DIA MUNDIAL DO LIVRO

Hoje é Dia Mundial do Livro, e quero contar um pouco sobre o tema do meu livro “Música e literatura, Uma jornada dos povos na história”

Herodoto escreveu uma vez :“De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada”. – Quando olhamos a história, realmente temos essa certeza de que na veradade pouquissimas coisas podem ser controladas de fato. E apezar de tantas adversidades que já aconteceram, a humanidade conseguiu avançar e os antepassados nos deixaram grandes lições de resiliência.

Desde a antiguidade, as culturas em todo o mundo têm utilizado a música e a escrita para expressar seus sentimentos, contar histórias e celebrar suas tradições. Criearam sitemas de comunicação, tecnicas para avançarem com seus trabalhos. A literatura também tem sido uma forma importante de comunicação, permitindo que as pessoas contem histórias, transmitam conhecimentos e preservem a história.

“Eles também aprenderam com seus antepassados que a mesma terra e o sol e as estrelas já existiam há muitos séculos, mas que a procissão das estrelas era desigual, algumas tinha uma longa jornada…” Snorri Sturluson – Edda em Prosa- É admiravel de como os povos antigos, mesmo sem os recusros que temos hoje, conseguiram se guiar pelas estrelas, marcar os tempos e estações e sobreviverem em tempos de completo caos.

Somos parte dessa jornada, muitos não gostam de rever a história, pois dissem que ficou atrás e nada de bom pode ser resgatado. Mas não é verdade, podemos aprender com a história, podemos aprender com a sabedoria antiga dos antepassados. Sim, tudo mudou com o tempo, assim como não somos mais as mesmas pessoas de anos atrás, essas civilizações também passaram por muitas transformações. E todas essas transformações são frutos das lutas passadas. É o resultado de um entrelaçamento entre culturas e outras terras. Eu acho que isso é o mais lindo disso tudo: as conexões. E isso não só nas relações sociais e na troca de ideias, o que é maravilhoso! Mas também na arte a musicalidade é uma renovação e união de vozes, instrumentos, estilos e linguagens.

A historia ainda está sendo contada, a história ainda esta sendo escrita. O que contarão as gerações futuras ao nos analisarem? Tivemos grandes avanços na tecnologias e inteligencias, o que faremos com tudo isso? Cabe a cada um de nós decidir qual papel a desempenhar…