AVANTE... ALANIN !

AVANTE... ALANIN !

"Quando escrevo, ouço. (...) ...só tenho

que colocar no papel o mais rápido

possível, antes que desapareça".

JON FOSSE (Prêmio NOBEL - 2023)

Justamente na semana maior dos paraenses, o CÍRIO DE NAZARÉ -- e dos demais que constroem este Estado -- a Academia de Letras de nosso município lança seu primeiro projeto, seu primeiro Concurso, como "incentivo para a publicação de poesias e contos de novos escritores de Ananindeua", reza o texto do Jornal. "Não esqueçam dos velhinhos que escrevem...", eu entre eles !

Como todo concurso literário, exigem INEDITISMO, essa "praga" que, a meu ver, faz pouco ou nenhum sentido. Ou se confia plenamente NA LISURA e na seriedade dos futuros jurados ou "supõe-se" que os organizadores EM TODOS eles "admitem secretamente" que 1 ou outro jurado possa adotar preferências... ainda que isso se tornasse realidade em um Concurso qualquer, tal atitude dificilmente mudaria o vencedor, já que são 3 ou 5 os jurados -- vi eventos com 7 ou 10 deles -- e a MAIORIA analisaria (e votaria) com consciência. Mas, aceito a Vida como ela é e vou aguardar a inspiração me sugerir um CONTO para participar deste momento histórico para Ananindeua.

Ainda não vi/li as Regras, porém se não houver empecilhos para a presença de autores "da Terceira Idade" -- ingrata fase da existência -- entrarei "de cabeça" (?!) no projeto, parabenizando de antemão seus autores. É para isso que se fundam ACADEMIAS que não sejam somente "mausoléus", meras "vitrines" de figurões que, um dia, foram escritores ativos.

"Visto um santo", despindo outro"... para cumprir a exigência de INEDITISMO terei que "manter na gaveta" (?!) por 8 LONGOS MESES meu futuro conto, que nem imagino como será. Curiosamente, entre meus 150 contos (ou mais) no portal RECANTO DAS LETRAS a maioria tem entre 2 e 5 leitores virtuais, o que os torna praticamente "inéditos". Para poder participar do evento precisarei adiar meu ingresso na mesmíssima ALANIN, um sonho recente -- olha aí o Destino "fazendo gracinhas" -- para depois da Páscoa de 2024, quem sabe, maio ou junho. Por outro lado, isso me daria chances de editar meu próprio livro, ainda "dependendo" do citado Destino.

Repito os PARABÉNS para os solícitos "Imortais" que apresentaram seus nomes para serem jurados, tarefa árdua, quase um "calvário". Se ESCREVER já era difícil quando as exigências se limitavam à Ortografia e à clareza do texto, em nossos tempos se tornou impossível devido às patrulhas ideológicas e à censura explícita praticada por todo tipo de "minoria", prontas para coibir expressões antes comuns, usuais ou, ainda, predispostas a execração ou "cancelamento" do que entendem (ou interpretam) como discriminação.

Os jurados -- além das questões gramaticais -- deverão atentar (?!), digo, estar atentos às escorregadelas de cunho vivencial de um ou outro Autor, no caso dos contos, pois Poesia raramente adentra os meandros sociais. Convido os setores culturais da PMA a se engajarem na DIVULGAÇÃO em todas as Escolas locais, públicas ou particulares, com alunos acima dos 18 anos, é bom anotar. Teremos pela frente 90 DIAS para transformar o projeto num acontecimento que marcará época em ANANINDEUA e servirá de MODELO para todos os demais Municípios. Avante... ALANIN !!!

"NATO" AZEVEDO (em 6/out. 2023, 14hs)

**************

OBS: o item 3.1 fala em... "autores PARAENSES" só não esclarece se o Concurso é válido apenas para quem nasceu no município ou se refere também a MORADORES em geral, mesmo não tendo nascido no Estado.