A PROFILAXIA PSICOLÓGICA E A POESIA

Adriana Ribeiro

 

     Na busca pela cura da alma, muitas vezes encontramos refúgio nas palavras que compuseram as mais belas e tocantes poesias ao longo do tempo. A arte poética transcende a mera linguagem comum e adentra os recônditos mais profundos de nossos sentimentos e emoções. Ela nos proporciona o exercício da expressão emocional e permite que nos conectemos com nossas intimidades de forma única.

     Ao escrever ou ler poesias, somos convidados a explorar os aspectos mais profundos de nossas existências, trazendo à tona sentimentos antes inexprimíveis. Por meio da eloquência poética, podemos dar voz às nossas angústias, alegrias, tristezas e esperanças, proporcionando-nos um alívio emocional e um sentido renovado de autenticidade e equilíbrio.

     A poesia é uma espécie de espelho da alma humana. Ela reflete o que pensamos e sentimos diante da vida, do mundo e de nós mesmos. E assim como a terapia psicológica busca refletir sobre os pensamentos e emoções do indivíduo, a poesia pode servir a esse propósito já que funciona como um espelho da nossa alma. De modo que, ao colocar nossos sentimentos em palavras poéticas, ganhamos clareza e perspectiva sobre nós mesmos diante de tudo que nos rodeia, pois, através da poesia, podemos explorar nossos dilemas internos, desvendar mistérios pessoais e reencontrar o nosso senso de identidade mais profundo.

     Assim, a conexão entre poesia e autodescoberta é inquestionável! E essa jornada de autoconhecimento é o elemento central comum entre a poesia e a terapia psicológica. Enquanto a primeira nos convida a explorar a nossa mente e o nosso coração, a nos fazer perguntas difíceis e a desafiarmos nossas crenças, a segunda nos incentiva a mergulhar em nossa própria psique, a questionar padrões de pensamento e a descobrir aspectos ocultos de nós mesmos.

     Muitos especialistas recomendam a terapia ocupacional por meio da arte, seja ela plástica, lúdica ou literária. Portanto, a combinação entre a poesia e a terapia pode ser uma poderosa ferramenta para a expansão da consciência e o crescimento pessoal, uma vez que a conexão com os outros, através da arteterapia, não apenas ajuda a nos conectarmos conosco mesmos, mas também com o mundo ao nosso redor.

     A terapia em grupo, por exemplo, pode ser uma maneira poderosa de criar laços de solidariedade e apoio mútuo e a poesia pode ser um recurso metodológico eficiente, pois, ao compartilharmos as nossas impressões dos problemas que nos afeta por meio da linguagem poética, abrimos as portas para a empatia e a compreensão recíproca. Através da construção coletiva ou da declamação de um poema autoral ou de terceiros, encontramos um terreno comum onde nossas experiências individuais podem se conectar e serem compreendidas por outras pessoas.

     É inegável que a poesia e a terapia psicológica têm uma sinergia notável, trabalhando em conjunto para promover a autoestima, a autoexpressão e o crescimento pessoal. A palavra "sinergia" refere-se à interação harmoniosa e colaborativa entre diferentes elementos, neste caso, a poesia e a terapia que se complementam e se fortalecem mutuamente culminando com o alívio e até mesmo com a cura de processos depressivos e transtornos de ansiedade.

     A poesia é, pois, a um só tempo profilática e curativa.

 

 

Adriribeiro
Enviado por Adriribeiro em 22/07/2023
Código do texto: T7843395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.