A INTUIÇÃO AO COMPOR

Estava eu pensando em como começar o dia. Decidi sem muita pressa por iniciar escrevendo. Principalmente escrevendo um artigo. Mas sobre o que? Eu busquei no meu espírito um tema. E o encontrei ao me lembrar de um bate-papo entre amigos. Falávamos da arte de escrever. E, claro, todo escritor, julgamos eu e os amigos, tem lá a sua intuição.

Mas, um de nós colocou a questão. O que seria isto, a tal de intuição?

Claro, quando a maioria julga que o autor acertou, nos havia sido ensinado, é por que teve a intuição acertada. Não nos detenhamos na durabilidade, ou melhor dizendo, na persistência do tema no decorrer do tempo histórico. Se alguém no tempo certo registrou que o artista teve a intuição do acerto do tema, já nos indicou um pouco a definição da intuição. E eu aqui avalia esta intuição como algo que está na alma do artista. Intuição vem de intuir, e intuir julgo eu é um mergulho lá no fundo do espírito.

Se a arte do homem ou da mulher no caso é a arte da palavra, o resultado pode ser um poema, um conto ou uma narrativa mais longa. A arte da palavra dentro das exigências que lhe são próprias é que dará a medida do escrito. O acerto do artista ou da artista se medirá por muitos fatores alheios ao tema deste artigo.

Queremos nos conter só sobre a intuição ao compor.

Alguns dos que escrevem, sabem de antemão que estão indo no caminho certo. Uns poucos vão compondo. acertam aqui e acolá. Mas ninguém acerta sua intuição completamente com o tempo em que vive. Mas cada um que compõe não está principalmente comprometido com o tempo histórico.

Muitas vezes um escritor ou uma escritora reina nos gostos alheios, mas não porque quer. Outras vezes um escritor ou escritora escreveu ou está escrevendo fora de seu tempo. Talvez eu tenha dado o título de Intuição ao Compor muito apressadamente. Talvez não. Eu com articulista que sou neste momento apenas levanto um pouco um assunto. Mas, de qualquer jeito no momento em que uma pessoa escreve com fins de arte, ela tem uma intuição, ou seja, uma inspiração.

27/07/2023.

Aristides Dornas Júnior
Enviado por Aristides Dornas Júnior em 27/07/2023
Código do texto: T7847028
Classificação de conteúdo: seguro