FELICIDADE: FICÇÃO DO FUTURO

Tem livro novo de poesias de minha autoria, na Amazon KDP. Compras podem ser realizadas através do link:

https://amzn.to/3KskQ8a

 

Existe alguma relação entre a dor e a felicidade? Pessoas religiosas, muitas delas, acreditam que a felicidade se alcança com muito sofrimento, com batalha, com trabalho árduo, com entrega. Tanto o sofrimento quanto a felicidade dependem, em parte, do modus operandi, de como conduzimos nossas vidas, de nossas escolhas.

 

Lembro-me de ouvir o músico e letrista José Carlos Capinam afirmar, durante um seminário, que enquanto escrevia sobre a dor e a melancolia, sua vida era uma merda. Um dia tomou a decisão de escrever e falar de amor, de alegria e felicidade e sua vida melhorou muito rapidamente. Escolhas, portanto.

 

Eu também já escrevi sobre a dor, hoje prefiro escrever sobre o amor. Às vezes a dor é um rito de passagem na história dos personagens, superável por ele em função de seu otimismo, de sua resiliência, de sua capacidade de resolver seus problemas.

 

Há, portanto, um caminho entre a dor e a felicidade, provavelmente com alguns atalhos possíveis de serem escolhidos, por que não? A felicidade é uma ficção do futuro se deixarmos o futuro tomar conta de nossos pensamentos e ações. Mas ela pode ser antecipada se fazemos a escolha de viver o presente. Viva bem o presente que o futuro não mente. Viva inteligentemente que o futuro será presente.