Carta de Venda Nova do Imigrante, ES. - Documento do gênero textual reivindicatório em que os Escritores, Poetas e Trovadores solicitam e cobram por algo que desejam, reivindicando melhorias e soluções. Neotrovismo. Movimento Trovadoresco. Trovadorismo.
DOCUMENTO OFICIAL
Textos reivindicatórios são exigências, documentos em que o escritor reivindica, solicita, cobra por algo que confie ter direito. O gênero abaixo-assinado é outro gênero textual reivindicatório. Nesse texto, um grupo de pessoas envolvidas num só objetivo se une para solicitar, reivindicar melhorias, soluções, entre outros motivos.
A Carta de Venda Nova do Imigrante foi um documento analisado e votado pelo plenário do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado de 06 a 09 de Junho de 2024, promovido pela ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, entidade cultural sem fins lucrativos fundada no Estado do Espírito Santo a 18 de Novembro de 2017, com base na estrutura organizacional do antigo CTC, Clube dos Trovadores Capixabas fundado a 01 de Julho de 1980 e responsável pela realização de Vinte Seminários Nacionais da Trova, de 1981 ao ao 2000 e responsável pela realização ainda dos Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores de 2001 a 2024.
Como os principais itens da CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE já estavam sendo discutidos e divulgados dias antes do início do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, no último dia do evento, dia 09 de Junho de 2024, após a MISSA EM TROVAS na Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova e na Confraternização na Missa das DEZ onde aconteceu o MINI TOMBO DA POLENTA, a CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FOI VOTADA E APROVADA POR UNANIMIDADE DE FORMA SIMBÓLICA, SOB O COMANDO E A PRESIDENCIA do Presidente da ACLAPTCTC, Escritor e Comendador Clério José Borges de Sant Anna e com Coordenação Geral da Escritora Marinalha de Jesus Chamone encarregada pelo Plenário para a elaboração da referida CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, ESPÍRITO SANTO, BRASIL.
================================
TRATA-SE DE UM DOCUMENTO REIVINDICANDO VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA OS POETAS, ESCRITORES E TROVADORES BRASILEIROS E ENCAMINHADO A NÍVEL, NACIONAL, MUNICIPAL E ESTADUAL
CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Nós, Congressistas de várias Academias, Associações e Entidades Culturais Brasileiras e Acadêmicos, membros da ACLAPTCTC reunidos por ocasião do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado de 06 a O9 de junho de 2024, no Auditório do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Cidade de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, após várias sugestões, sob a coordenação da Acadêmica Marinalha de Jesus Chamone e supervisão geral do Presidente da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, o Escritor e Trovador Clério José Borges de Sant Anna, resolvemos elaborar a presente CARTA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, que foi aprovada por Unanimidade, solicitando às autoridades competentes que possam nos apoiar quanto aos seguintes itens:
1. Que a Trova seja considerado bem Imaterial de Natureza Cultural nos Municípios, nos Estados, de modo Especial no estado do Espírito Santo e no Brasil.
2. Que os Governos Estaduais e Municipais estabeleçam formas legais para a aquisição dos livros de autoria de escritores que fazem parte de Academias, para serem distribuídos às bibliotecas das escolas e ou dos municípios.
3. Que sejam elaboradas normativas para as escolas com o objetivo de incentivo à poesia em seus vários gêneros: soneto, cordel, indriso, haicai, aldravia, poetrix e trovas.
4. Que haja incentivo para a realização de oficinas poéticas de escrita criativa nas escolas e outras instituições públicas, como parte dos encontros ordinários da ACLAPTCTC, semestral e ou anualmente, notadamente junto aos idosos, crianças e adolescentes, em locais e metodologia previamente selecionados.
5. Que se propiciem momentos para construir e reconstruir artes, com encontros semestrais/presenciais para os acadêmicos promoverem a integração das diferentes artes: Plásticas, cênicas, musicais e quesitos de escrita, literatura, pintura, desenho, artes manufaturadas dentre outras.
6. Inserir no currículo escolar o ensino da trova e poesia no Ensino Fundamental I e II tanto nos âmbitos municipais quanto estaduais e principalmente nas escolas de formação de Ensino Médio e Faculdades de Letras e Pedagogia.
7. Implantar e ou implementar o concurso de poesias e trovas nas escolas.
8. Promover maior interação entre os representantes de gestores municipais, estaduais e federal para apoio aos artistas, tais como, transporte, hospedagem, publicações, alimentação, dentro ou fora do país, quando em eventos culturais, notadamente em trabalhos educativos.
9. Regulamentar a profissão do Escritor e de Poeta Trovador.
10. – PONTOS DE CULTURA. Criação de pequenos Espaços de Cultura, com Biblioteca, Sala de Exposições de Pinturas, Sala de Administração e Sala de Reuniões e um Auditório para 100 pessoas. Espaços a serem administrados por ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES ou Associações Culturais.
11. - DESENCALHE DE OBRAS LITERÁRIAS. Criação de um Banco Literário para a Compra de Livros de Acadêmicos DAS Academias de Letras e Artes, para aquisição das Prefeituras e dos Governos do Estado para distribuição em Bibliotecas e Escolas Públicas e Particulares.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE, ES, 09 de junho de 2024.
Marinalha de Jesus Chamone, Coordenadora da elaboração da Carta de Venda Nova.
Clério Jose Borges de Sant Anna, Presidente da ACLAPTCTC, Carapina, Serra, ES. João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral ACLAPTCTC, Vitória, ES. Zenaide Emília Thomes Borges, Carapina, Serra, ES. Ex-Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Rogério de Morais Martins e Diretor de Cinema; Presidente da ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, Acadêmica Sandra Regina Bezerra Gomes; Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio; Jacimar Berti Botti, Colatina, ES; Araken dos Santos, Magé, Rio de Janeiro; Edilson Celestino Ferreira, Marataízes, ES; Maria Elizabeth Vargas Peixoto; Maria da Cunha Lima Delboni, Guarapari, ES; Lígia Helena Pinheiro Carvalho, da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, São Gonçalo, Rio de Janeiro; Dulce Helena Loss Delboni, Campo Grande, Cariacica, ES; Anadir Bastos Bello, Glória, Vila Velha, ES; Geraldo Fernandes, Vitória, ES; Lucia Maria Matos de Oliveira, RJ; Clérigthom Thomes Borges; Andréia da Silva Fraga, Serra ES; Diomedes Maria Caliman Berger, Santa Maria de Jetibá, ES; e outros Escritores, Artistas, Poetas Trovadores que assinaram o Livro de Presença do Evento. Inúmeros outros ativistas de literatura, música, audiovisual, artes plásticas e outras áreas culturais, da região, cujos nomes não vão aqui listados porque não foi possível anotar ou identificar.
=========================================
A cidade de Venda Nova do Imigrante localizada nas Montanhas Capixabas, numa altitude de aproximadamente 708 a 730 metros do nível do mar e distante cerca de 106 a 110 quilômetros de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo foi durante quatro dias, de 06 a 09 do mês de Junho de 2024, a Capital Nacional da Trova, uma forma de poesia de quatro versos (linhas) setesilábicos (sete sílabas contadas pelo som) com rima e sentido completo. O evento foi organizado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, em comemoração aos 44 anos de fundação do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC e do movimento em torno da Trova no Brasil denominado Neotrovismo. O XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores da ACLAPTCTC foi uma confraternização de Escritores, Poetas e Artistas, em uma solenidade cultural que abrilhantou a cidade de Venda Nova do Imigrante e prestigiou e homenageou quem faz cultura no Estado do Espírito Santo e nos demais Estados do Brasil.
A cada ano o evento é acolhido por uma cidade, tornando o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores uma festa Itinerante, que tem por objetivo propagar a trova e valorizar os poetas trovadores. A abertura solene no dia 06 de junho, com início às 18 horas no auditório do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, contou com a presença do vice-prefeito, Tarcísio Bottacin, do Deputado Estadual, Coronel Weliton Virgílio Pereira, da representante da Câmara Municipal, Vereadora Aldi Caliman; da Presidente da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante, Alaveni, Acadêmica Ireni Peterle Brioschi e autoridades municipais, inclusive o Chefe de Gabinete do Prefeito, Marco Antônio Grillo e, o Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Padre Cristian Vieira Batista e do Vigário Paroquial, Padre Antônio Tatagiba Vimercat.
O prefeito Paulinho Mineti, que se encontrava com o Governador na abertura da Feira Capixaba dos Municípios em Vitória justificou a ausência. Depois da leitura de um texto bíblico realizada pelo Padre Cristian, o Presidente da ACLAPTCTC, Escritor e Poeta Clério José Borges declarou abertos os trabalhos literários e artísticos do XXI Congresso em Venda Nova do Imigrante. Foram prestadas homenagens especiais com Diploma de Personalidade Social, Artística e Cultural Brasileira 2024, aos Escritores, Artistas e membros da Sociedade Vendanovense e o encerramento da solenidade do primeiro dia do evento teve uma apresentação especial do Gruppo Folkloristico Granello Giallo, fundado em 2001, e que se caracteriza por desenvolver bailados que remetam às origens dos primeiros habitantes, vindos, primordialmente, da região do Vêneto e Treviso, na Itália.
=================================================
REGISTRO DAS PRESENÇAS ILUSTRES
ASSINATURAS QUE CONSTAM DO LIVRO OFICIAL DA ACLAPTCTC DE REGISTRO DE REUNIÕES, ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS, EVENTO DO SÁBADO CULT E DEMAIS ATIVIDADES CULTURAIS.
Foi possível registrar a presença das seguintes entidades e/ou autoridades, através das assinaturas no Livro de Registro de Presenças:
1) Carlos Rocha, Radialista do Rio de Janeiro.
2) Tiago Rocha de Oliveira.
3) Néia Gava Rocha.
4) Ireni Peterle Brioschi.
5) Adriele Peterle Brioschi.
6) Maria das Graças Gozzer, de Santa Maria de Jetibá, ES.
7) Jacimar Berti Boti, Colatina, ES.
8) Edite de Abreu Ferreira Nunes.
9) Tarcísio Zandonade.
10) Rita de Cássia Piovezan Entringer.
11) Anadir Bastos Bello, Vila Velha, ES.
12) Berenice Albuquerque Tavares, Vitória, ES.
13) Izabel Uliana Bastos.
14) Vera Lúcia Coser, Cidade de Viana, ES.
15) Marinalha de Jesus Chamone.
16) João Alves Batista.
17) Maria Tereza Falchetto Bazoni.
18) Eliane dos Santos de Araújo.
19) Marinalva Silva Soares.
20) Amélia Schultz Zager, Santa Maria de Jetibá, ES.
21) Abdias da Conceição Silva.
22) Marcos Bubach, Cariacica, ES.
23) Margarida Drumond de Assis.
24) Lino Armando Baroni, da Cidade de Ibiraçu, ES.
25) Kátia Maria Bobbio Lima, da Cidade de Conceição da Barra, ES.
26) Vanice Brunelli Zanelato.
27) Verônica Solange Cardoso.
28) Eraldo Zandonade.
29) Edir J. B. Santiago Boti.
30) Albertina Zandonade Carnielli, de Venda Nova do Imigrante, ES.
31) Raimunda Borges Ferreira, da Cidade de Governador Valadares, MG.
32) Araken dos Santos, da Cidade de Magé, Rio de Janeiro.
33) Maria Cristina Paste Perim.
34) José Maria Luchi.
35) Paulo José de Oliveira, da Cidade de Formiga, MG.
36) Liliane Lorenção.
37) Keila Maria Lorenção.
38) Evaldo de Paula.
39) Lígia Helena Carvalho, da Cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Cantora e Compositora e integrante de diversas Academia de Letras no Rio de Janeiro.
40) Lúcia Mattos, Presidente da ACLAPTCTC - RJ, Núcleo Acadêmico da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores da Cidade do Rio de janeiro.
41) Elizabeth Figueiredo, Rio de Janeiro.
42) Viviane da Silva Mendonça, Rio de Janeiro.
43) Daniel Andreão Manegoni.
44) Milton Cesar Brioschi.
45) Suzi Nunes, Serra, ES.
46) Margareth Gonçalves Pederzini, Vila Velha, ES.
47) Natalino Oliveira, da Cidade de Anchieta, ES.
48) Maria Helena Campos Pereira.
49) Maria Consuelo Aragão de Melo.
50) Regiane Coradini Côcco.
51) Lonise de M. Brioshi Spadeto.
52) Rosimere Fileti Barboza.
53) Fernanda Luiz Cardoso.
54) Rosimeri Rocha da Silva.
55) Hélio Pereira dos Santos, representante da Delegacia Cultura (Léa Lu) da Cidade de Pequi no Estado de Minas Gerais.
56) Walter Aragão.
57) Elimaro Balzan.
58) Sirlene Alves Milagres.
59) Maria Lúcia Machado Tessaro.
60) Cirlene Lopes Sobrinho.
61) Geraldo Fernandes.
62) Sidinéia Dias.
63) Ana Clara Grillo Maretto.
64) Thainá Grillo Ferreira.
65) Estephania Gonçalves Nogueira.
66) Maria Elizabeth Vargas Peixoto, Marataízes, ES.
67) Aguinaldo Luiz Giurizatto, da Cidade de Linhares, ES.
68) Geisa Galvão, da Cidade de Linhares, ES.
69) Soely Mara Xavier, da Cidade de Linhares, ES.
70) Rita de Cássia dos Santos Menezes, Vitória, ES.
71) Fernando Fres, da Cidade de Linhares, ES.
72) Edilson Celestino Ferreira, Marataízes, ES.
73) Dulce Maria Loss Delboni.
74) Leila Maria Machado Alves Travaglia, da Cidade de Castelo, ES.
75) Eurico Eugênio Travaglia, da Cidade de Castelo, ES.
76) Nirlene Dias de Carvalho.
77) Arthur Menelli Riva Souza.
78) Alice Dias B. Erpet.
79) Liliane Ofrante Nascimento.
80) Matece Altoé.
81) Alberto da Silveira Dal Zilio.
82) Victória Satlher Pizzol.
83) Marco Antonio de Souza Soledade, Poeta Durinho, de Anchieta, ES.
84) Ana Eliza Caliman. Vencedora do Concurso Estadual de Poesias.
85) Guilherme Thiele Soares.
86) Miguel Moreira Casagrande.
87) Solange Moreira de Souza Casagrande.
88) Joelma Corrêa da Silva.
89) Danielle Correa Falqueto.
90) Erlane C. de Paula.
91) Luceny Ferreira da Rocha Lopes.
92) Luzia Helena Paula Corijo.
93) Luciano Máximo, Cantor e Compositor, Presidente da Academia Linharense de Letras, da Cidade de Linhares, ES.
94) Ruli Aragão Altoé.
95) Sérgio Altoé.
96) Tatiani Scabelo Galavotti.
97) Ana M. S. Galavotti.
98) Lineia das G. Cazzador Tonete.
99) Vilmar Tonete.
100) Cristiana Ana Lima, Manguinhos, Serra, ES.
101) Eitor Cazeli Pelasidina.
102) Emily G. Bellon.
103) José Eduardo Cassandro Gomes.
104) Alex Sandro Lorenção.
105) Lúcio Lívio Fróes de Castro.
106) Lorema G. Verduro.
107) Matheus A. Clemente.
108) Vanessa Gomes Nascimento.
109) Fiorema Maria Terreu Buaiz.
110) Emerson Ferrari.
111) Marcus dos Santos Ribeiro.
112) Luciana Gomes dos Santos dos Reis.
113) Pedro Souza dos Reis.
114) Magnólia Pedrina Sylvestre.
115) Angelo Gomes de Menezes.
116) Maysa dos Santos, da Cidade de Viana, ES.
117) Maria Nereu Paraíso Ferrari.
118) Valdevino Antônio dos Santos.
119) Lourival Berger, Comendador. Da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.
120) Maria Fracalossi.
121) Néia Uliana.
122) Adrielli Barcellos.
123) Hilal Boening.
124) Theodomar Flegler, da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.
125) Rosileide Beling Foester, da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.
126) Tânia Bertoli Caus.
127) Ademar Logart, da Cidade de Santa Maria de Jetibá, ES.
128) Elisete Gomes da Silva.
129) Lúcio Bebiano da Silva.
130) Thiago Bassani de Oliveira.
131) Nynna Vaz.
132) Renilele Kalt Zibell
133) Nivaldo Gomes, Marechal Floriano, ES.
134) Sueli Fiorese Busato.
135) Cezar Tadeu Ronchi Júnior.
136) Ana Cecília Meel.
137) Nádia Meel.
138) Danielly Silva Meirelles.
139) Izabelly Silva Meirelles.
140) Nicolly Galina Falqueto.
141) Maria José S. Galina Falqueto.
142) Regi Falqueto.
143) Lívia Tosi Lameira.
144) Lorenzo José Lameira.
145) Helena Maria Rebuli.
146) Emanuel Rezende de Araújo.
147) Lívia Scabelo Falqueto.
148) Danielle Andreão Scabelo Falqueto.
149) Sofia Broedel Pinholato.
150) Sophie Prottes
151) Izabeli F. S.
152) Regilene Marques.
153) Bernardo da Silva Falqueto.
154) Angelina Gomes Lüdtke, de Santa Maria de Jetibá, ES.
155) Marilda Poralli Eggert, de Santa Maria de Jetibá.
156) Diomedes Maria Caliman Berger
157) Lívia Dutra Amaral Alves.
158) Iana Rodrigues Amaral.
159) Adriana Dutra Amaral.
160) Zenaide Emília Thomes Borges.
161) Clério José Borges de Sant Anna.
=========================================================
======================
=========================================================
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES
06 a 09 DE JUNHO DE 2024 VENDA NOVA DO IMIGRANTES – ES
REALIZAÇÃO
ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES - ACLAPTCTC
PATROCINADORES
1. PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE- SECRETARIA DE CULTURA,
TURISMO E ARTESANATO
2. SICOOB
3. VIAÇÃO AGUIA BRANCA
4. ASSOCIAÇÃO FESTA DA POLENTA – AFEPOL
5. AMENA - CASA DA CULTURA
6. SICRED
7. MONTANHAS CAPIXABAS CONVENTION E VISITORS BUREAU
8. MULTSHOW
9. SAMAJ – EMBALAGENS
10. NUTRISAMAL
APOIO
1- ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ALAVENI
2- GOVERNO DO ESTADO DO ES
3- SEBRAE
4- SENAC
5- RÁDIO FMZ
6- PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO
7- DEPUTADA JANETE DE SÁ
8 - JOEL RANGEL - EX VEREADOR DE VILA VELHA
COMISSÃO COORDENADORA:
1- Pré-Congresso-18 oficinas: Diomedes Maria Caliman Berger, Clério Borges, Zenaide
Thomes
2- Cerimônia de Abertura: Ireni Peterle Brioschi e Clério José Borges
3- Cerimonial: Dra. Margareth Gonçalves Pederzini
4 City Tour – Helina Canal
5- Organização da Exposição dos Escritores e Poetas: Izabel Uliana Bastos, Ireni Peterle
Brioschi e Romelho Contreiro
6- Troveata – Giseli Cardim e Carla Caliman
7- Redes Sociais – Carla Caliman e João Lucas R Borges
8- Apresentação dos Corais – Adriana Dutra e Claudete Bellon
9- Aula Show com Degustação – Andreia Rosa
10- Serenata: “Tempos do Nunca Mais” – Tarcísio Caliman
11- Missa em Trovas – Diomedes Caliman Berger
12- Missa das 10 – Tarcísio Caliman e Claudete Bellon
13- Coordenação Geral: Fabio Altoé – Clério Borges – Diomedes Caliman Berger
============================================
====================
============================================
REALIZAÇÃO: ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo CTC, Clube dos Trovadores Capixabas. De 06 a O9 de junho de 2024. LOCAL: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES.
APOIO: O XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, de modo especial do Prefeito Paulinho Mineti e do Senhor Fábio Altoé da Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato. Foi registrado ainda o apoio da Senhora Diomedes Maria Caliman Berger, ex-Secretária Estadual de Turismo e nomeada pela Diretoria da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores a Presidente da Comissão organizadora do XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. Foi uma personagem incansável na organização do evento. Destaque ainda pelo apoio da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante através da Presidente Ireni Peterle e membros da Diretoria e diversos Senhores Acadêmicos e apoio do Mestre Geneci Ferreira, do Grupo Folia de Reis, do Maestro Jorginho do Sax e dos maestros dos Corais e do Gruppo Folkloristico Granello Giallo, bem como das Rainhas da Festa da Polenta e várias festas da Cidade, presentes durante vários momentos do Congresso e da Rainha dos Trovadores, Carla Caliman que com sua simpatia e beleza encantou e inspirou os poetas.
Destaque também para o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Herivelto Uliana, bem como o apoio do ex-vereador de Vila Velha Dr. Joel Rangel e da Vereadora Aldi Caliman, de Venda Nova do Imigrante que foi a responsável pelos contatos iniciais para que o evento cultural fosse realizado em Venda Nova do Imigrante. O evento contou ainda com os seguintes Patrocinadores: SICOOB – Rádio FMZ, 107, 1 – Casa da Cultura – Festa da Polenta – Governo do Estado – Convention e Bureau Montanhas Capixabas – Multishow – Sebrae – Senac – FeComércio - Embalagens SAMJ e Orquidário Lô Caliman.
Apoio ainda da Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato e Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante; Comerciantes e Moradores.
DEFINIÇÃO DE TROVA
A Trova é uma composição poética, ou seja, uma poesia que deve obedecer às seguintes características:
1- Ser uma quadra. Ter quatro versos. Em poesia cada linha é denominada verso.
2- Cada verso deve ter sete sílabas poéticas; ou seja, cada verso deve ser setesilábicos. As sílabas são contadas pelo som.
3- Ter sentido completo e independente. O autor da trova deve colocar nos quatro versos toda a sua ideia. A trova difere dos versos da Literatura de Cordel, onde em quadra ou sextilhas, o autor conta uma história que no final soma mais de cem versos, ou seja, cem linhas. A Trova possui apenas 4 versos, ou seja, 4 linhas.
4- Ter rima. A rima poderá ser do primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto, no esquema ABAB, ou ainda, somente do segundo com o quarto, no esquema ABCB. Existem Trovas também nos esquemas de rimas ABBA e AABB.
Segundo o escritor Jorge Amado: "Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a trova. E através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a Trova e o Trovador são imortais".
Todo Trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador.
EXEMPLO DE TROVA:
Nesta casa tão singela
onde mora um Trovador
é a mulher que manda nela
porém nos dois manda o amor.
(Clério José Borges)
=============================================================
FUNDAÇÃO DA ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores,
Histórico da ACLAPTCTC.
Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último sábado, dia 18 de novembro de 2017, foi fundada no bairro de Eurico Salles, no Município da Serra no Espírito Santo a Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, de sigla ACLAPTCTC, antigo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. A proposta apresentada pelo Presidente do CTC, Clério José Borges foi apoiada por todos os presentes a exceção da Associada Magnólia Pedrina Sylvestre, que se manifestou contra em face aos 38 anos de história do CTC fundado a 1º de Julho de 1980 e líder na realização de eventos culturais no Estado do Espírito Santo. Segundo o Escritor João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral do CTC, o Clube dos Trovadores Capixabas não morreu, apenas galgou o Status de Academia de Letras E Artes, tendo agora um quadro de 50 Cadeiras de Acadêmicos Imortais com os seus respectivos Patronos, todos nascidos ou residentes no Estado do Espírito Santo e um quadro indefinido de Acadêmicos Correspondentes, nascidos ou residentes nos demais Estados da Federação e no Exterior.
O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC é uma entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em Geral. Foi fundado por Clério José Borges, Trovador Capixaba, com base numa idéia do escritor Eno Theodoro Wanke, a 1º de Julho de 1980, na cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo. Para comemorar o aniversário do CTC, foram organizados anualmente os Seminários Nacionais da Trova, que aconteceram de 1981 ao ano 2000, sendo que em 2001 foram iniciados os Congressos Brasileiros de Trovadores, que não possuem uma regularidade anual e nem de local. O CTC hoje é a ACLAPTCTC, ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES.
2017 - 18 de novembro. Na data de sua fundação a ACLAPTCTC elegeu a sua Diretoria composta das seguintes Personalidades Culturais: Presidente da Diretoria Executiva: Clério José Borges de Sant Anna. Vice-Presidente da Diretoria Executiva: Kátia Maria Bobbio Lima. Secretário Geral da Diretoria Executiva: João Roberto Vasco Gonçalves. 1º Secretário da Diretoria Executiva: Soêmia Pimentel Cypreste. Tesoureiro Geral da Diretoria Executiva: Clérigthom Thomes Borges. Conselho Fiscal. Conselheiro Fiscal Titular Presidente: Edilson Celestino Ferreira. Conselheiro Fiscal Titular Vice-Presidente: Andréia da Silva Fraga; Conselheiro Fiscal Titular Secretário: Albércio Nunes Vieira Machado. Conselheiro Fiscal Suplente: Emílio Soares da Costa. Conforme o artigo 19 do Estatuto, o mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal é de cinco anos, de 18 de novembro de 2017 a 18 de Novembro de 2022, período em que atuarão administrativamente, sem Remuneração.
2022 - 18 de novembro. Na data do seu QUINTO ANIVERSÁRIO de sua fundação a ACLAPTCTC elegeu a sua SEGUNDA Diretoria composta das seguintes Personalidades Culturais: Presidente da Diretoria Executiva: Clério José Borges de Sant Anna. Vice-Presidente da Diretoria Executiva: Kátia Maria Bobbio Lima. Secretário Geral da Diretoria Executiva: João Roberto Vasco Gonçalves. 1º Secretário da Diretoria Executiva: Josiara Oliveira da Silva. Tesoureiro Geral da Diretoria Executiva: Clérigthom Thomes Borges. Conselho Fiscal. Conselheiro Fiscal Titular Presidente: Edilson Celestino Ferreira. Conselheiro Fiscal Titular Vice-Presidente: Andréia da Silva Fraga; Conselheiro Fiscal Titular Secretário: Jacimar Berti Boti. Conselheiro Fiscal Suplente: Emílio Soares da Costa. Conforme o artigo 19 do Estatuto, o mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal é de cinco anos, de 18 de novembro de 2022 a 18 de Novembro de 2027, período em que atuarão administrativamente, sem Remuneração.
=========================================
ACLAPTCTC - ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES.
Antigo CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC. Registro no Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra, Pessoa Jurídica sob o N.º 17.779, em 11/05/2018 e N.º 7.300, em 25/05/2018. / CNPJ N.º 30.725.599/0001-91 - Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. CEP: 29160-280. Contatos Presidência: Tel.: 27 3328 0753 / 27 9 92 57 82 53 – clerioborges2013@gmail.com; Contatos com a Secretaria Geral: robertovasco@hotmail.com; – Tel.: 27 - 9 99 63 04 71.