a diversas entidades culturais, Associações e Academias de Letras e Artes no Espírito Santo, no Brasil e no Exterior. Possui Diploma de Historiador da Cidade da Serra, conferido pela Câmara Municipal de Vereadores, desde 15 de setembro de 2005 e, recebeu diversas Comendas, inclusive a Comenda Rubem Braga e o título de Comendador, outorgados pela Assembleia Legislativa Estadual, através da Resolução n.º 4.026, de 07 de Julho de 2015.