COLETIVOS DE COLETIVOS: UMA CURIOSIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Você já parou para pensar em como a língua portuguesa é rica e diversa? Existem palavras para designar os mais variados tipos de agrupamentos, desde os mais comuns até os mais inusitados. Por exemplo, você sabe qual é o coletivo de lobos? E de estrelas? E de ilhas?

As respostas são: alcateia, constelação e arquipélago, respectivamente. Essas são algumas das palavras que chamamos de substantivos coletivos, que indicam o conjunto de pessoas, animais, objetos ou coisas da mesma espécie.

Mas você sabia que existem também coletivos de coletivos? Isso mesmo, palavras que indicam o agrupamento de outros agrupamentos. Por exemplo, esquadra é o coletivo de navios, e frota é o coletivo de esquadras. Outro exemplo é resma, que é o coletivo de 500 folhas de papel, e fardo, que é o coletivo de várias resmas.

Esses coletivos de coletivos são uma curiosidade da língua portuguesa, que mostra como ela é capaz de criar novos termos para expressar diferentes realidades. Eles também revelam um pouco da história e da cultura dos falantes, pois muitos deles estão relacionados a atividades específicas, como a navegação, a agricultura, a indústria, etc.

Mas será que você conhece todos os coletivos de coletivos que existem? Será que você é capaz de adivinhar alguns deles? Para testar seus conhecimentos, eu preparei um pequeno desafio para você. Tente completar as frases abaixo com o coletivo de coletivo correto:

- Um __________ de livros é formado por vários volumes.

- Um __________ de abelhas é formado por várias colmeias.

- Um __________ de ilhas é formado por vários arquipélagos.

- Um __________ de árvores é formado por vários bosques.

- Um __________ de peixes é formado por vários cardumes.

As respostas são: acervo, apiário, continente, floresta e maré, respectivamente. E aí, você acertou todas? Se sim, parabéns! Você é um expert em coletivos de coletivos. Se não, não se preocupe. Você pode aprender mais sobre esse assunto consultando alguns sites na internet ou visitando alguma biblioteca onde você terá a disposição alguma boa gramática brasileira, que têm listas dos coletivos de coletivos mais usados.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha despertado sua curiosidade pela língua portuguesa. Lembre-se que ela é um patrimônio de todos nós, e que devemos valorizá-la e preservá-la. Até a próxima!

------------------------------

Paulo Siuves, nascido em Contagem/MG, é um escritor, músico e servidor público em Belo Horizonte. Possui bacharelado em Estudos Literários pela FALE/UFMG e é colunista no Jornal Clarín Brasil, no Jornal Cultural Rol e no JORNAL Folhão News. Vencedor do Prêmio “Melhores Poetas Luso-brasileiros – LITERARTE” em 2013 e 2016, Siuves é Embaixador Cultural da ALB/Campos Dos Goytacazes, detentor dos títulos “Doutor Honoris Causa” e PH I. em FILOSOFIA UNIVÉRSICA. Participou do Conselho Municipal de Política Cultural (2018/2019) e recebeu reconhecimentos notáveis, como o Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil (ONU) e a Medalha Bravo Guardião pelo Poder Legislativo. Pai de dois casais, Paulo Siuves é casado com a também poeta e escritora Delaine Siuves.

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 03/01/2024
Código do texto: T7967722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.