BARRA DO JUCU RECEBE POETAS TROVADORES DE VÁRIAS CIDADES DO BRASIL DURANTE QUATRO DIAS DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DA ACLAPTCTC
BARRA DO JUCU RECEBE POETAS TROVADORES DE VÁRIAS CIDADES DO BRASIL
DURANTE QUATRO DIAS DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DA ACLAPTCTC
A Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, em comemoração aos 43 anos de fundação do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC e do movimento em torno da Trova no Brasil denominado Neotrovismo realizou no bairro de Barra do Jucu, no Município de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo o seu XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores com o tema: A Trova como bem imaterial de natureza cultural.
Foram quatro dias, de 06 a 09 de julho de 2023, com Palestras, Debates, Oficina de Criação Poética e de Trovas, Lançamento e Relançamentos de livros, Saraus, Serenata, Poesia, Exibição de dois Filmes Documentários, Contação de Histórias, Música, Varal de Poesias, Exposição de Pinturas e de Artesanato e Missa (Celebração) em Trovas.
A TV Educativa do Espírito Santo, emissora do Governo do Estado do Espírito Santo esteve presente, filmando a abertura do XX Congresso e, de modo especial a apresentação da Banda de Congo Infantil da Barra do Jucu. O repórter da TV E, entrevistou ainda vários poetas, entre os quais, Geraldo Fernandes e o Presidente da ACLAPTCTC, Clério José Borges de Sant Anna.
Presentes na abertura do evento, centenas de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha, classificados nos Concursos de Poesias e de Redação organizado pela ACLAPTCTC.
Foram registradas as presenças das seguintes autoridades:
1 - Vereador da Cultura, Joel Rangel;
2 - Representando o senhor Prefeito Municipal Arnaldinho Borgo, esteve presente o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Júnior, músico e compositor desde o início do ano 2000 e fundador de diversas Bandas, incluindo a Banda Macucos uma das mais importantes do Estado do Espírito Santo.
Também foi registrada as seguintes presenças honrosas:
1 - Presidente da Associação de Moradores da Barra do Jucu, AMORABARRA, Oscar Soares dos Santos;
2 - Presidente da Academia Espirito-santense de Letras, professora Ester Abreu Vieira de Oliveira;
3 - Presidente da Academia de Letras de Vila Velha, Horacio Cesar Xavier Santos;
4 - Representante do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Manoel Goes da Silva Neto.
5 - Representante do Museu Vivo da Barra do Jucu, Ricardo Vereza.
6 - Representante dos Artistas Plásticos e Pintores da Barra do Jucu, premiado Pintor Kleber Galvêas.
7 - Registradas presenças de Poetas e Escritores de Academias de Letras e Artes do Estado do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e do Estado da Bahia.
O XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores da ACLAPTCTC foi uma confraternização de Escritores, Poetas e Artistas, em uma solenidade cultural que abrilhantou a Barra do Jucu e prestigiou e homenageou quem faz cultura no Estado do Espírito Santo e nos demais Estados do Brasil. O evento foi totalmente gratuito e aberto à participação de Professores, Estudantes e povo em geral.
A abertura Solene do XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores foi realizada na quinta-feira, dia 06 de outubro, por volta de 18h30m, com homenagens e entrega de prêmios dos Concursos Municipal de Poesias e Prosa, realizado na Escolas Municipais de Vila Velha. O evento teve durante os quatro dias, as presenças honrosas de Poetas de várias cidades brasileiras. A Serenata, com um Mini Trio e o músico Lobão e a Troveata, também com um Mini Trio e a Banda Marcial da Escola UMEF Senador João Calmon foram os pontos altos do Congresso. O Sarau em pleno Sábado pela manhã, na Praça Pedro Valadares, após o Desfile da Troveata, aconteceu com a apresentação de 22 pessoas do Grupo de Percussão, do "Centro de convivência para a 3a Idade", de Jardim da Penha, Vitória ES, com o comando do Músico Prof. Paulo Bruni, convidados pela Acadêmica Margarida Drumond de Assis.
A Dra. Margareth Gonçalves Pederzini, Acadêmica Titular da ACLAPTCTC e Presidente da ACALEJES, Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo atuou com competência, na qualidade de Mestre de Cerimônias, tendo desempenhado suas atividades de forma voluntária, não só na Solenidade Oficial da ACLAPTCTC realizada no sábado, dia 08 de Julho de 2023, como também na Caminhada da Serenata no sexta-feira à noite, no Desfile da Troveata no Sábado de Manhã e na Celebração em Trovas no Domingo de manhã.
No sábado, cinco novos acadêmicos tomaram posse na forma presencial, sendo eles:
1 - Acadêmica Titular, Bárbara Gozzer Machado, Cadeira N.º 44, tendo como Patrono, o poeta falecido de Santa Maria de Jetibá, Hilário Francisco Binow. Bárbara teve como padrinho o Poeta de Magé, RJ, Araken dos Santos. Foram ainda empossados na condição de Acadêmicos Correspondentes,
2 - Marta Silva Vieira da Costa, patronesse Lia Luft, que teve como como padrinho, o marido, Adelias Vieira da Costa e como madrinha, Arcângela Pivetta dos Santos;
3 - Arlindo da Silva Nóbrega, Cadeira 104, patrono Ronaldo Cunha Lima, que teve como madrinha Diomedes Maria Caliman Berger;
4 - Sandra Lúcia de Souza Santos, Cadeira 105, Patronesse Nélida Piñon, que teve como madrinha Yvete Maria de Souza Santos Ataíde;
5 - Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio, cadeira 106, patronesse Cora Coralina, que teve como madrinha a Acadêmica, Advanir Rosa.
6 - E, ausente por morar nos Estados Unidos da América, foi considerado empossado Antônio José de Araújo, Cadeira 107, que tem por patrono Dr. Daisaku Ikeda.
Também foram empossados na forma virtual 15 Acadêmicos do Estado da Paraíba, indicados pela Mestre em Linguística da Universidade da Paraíba, Tânia Regina Castelliano, presidente da Academia de Cabedelense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL, da cidade de Cabedelo, Paraíba.
DIA 06/07/2023 – QUINTA-FEIRA - PRIMEIRO DIA - INÍCIO: 14 HORAS.
ALUNOS DA ESCOLA UMEF GOVERNADOR CHRISTIANO DIAS LOPES
VISITAM O XX CONGRESSO E SÃO RECEBIDOS PELOS TROVADORES
No horário de 14 horas foi realizada a abertura do local do evento, ocasião em que o poeta Antônio Barbosa Irmão e seu Irmão, Imiliano Jorge Bahia, ambos da Cidade de Cariacica, ES e, Clério José Borges, Zenaide Emília Thomes Borges e Magnólia Pedrina Sylvestre iniciaram a decoração do local do evento com a colocação de um Varal de Poesias e Trovas, com Pipas Coloridas e Banners.
No horário de 14h30m foi registrada a chegada de um grupo de 40 alunos da Escola UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho, acompanhados dos professores Alessandra Fonseca Machado e Pollyana P. Barreto Correa, que assistiram uma rápida e resumida Oficina sobre Poesia e Trovas estando presente o escritor e Acadêmico Geraldo Fernandes, de Vitória, ES, que aproveitou para divulgar seus livros e falar sobre a sua experiência como Poeta e Escritor. Na mesma oportunidade o Escritor Clério José Borges explicou para os alunos sobre a Poesia e sobre a Trova. Também falou sobre a oportunidade que cada um dos alunos estava tendo de conhecer Escritores de várias cidades brasileiras que estavam chegando em Vila Velha e na Barra do Jucu naquele momento.
O Escritor de Salvador, no Estado da Bahia, José da Boa Morte Teixeira Filho do Movimento Cultural ARTPOESIA, falando para os alunos de duas Escolas do Município de Vila Velha durante o XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado em Julho de 2023, na Barra do Jucu.
DIA 06/07/2023 – QUINTA-FEIRA - PRIMEIRO DIA - 18 HORAS.
MAIS DE CEM ESTUDANTES PARTICIPAM DA SOLENIDADE DE ABERTURA DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NA BARRA DO JUCU, ES
A abertura solene do Congresso ocorreu no dia 06 de julho no Auditório da UMEF Dr. Tuffy Nader na Barra do Jucu, com uma apresentação especial da Banda de Congo Mirim, com a Coordenação de João Carlos e Karina Abeca que apresentaram cerca de quatro músicas, sendo a primeira delas Madalena do Jucu. (Eu fui lá pra Vila Velha / Direto do Grajaú / Só pra ver a Madalena / E ouvir tambor de congo / Lá na barra do Jucú.) Maria Madalena de Jesus Simões, que segundo Mestres de Congo foi a fonte de inspiração para a canção, teve a sua história contada pelo falecido Mestre Antonio Rosa, que esclarece que a música foi escrita pelo Mestre Zé Maria, pai de Madalena, que teria feito a toada para ela, na época do seu nascimento. Em seguida o Cantor e Compositor e Acadêmico Bêko Macedo fez um show de músicas autorais, com uma participação especial da Cantora do Rio de Janeiro, Mariza Sorriso.
Em seguida foi realizada as premiações aos vencedores do Concurso Municipal de Poesias e de Redação das Escolas Municipais de Vila Velha. Da Escola UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho foram classificados os seguintes alunos: 1º lugar, Nicolly Silva Viana, do 5º ano A, aluna da professora: Francinea Lopes da Silva; 2º Lugar, Miguel Marques Costa, do 5ª ano B, aluno da professora: Michele Marques da Silva Mallagutti e em 3º lugar, Rihanna Oliveira de Souza, do 5º ano A, aluna da professora Francinea Lopes da Silva. Também foram classificados e receberam Medalhas os alunos, Diogo Rodrigues Batista, (5º ano A); Yasmim da Silva de Abreu Neves, (5º ano A); Luiz Henrique Rodrigues de Almeida, do 5º ano A, sendo todos alunos da professora Francinea Lopes da Silva.
Da Escola UMEF Alger Ribeiro Bossois foram classificados 20 alunos, sendo eles, 1º lugar, Anailton Ramos Silva, da 7ª série EJA; 2º lugar, aluna, Jamille de Souza Uliana, do 8º ANO D e, em 3º lugar, a aluna Yasmim Laura Souza Brito, do 4º ano A. Foram classificados ainda os alunos, Lorenzo Vieira Pedrini, (4º ANO A); Nicolly Alves Nascimento (4º ANO C); Nicoly Francisco Rodrigues, (4º ANO A); Khristal Carvalho Bispo, (4º ANO A); Heitor Iuri Nicácio, (3º ANO C); Ester Assis Bezerra, (3º ANO C); Nicolas de Jesus Costa, (4º ANO A); Sarah Sampaio Braz, (3º ANO C); Luana Reis dos Santos; Marina Chagas Bueno Nunes, (8º ANO C); Guilherme Ramos Fonseca, (6º ANO A); Giovana Anylta Barcelos Costa, (8º ANO C); Ana Júlia Miron Lyrio Alves, (7º ANO C); Matheus Santiago; Ana Hellen da Paixão Carvalho, (8º ANO C); Ítalo Santos Ferreira, (8º ANO C); Lorenzo Vieira Pedrini.
Foram classificados ainda como Menção Honrosas os seguintes alunos da Escola UMEF Alger Ribeiro Bossois: Karolayne V. F. Schaider. 3º ANO C; Sophia Paulino Oliveira. 3º ano C; Keysiane O. Schaider. 3º ano C; Thiago Ribeiro das Cruz. 5º ano C; Paola Nascimento Souza. 5º ano C; Heitor de Oliveira. 4º ano C; Ykaro Miguel da Silva Marques. 4º ano A; Sofia Mendes dos Santos. 4º ano A; Laís Garcia de Lima. 4º ano A; Raphael Bernardo S. Abis. 3º ano C; Igor Rodrigues Dorta. 4º ano A; João Davi Lopes de Souza. 4º ano A; Davi de Assis Monfardini. 4º ano A; Glaubeson de Oliveira Souza. 4º ano A; Enzo Gabriel Oliveira Lessa. 4º ano A; Michael Kaio Leite Barreto. 4º ano A; Rebeca Andrade Ribeiro. 7º ano A; Kayck Lyrui Ardison; Maria Zilda. 3º ano C; Isaque Douglas Lima de Almeida. 3º ano C; Gleidson de Jesus dos Santos. 3º ano C; Arthur L. M. dos Santos. 3º ano C; Anyliz de Souza Rodrigues. 3º ano C; Maria Vitória Nascimento Rodrigues. 4º ano A; Ana Luiza Menini da Silva. 4º ano C.
Da mesma Escola UMEF Alger Ribeiro Bossois foram classificados ainda os alunos: Isaac Santos da Rosa; Kaleb Gabryel de Lima Paixão; Nicole Nascimento Silva. 3º ano C; Ana Giulia Barbosa Santana. 3º ano C; Lays Emanuella Santana Santos; Nathali Lyrio de Souza; Miguel Santos Cardoso 4º ano B; Cecílya Santana de Jesus. 4º ano A; Bryan Gomes Souza. 4º ano C; Ariel Santos Alves. 4º ano A; Ana Clara Pereira Demarque. 4º ano C; Gabryelly Vitória da Silva Vargas. 4º ano C; Vitória de Paula Vieira; Ana Luiza Gebhardt de Araújo; Ágatha Menon Morais. 3º ano A; Ana Clara Oliveira Carvalho 3º ano A; Natiele Fernandes da Silva. 3º ano A; Valentina dos Santos Zamperline. 3º ano A; Maria Eduarda Pires Alves 3º ano A; Leônidas Santos Aragão. 3 º ano A; Yasmim Costa Lopes. 3º ano A; Kelly de Carvalho Ferreira. 3º ano A; Murilo Ferreira Santos. 3º ano A; Samuel Ferreira Câmara Bezerra. 3º ano A; Pedro Henrique S Dias. 3º ano C; Shoffia Izabelly dos Santos Araújo; Shophia Marcela. 8º ano C; Jhenyser Ketelly Macenos. 8º ano A; Ana Luiza Milioli. 8º ano A.
Da Escola UMEF Dr. Tuffy Nader foram classificados os alunos, Isabela Pinheiro. Fundamental 2, 8ª A; Eloise Oliveira Dias. Fundamental 2, 8ª A; Camilly Martins Patrício. Fundamental 2, 8ª A; Ana Carollina Nunes Dias Lopes. Fundamental 2, 8ª A. e Helena Schmidt Kringer. Fundamental 2, 8ª A e Nathan. Fundamental 2, 8ª A. Todos alunos da professora Simone. Na mesma ocasião foram homenageados também os membros da Comissão Julgadora dos Trabalhos de Redação e Poesias, Eliana Terra Barbosa; Karlla Pio Martinelli Saldanha e Wallace Bertoli Moreira e os Diretores de Escola, Cleudione Guimarães Franca Sasso; Érica Santos Petri e João Carlos Gervásio, além dos professores, Joacles Costa; Alessandra Gomes Ferreira; Francinea Lopes Silva; Graziele; Marisa Marques da Silva Mallagutti; Simone; Renata Marvila e a Secretária Municipal de Educação, Adriana Chagas Meirelles.
DIA 06/07/2023 – QUINTA-FEIRA - PRIMEIRO DIA – 18h30m.
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA REALIZA SESSÃO SOLENE NA ABERTURA
DO XX CONGRESSO DE POETAS TROVADORES E MAIS DE 60 POETAS
SÃO HOMENAGEADOS COM DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
No horário de 19h30m foi iniciada a Solenidade da Câmara Municipal de Vila Velha em comemoração do Dia Municipal do Poeta Trovador, no Município de Vila Velha, Lei N.º 5732 de 11 de abril de 2016, de autoria do Vereador Joel Rangel em homenagem a ACLAPTCTC e a abertura solene do XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores e aos 75 anos de fundação da Academia de Letras de Vila Velha, antigo Centro Cultural “Humberto de Campos”. Também presente na solenidade de abertura do XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores do Vereador Joel Rangel proponente da Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Poeta Trovador no Município de Vila Velha, Lei N.º 5732 de 11 de abril de 2016, de autoria do próprio Vereador Joel Rangel e também presente o Presidente da Associação de moradores da Barra do Jucu, AMORABARRA, Oscar Soares dos Santos, bem como a Presidente da Academia Espirito-santense de Letras, professora Ester Abreu de Oliveira; o presidente da Academia de Letras de Vila Velha, Horacio Xavier e o representante do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Manoel Góes.
O Cerimonial da Câmara Municipal compôs a Mesa que presidiu os trabalhos com o representante do Senhor Prefeito Municipal Arnaldinho Borgo, o Senhor Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Júnior. O Vereador Joel Rangel proponente da Sessão Solene. O presidente da Associação de moradores da Barra do Jucu, AMORABARRA, Oscar Soares dos Santos. A Presidente da Academia Espirito-santense de Letras, professora Ester Abreu de Oliveira. O presidente da Academia de Letras de Vila Velha, Horacio Xavier e o representante do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Manoel Góes.
Após a saudação das autoridades presentes foram realizadas as homenagens com um Diploma por parte do Vereador Joel Rangel em homenagem aos 43 anos do Neotrovismo e, em razão da Solenidade do Dia Municipal do Poeta Trovador no Município de Vila Velha. Foram homenageados no primeiro dia do Congresso, dia 06 de Julho de 2023: A Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, organizadora do evento, através do seu presidente Clério José Borges de Sant Anna; A Academia Espirito-Santense de Letras, entidade fundada em julho de 1921, através de sua presidente Professora Ester Abreu Vieira de Oliveira; A Academia de Letras de Vila Velha, antiga Academia de Letras Humberto de Campos, fundada em março de 1948, através do seu presidente Horacio Xavier; O Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, fundado em junho de 1916, através do seu presidente Getúlio Marcos Pereira Neves, representado na solenidade do Associado Manoel Góes; A ACALEJES, Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo, através da presidente Dra. Margareth Gonçalves Pederzini.
Também foram homenageadas as seguintes Personalidades presentes ou representadas na solenidade: Amélia Schultz Zager, Presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Maria de Jetibá, ES; Ana Paula Santos da Costa da Silva, a Água da Noite, Rio de Janeiro; Antônio José Barbosa Irmão, Cariacica, ES; Araken dos Santos, Magé, Rio de Janeiro; Arlindo de Almeida Nóbrega, São Paulo; Bárbara Gozzer Machado, Santa Maria de Jetibá, ES; Bêko Macedo, Cícero de Macedo Pereira, Vila Velha, ES; Clério José Borges de Sant Anna, Eurico Salles, Serra ES; Cleudiane (Cleide) Guimarães Franca Sasso, Diretora da Escola UMEF Alger Ribeiro Bossois; Cleusa Lourdes Madureira Vidal, Vila Velha, ES; Consuelo Pagani, Escritora; Dalberto Gomes Simões - poeta, escritor, ator e jornalista; Diomedes Maria Caliman Berger, Santa Maria de Jetibá, ES; Dulce Maria Helena Loss Delboni, Cariacica, ES; Edilson Celestino Ferreira, Marataízes, ES; Edite de Abreu Ferreira Nunes, Governador Valadares, MG; Érica Santos Petri, Diretora da Escola Christiano Dias Lopes Filho; Ester Abreu Vieira de Oliveira, Vitória, ES; Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio; Homero Bonadiman Galvêas, Morador da Barra do Jucu; Jacimar Berti Boti, Colatina, ES; João Carlos Gervásio, Diretor da UMEF Dr. Tuffy Nader; João Roberto Vasco Gonçalves, Vitória, ES; José Roberto de Oliveira; Larissa Alessandra Dórea Reis; Ligia Helena Pinheiro Carvalho, São Gonçalo, Rio de Janeiro; Lourival Berger, Santa Maria de Jetibá, ES.
O Vereador Joel Rangel homenageou ainda durante a Sessão Solene as seguintes personalidades Culturais: Lúcia Maria Mattos de Oliveira, Presidente do Núcleo Acadêmico da ACLAPTCTC no Rio de Janeiro; Magnólia Pedrina Sylvestre, Eurico Salles, Carapina, Serra ES; Margareth Gonçalves Pederzini, Ibes, Vila Velha, ES; Margarida Drumond de Assis, Vitória, ES; Maria Celeste Ferreira Esteves; Maria das Graças Gozzer, Santa Maria de Jetibá, ES; Maria Elisabeth Vargas Peixoto - Beth Vargas, Marataízes- ES; Marisa Queiroz de Oliveira e Silva - poeta, escritora e psicanalista; Mariza Sorriso, Escritora e Cantora do Rio de Janeiro; Marta Silva Vieira da Costa, Vitória, ES; Oscar Soares, Presidente da Associação de Moradores da Barra do Jucu; Paulo de Paula, Ator, residente na Barra do Jucu; Pedro Enrique Alves Matos de Oliveira, Rio de Janeiro; Pintor Kleber Galvêas, Barra do Jucu, Vila Velha, ES; Raul Mesquita, Diretor da Associação de Moradores da Barra do Jucu; Renata Marvila, Professora; Ricardo Vereza, Museu Vivo da Barra do Jucu; Rosalina Koelhert, Santa Maria de Jetibá, ES; Sandra Lúcia de Souza Santos, Presidente de Honra da ALASFCON - Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, Bahia; Soêmia Pimentel Cypreste; Valsema Rodrigues da Costa; Vera Lúcia Coser, Viana, ES; Yvete Maria de Souza Santos Ataíde, Acadêmica da ALASFCON - Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, Bahia e Zenaide Emília Thomes Borges, Eurico Salles, Serra, ES. A solenidade foi encerrada no horário de 20h45m.
DIA 07/07/2023 – SEGUNDO DIA – SEXTA-FEIRA - 09h30m.
PASSEIO TURÍSTICO VISITA ATELIER KLEBER GALVÊAS, OFICINA
DE CASACAS E TAMBOR DE CONGO E RENDEIRAS DE BILROS
Na sexta-feira, dia 07 de julho de 2023, segundo dia do Congresso, pela manhã, os Congressistas se encontraram no Atelier do Pintor Kleber Galvêas, na rua Antenor Pinto Carneiro, 66, no Centro da Barra do Jucu, oportunidade em que o artista apresentou o acervo de mais de cem quadros, explicando alguns dos trabalhos, inclusive, o projeto "A Vale, A Vaca e A Pena" com obras expostas desde 1997, onde o Artista protesta contra a disseminação do pó de minério por meio da arte. Kleber nasceu oficialmente em Divisa, (hoje Dores do Rio Preto) ES, em 14/12/1947. Morou em Dores do Rio Preto, São Mateus, Rio de Janeiro e aos 7 anos veio morar na Prainha, Vila Velha, Espírito Santo – Brasil. Em 1974, casou-se com Anita Bonadiman e foram morar na Barra do Jucu, numa singela casa feita há 70 anos, com apenas 1 saco de cimento. Ajudou a criar o Centro de Artes da Barra do Jucu, primeiro espaço privado a mostrar regularmente a Arte produzida no ES. Publicou os livros: “Identidade Capixaba”; “Demolindo a Identidade Capixaba”; “Homero Massena” para a coleção: Grandes nomes do ES. Mantém o seu ateliê aberto ao público todos os dias, das 9:00 às 18:00 horas.
Em seguida o Grupo de participantes do Congresso visitaram a loja de Casacas Artesanais e de Tambores de Congo do Mestre Jonas, passando em frente à residência de Paulo de Paula, com 87 anos, que também é fundador, guardião e diretor do Grupo Teatro da Barra/ES que da janela do sobrado de sua casa acenou para todos. Paulo Spurgeon DePaula nasceu em Ipanema (MG), em 17 de outubro de 1932. Com dois meses de vida, mudou-se com os pais para o Espírito Santo. Com bacharelado e mestrado em Artes pela Truman University (EUA), foi professor da UFES, fundador do grupo Teatro da Barra, em 1976 – à frente do qual segue até hoje. Em seu currículo, há inúmeros trabalhos em teatro e cinema. Como escritor, Paulo publicou obras de sua lavra, peças teatrais e traduções de autores estrangeiros. É ainda membro da Academia de Letras de Vila Velha, ocupando a cadeira que foi de seu pai, Jose Francisco DePaula.
O último local a ser visitado durante o City Tour, foi o espaço das Rendeiras de Bilros, localizado na Rua Mário Tavares, 536 no Centro da Barra do Jucu. A tradição das rendeiras de bilros é um coletivo que atua no resgate do oficio de renda de bilros há mais de um século. Este ofício que já foi a principal fonte de renda das mulheres na Barra do Jucu até meados dos anos 70, ganha força novamente com o projeto de resgate desta cultura. A renda de bilro é uma técnica de confecção têxtil, artesanal, com utilização de bilros – objetos de madeira, com cabeças em uma das pontas, como se fosse um chocalho - sobre uma almofada preenchida muitas vezes de espuma, serragem, capim ou algodão. Sobre a almofada é afixado o desenho ou molde da peça que será confeccionada. Durante a criação, podem ser usados vários bilros, que aumentam a complexidade da produção e também a diversificação de material e cores das linhas usadas.
O City Tour foi concluído com os congressistas se dirigindo para um almoço especial de confraternização, na Cantina Nona Menininha/Espaço Cultural Tambor de Congo, um Restaurante italiano localizado na avenida Ana Penha Barcelos, 207, próximo à praia principal da Barra do Jucu e, que possui um acervo de obra de arte, com pinturas e artesanato.
DIA 07/07/2023 – SEXTA-FEIRA – SEGUNDO DIA – 14h00m.
DOCUMENTÁRIO “HISTÓRIAS OCULTAS DA IGREJA DOS REIS MAGOS” E PALESTRA SOBRE ARTE TERAPIA E SERENATA SÃO DESTAQUES DO 2º DIA
No horário de 14 horas foram retomados os trabalhos do XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores no Auditório da Escola UMEF Dr. Tuffy Nader, tendo o Presidente da ACLAPTCTC, Escritor Clério José Borges feito uma saudação inicial aos presentes recebendo 40 alunos da UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho e 40 alunos da UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira, ocasião em que foi ministrada uma breve Oficina sobre Prosa e Poesia, com a participação dos Escritores Chequer Hanna Bou Habibi e Consuelo Pagani.
Em seguida foi passada a coordenação dos trabalhos para a Escritora Lúcia Mattos, Presidente do Núcleo Acadêmico da ACLAPTCTC, no Rio de Janeiro, sendo iniciado a série de palestras, começando com “a cultura popular na construção da Identidade Infantil” pela professora Patrícia Pereira de Lima Martins, da Cidade de Serra, ES; “A diversidade poética nos Encontros de Língua Portuguesa”, pela Escritora Mariza Sorriso, do Rio de Janeiro e uma apresentação do professor e Escritor José Roberto Oliveira, da Academia de Letras de Vila Velha. Em seguida foi exibido o Filme Documentário “Histórias Ocultas da Igreja dos Reis Magos”, falando sobre Lobisomem e Fantasmas na Igreja Histórica dos Reis Magos construída por volta de 1580, ou seja, há mais de 400 anos no Distrito de Nova Almeida, no Município de Serra, ES, com Direção de Rogério Morais e participação dos Escritores, Teodorico Boa Morte, Roberto Vasco e Clério José Borges.
Após a exibição do filme documentário, as palestras previstas para a sexta feira prosseguiram ocasião em que usou a palavra a Acadêmica Margarida Drumond de Assis, de Vitória, ES, que falou sobre o Movimento Modernista no Brasil, abordando as atividades dos Escritores Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. Após usou a palavra a Escritora Lígia Helena Pinheiro Carvalho, da Cidade de São Gonçalo, RJ que falou sobre “a importância da Cultura nas Escolas”. Em seguida a Escritora Consuelo Pagani, de Vitória, ES, ministrou uma mini Oficina, considerada excelente e, muito elogiada, com o tema, “Arteterapia através de Histórias, instigando o Potencial imaginário.” Por volta das 19h30m os Congressistas se organizaram na entrada da Escola Dr. Tuffy Nader um grupo do Mini Trio Elétrico e se dirigiram até a Praça Pedro Valadares, localizada nas proximidades e, iniciaram a Serenata dos Trovadores, com coordenação Karina, Ian e Museu Vivo. A Serenata foi encerrada no Restaurante Nona Menininha/Espaço Cultural Tambor de Congo.
DIA 08/07/2023 – SÁBADO – TERCEIRO DIA – 09h00m.
DESFILE DA TROVEATA CONTOU COM A BANDA DE MÚSICA DA EMEF SENADOR
JOÃO DE MEDEIROS CALMON E TERMINA COM GRUPO DE PERCUSSÃO
No sábado pela manhã, os Congressistas se concentraram na Praça Pedro Valadares para o tradicional desfile da Troveata, tendo alguns poetas distribuídos poesias para o povo enquanto desfilavam com bandeiras, cartazes e banners. Os Acadêmicos da ACLAPTCTC desfilaram com seus Fardões Amarelo e outros com Pelerines acompanhados de um Mini Trio, com locução da Mestre de Cerimônias, a Acadêmica Margareth Gonçalves Pederzini.
O Desfile da Troveata foi acompanhado pela Banda de Música dos Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental, UMEF Senador João de Medeiros Calmon, com coordenação do Maestro Elicelmo, coordenador Geral das Bandas da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Vila Velha. O encerramento da Troveata contou com um Sarau Poético, com leitura de Poesias e Trovas por parte de vários Poetas Trovadores e ao final ocorreu a apresentação de 22 pessoas do Grupo de Percussão, do "Centro de convivência para a 3a Idade", de Jardim da Penha, Vitória ES, com o comando do Músico Prof. Paulo Bruni.
No horário de 13 horas, a programação do XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores prosseguiu no Auditório da Escola UMEF Dr. Tuffy Nader, com tarde de Lançamento e relançamento de livros e autógrafos de Escritores Capixabas e Brasileiros. O presidente da ACLAPTCTC, Escritor Clério José Borges iniciou os trabalhos com uma saudação inicial aos presentes, passando a coordenação dos trabalhos para a Escritora Lúcia Mattos, Presidente do Núcleo Acadêmico da ACLAPTCTC, no Rio de Janeiro, sendo iniciado a série de palestras, começando com uma mesa redonda com o tema “Encontro com Escritores: Importância da literatura para a formação humana”, com bate papo com os Escritores, Vera Lúcia Coser, da Cidade de Viana, ES; Edilson Celestino Ferreira, da Cidade de Marataízes, ES; Clério José Borges, da Cidade de Serra ES e a escritora Maria Mazza, Rio de Janeiro. Em seguida houve a apresentação do grupo de Poetas da Língua Portuguesa coordenado pela poeta Mariza Sorriso, os escritores, Dalberto Gomes, poeta, escritor, ator e jornalista; Marisa Queiroz - poeta, escritora e psicanalista e de Portugal, Maria Celeste Ferreira Esteves.
Em seguida foi realizada uma mostra áudio visual com a exibição do filme “Queimado, a luta pela liberdade”, sobre a Revolta dos Negros Escravos ocorrida no Distrito do Queimado, hoje no Município da Serra, ES, em 19 de março de 1849 e que resultou no enforcamento de dois Negros, Chico Prego na região da Serra Sede e João da Viúva Monteiro em frente à Igreja do Queimado, ocorrendo então uma “roda de conversa” após o filme, com os Cineastas Rogério Morais e Suzi Nunes e com o Pesquisador e Historiador, Clério José Borges, também ator do filme, onde atuou no papel do Frei Gregório José Maria de Bene, o padre que teria prometido a alforria, ou seja, a liberdade aos negros que ajudaram na construção da Igreja de São José.
Em seguida a coordenadora dos trabalhos, Escritora Lúcia Mattos apresentou o Cantor e Compositor Luciano Máximo, da Cidade de Linhares, no norte do Estado do Espírito Santo que cantou três músicas. Em seguida que houve a apresentação da palestra, “A Mulher Capixaba e a Poesia”, com a escritora Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio, Vila Velha, ES. Em seguida coube ao Escritor Chequer Hanna Bou Habibi, da cidade de Ibatiba, ES, falar sobre “As cartas como prática literária”. O Escritor José Roberto Oliveira em seguida abordou o tema “da Literatura poética livre ao livro acadêmico científico”. O ciclo de palestras do Sábado, terceiro dia foi encerrado com a apresentação da Acadêmica, professora Lúcia Maria Mattos de Oliveira, do Rio de Janeiro que abordou o tema "O Papel da Educação na Transformação Social e Poética".
DIA 08/07/2023 – SÁBADO – TERCEIRO DIA – 18h00m.
ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES RECEBE
EM EVENTO PRESENCIAL CINCO NOVOS ACADÊMICOS IMORTAIS.
No horário de 18h30m foi iniciada a Solenidade Oficial da ACLAPTCTC com a posse presencial de cinco novos acadêmicos sendo eles: 1 - Acadêmica Titular, Bárbara Gozzer Machado, Cadeira N.º 44, tendo como Patrono, o poeta falecido de Santa Maria de Jetibá, Hilário Francisco Binow. Bárbara teve como padrinho o Poeta de Magé, RJ, Araken dos Santos. Foram ainda empossados na condição de Acadêmicos Correspondentes, 2 - Marta Silva Vieira da Costa, patronesse Lia Luft, que teve como como padrinho, o marido, Adelias Vieira da Costa e como madrinha, Arcângela Pivetta dos Santos; 3 - Arlindo da Silva Nóbrega, Cadeira 104, patrono Ronaldo Cunha Lima, que teve como madrinha Diomedes Maria Caliman Berger; 4 - Sandra Lúcia de Souza Santos, Cadeira 105, Patronesse Nélida Piñon, que teve como madrinha Yvete Maria de Souza Santos Ataíde; 5 - Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio, cadeira 106, patronesse Cora Coralina, que teve como madrinha a Acadêmica, Advanir Rosa. E, ausente por morar nos Estados Unidos da América, foi considerado empossado Antônio José de Araújo, Cadeira 107, que tem por patrono Dr. Daisaku Ikeda.
Também foram empossados na forma virtual 15 Acadêmicos do Estado da Paraíba, indicados pela Mestre em Linguística da Universidade da Paraíba, Tânia Regina Castelliano, presidente da Academia de Cabedelense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL, da cidade de Cabedelo, Paraíba. Os Acadêmicos considerados empossados mesmo não estando presentes, em razão de residirem no Estado da Paraíba, no Nordeste brasileiro, foram: Vitor Hugo Peixoto Casteliano, Cadeira 19, na qualidade de Acadêmico Honorário Benemérito, tendo como patrono: Marco Antonio Peixoto Castelliano. Como Acadêmicos Correspondentes foram empossados: 1 - Ana Isabel de Souza Leão, Cadeira: 103, Patrono: José de Lima Siqueira; 2 - Aroaldo Sorrentino Maia, Cadeira 89, Patrono Hermes Nascimento; 3 - Tania Regina Castelliano, Cadeira 90, Patrono: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos; 4 - Cicero Caldas Neto, Cadeira: 91, Patronesse: Analice Caldas; 5 - Cosmo Feliciano da Silva, Cadeira: 92, Patrono: Virginius da Gama e Melo; 6 - Gilvando Estevam, Cadeira: 93, Patrono: Alfredo Barbosa dos Santos, Pe.;
Ainda considerados empossados como Correspondentes, as Personalidades Culturais residentes no Estado da Paraíba, 7 - Marilia Figueiredo Burity, Cadeira: 94, Patronesse: Maria Clara Jacob Machado; 8 - Jorge Costa de Luna Freire, Cadeira: 95, Patrono: João Lelis de Luna Freire; 9 - Maria do Socorro Medeiros Souza Sorrentino, Cadeira: 96, Patrono: Carlos Drummond de Andrade; 10 - Marta Regina Chaves Camilo, Cadeira: 97, Patrono: Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha; 11 - Pedro Henrique Monteiro Cordeiro, Cadeira: 98, Patrono: Lêdo Ivo; 12 - Vera Lúcia de Almeida Simões, Cadeira: 99, Patrono: Enivaldo de Figueiredo Miranda; 13 - Sebastião Tavares Campos Quintans, Cadeira: 100, Patronesse: Maria das Graças Carlos Rezende; 14 - João Batista Condado de Matos, Cadeira: 102, Patrono: Heitor Villa-Lobos.
O Presidente Clério José Borges após o Juramento Acadêmico de cada um dos recipiendários os declarou empossados passando a palavra para cada um com objetivos de se apresentarem e falarem sobre os seus Patronos ou Patronesses. Usaram da palavra, Marta Silva Vieira da Costa; Arlindo da Silva Nóbrega; Sandra Lúcia de Souza Santos e Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio.
DIA 08/07/2023 – SÁBADO – TERCEIRO DIA – 19h00m.
VENCEDORES E VENCEDORAS DOS CONCURSOS DE POESIAS
E DE TROVAS DA ACLAPTCTC RECEBEM SUAS PREMIAÇÕES.
Em seguida a Mestre de Cerimônias, Dra. Margareth Gonçalves Pederzini, também Acadêmica da ACLAPTCTC, passou ao momento de entrega de prêmios, Troféus, Medalhas e Diplomas dos vencedores dos Concursos realizados pela ACLAPTCTC, bem como a entrega das Comendas Castro Alves, Donatário Vasco Coutinho e CONDE e CONDESSA.
Passou-se então ao primeiro Momento de Outorga.
Premiação dos Vencedores do Concurso de Poesias e de Trovas 2023. NACIONAL. (Textos de autores não residentes no Estado do Espírito Santo):
1º Lugar: Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho, Santa Tereza, Juiz de Fora, MG:
Mulher por Deus consagrada,
gerando uma nova vida,
vive, na vida gerada,
a própria vida vivida.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho, Juiz de Fora, MG.
2º Lugar: Joel Francisco Souza Batista, Santarém, Estado do Pará:
Toda mulher bem formosa
bonita como uma flor,
deixa o poeta bem prosa
e inspirado o trovador.
Joel Francisco Souza Batista, Santarém, Estado do Pará.
3º Lugar: Juarez Francisco Moreira da Silva, Rio das Ostras, RJ;
“Maria” fonte altaneira
da “Estrada… Verdade… Luz”.
Mulher que foi pioneira
a chamar Deus de Jesus…
Juarez Francisco Moreira da Silva, Rio das Ostras, RJ.
4º Lugar: Erivan Augusto Santana, Cidade de Teixeira de Freitas, Bahia;
Mulher que me tem cativo
com apenas um olhar…
Por você eu sobrevivo
nessa aventura de amar.
Erivan Augusto Santana, Teixeira de Freitas, Bahia.
5º Lugar: Adelgício Ribeiro de Paula, Franco da Rocha, São Paulo:
Eu não penso um segundo
ou seja, em tempo qualquer,
como seria este mundo
se não existisse a mulher!
Adelgício Ribeiro de Paula, Franco da Rocha, SP.
6º Lugar: Joelma Bezerra dos Santos Correia, Natal, RN;
7º Lugar: Elvira Glória Drummond Miranda, Fortaleza, Ceará;
8º Lugar: MIFORI, São José dos Campos, SP;
9º Lugar: Lóla Prata, Bragança Paulista, SP;
10º Lugar: Geraldo Trombin, Americana, São Paulo;
MENÇÕES HONROSAS, (Pela qualidade das TROVAS, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Categoria Especial com direito a premiação com Diploma):
Almir Zarfeg;
Luiza Fillus, Irati, Estado do Paraná;
Fernando Máximo, AVIS, PORTUGAL;
Abílio Kac, Gávea, Rio de Janeiro;
Sílvio Romero Ribeiro Tavares, Campinas, SP;
Júlio Augusto Gurgel Alves;
Dilercy Aragão Adler, São Luis, Maranhão;
Walter Antônio Dias Duarte, Itu, São Paulo;
Wanda Cristina da Cunha e Silva, São Luis, Maranhão;
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
(Em razão da grande quantidade de Textos de Capixabas, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Premiação Especial para os residentes no Estado do Espírito Santo):
1º Lugar: Jacimar Berti Botti, Cidade de Colatina, Norte do Espírito Santo;
No jardim do grande amor
Eu brinquei de bem-me-quer
No peito guardei a flor
Para o dia da mulher.
Jacimar Berti Botti, Colatina, ES.
2º Lugar: Marcos Bubach, Santo André, Cariacica, ES;
És divina criação
Vivifica onde estiver
Trouxe ao mundo a salvação
Em vosso ventre, mulher.
Marcos Bubach, Cariacica, ES
3º Lugar: Emílio Soares da Costa, Vitória, ES:
Mulher é fogo que acende
com carinho e devagar.
Se parar, lhe repreende,
não quer ver fogo apagar.
Emílio Soares da Costa, Vitória, ES
4º Lugar: Margareth Gonçalves Pederzini, Bairro do Ibes, Vila Velha, ES;
5º Lugar: Marcos Bubach, Santo André, Cariacica, ES;
A Diretoria da ACLAPTCTC e, de modo Especial o Presidente Clério José Borges e o Secretário Geral, João Roberto Vasco Gonçalves agradecem a confiança e participação de todos. Muito obrigado. Os agradecimentos são também de modo Especial, a Professora Déa Barbosa Aguiar, residente no Bairro Eurico Salles, que convidada para dar notas e presidir uma Comissão Julgadora, prontamente atendeu à solicitação, em razão da Professora Maria Delboni, Julgadora Oficial da ACLAPTCTC encontrar-se no Estado de Minas Gerais.
RESULTADO DO CONCURSO DE POESIAS. NACIONAL. (Textos de autores não residentes no Estado do Espírito Santo):
1º Lugar: Elvira Glória Drummond Miranda, Joaquim Távora, Fortaleza, Ceará, com a Poesia “No Espelho”; 2º Lugar: Adelgício Ribeiro de Paula, Franco da Rocha, São Paulo, com a Poesia “Muitas Marias com outros nomes”; 3º Lugar: Lígia Helena Pinheiro Carvalho, São Gonçalo, Rio de Janeiro, com a Poesia “Ser Mulher”; 4º Lugar: Fernando Máximo, Avis, Portugal; 5º Lugar: Marcus José do Nascimento e Silva, Maranguape, Ceará; 6º Lugar: Edmilson Sanches, Caxias, Maranhão; 7º Lugar: Gianetti Lopes Pereira, Nova Lima, MG; 8º Lugar: Antônio José de Araújo, Chicago, Illinois, Estados Unidos; 9º Lugar: José Olívio Paranhos Lima, Alagoinhas, Bahia; 10º Lugar: Carlos Alberto de Assis Cavalcante, Arcoverde, Pernambuco.
MENÇÕES HONROSAS, (Pela qualidade dos Poemas, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Categoria Especial com direito a premiação com Diploma).
Menções Honrosas para as Poesias dos Poetas: Eivam Santana, Teixeira de Freitas, Bahia; Márcia Jaber de Barros Moreira, Juiz de Fora, MG; Dalva Frahlich, São Gonçalo, Rio de Janeiro; Joel Francisco Souza Batista, Santarém, Pará; MIFORI, São José dos Campos, SP; Luiza Fillus, Irati, Paraná; Geraldo Trombin, Americana, São Paulo; José Gomes da Silva, Sumaré, São Paulo.
CONCURSO DE POESIAS – Resultado os Participantes residentes no Estado do Espírito Santo. ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. (Em razão da grande quantidade de Textos de Capixabas, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Premiação Especial para os residentes no Estado do Espírito Santo):
1º Lugar: Jacimar Berti Botti, São Silvano, Colatina, ES, com o Poema “A beleza da Mulher”; 2° Lugar: Genival Silva de Souza, Ibatiba, ES, com a Poesia “Criação Divina”; 3º Lugar: Fabiane Silva Costa, Praia de Santa Helena, Vitória, ES, com a Poesia, “Lilith”; 4º Lugar: José Roberto de Oliveira, Praia do Canto, Vitória, ES; 5º Lugar; Anacleto Rodrigues da Silva, Jardim da Penha, Vitória, ES; 6º Lugar: Sandra Lúcia de Souza Santos, Vale Encantado, Vila Velha, ES; 7º Lugar: Kássio Barreiros Paiva, Bairro República, Vitória, ES; 8º Lugar: Marinalha de Jesus Chamone, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, ES; 9º Lugar: Margareth Gonçalves Pederzini, Ibes, Vila Velha, ES; 10º Lugar: Lenaldo Ferreira (Aldo Veranato), Guarapari, ES.
MENÇÕES HONROSAS, (Pela qualidade dos Poemas, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Categoria Especial com direito a premiação com Diploma).
Menções Honrosas para as Poesias dos Poetas: André Luis Soares, Praia do Morro, Guarapari, ES; José Renato Coan, Laranja da Terra, ES; Marcos Bubach, Santo André, Cariacica, ES; Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio, Praia das Gaivotas, Vila Velha, ES; Victor Souza Pinto, Vale Encantado, Vila Velha, ES; Maria Aparecida de Jesus Santos, Jardim Limoeiro, Serra, ES; Vinicius Viana, André Carlone, Serra, ES; Amélia Schultz Zager, Santa Maria de Jetibá, ES; Emílio Soares da Costa, Praia do Canto, Vitória, ES; Edilson Celestino Ferreira, Centro, Marataízes, ES; Elaine dos Santos de Araújo (Elaine Sohelo), Itapemirim, Cariacica, ES; Lucas Albani Rosa, Praia da Costa, Vila Velha, ES; Dora Martins Cypreste, Santa Clara, Centro, Vitória, ES.
CONCURSO DE TROVAS E OUTRAS POESIAS – EDIÇÃO ESPECIAL
POESIAS – CLASSIFICAÇÃO
1º Lugar – Carlos Alberto campos – Poesia – SER MULHER
2º Lugar – Carlota Ferreira Holanda Duarte – Poesia: PRESA QUE NÃO TE QUERO PRESA
3º Lugar – Carlos Alberto campos – Acróstico – Acróstico: MULHER
4º Lugar – Ana Paula Santos da Silva – Poesia: ZINGARA
5º Lugar – Leonilda Yvonetti Spina – Poesia: MULHER DE HOJE
6º Lugar – Leonilda Yvonetti Spina – Poesia: MULHER E FLOR
7º Lugar – Laurany Marcia Matiello Redins – Poesia: O ÚLTIMO VERSO
CONCURSO DE TROVAS TEMA CARNAVAL REALIZADO EM JANEIRO / FEVEREIRO DE 2023: (Entrega pelos Diplomas). CONCURSO DE TROVAS, TEMA CARNAVAL. – 87 Concorrentes
1º Lugar
Carnaval pra mim já era,
samba, só samba-canção,
batucada, quem me dera,
só a do meu coração.
Arlindo da Nóbrega, São Paulo.
2º Lugar
Carnaval mal acabou,
a nostalgia me invade,
da musa que me beijou
vai ficando só saudade!
Adelgício Ribeiro de Paula, Franco da Rocha, SP.
3º Lugar
Não gosto de Carnaval,
curto somente o feriado.
Para quem gosta é legal,
cada qual no seu quadrado.
Aroldo Brito - Anastácio - MS
4º Lugar
Alegria é Carnaval,
com amor e amizade.
É riqueza Cultural,
e turismo na cidade.
Berenice A. Tavares - Vitória/ES
5º Lugar
Carnaval samba folia,
bloco, escola, foliões.
Marchinhas, som, fantasia,
encontro de multidões.
Teodorico Boa Morte, Nova Almeida, Serra ES.
6º Lugar
Três dias, muita alegria,
propícia o Carnaval,
descontração contagia,
um momento especial.
Lenaldo Ferreira, Guarapari, ES.
7º Lugar
Carnaval não acabou,
sigo feliz a pular.
A alegria que chegou,
nunca vai se acabar
Marinalha de Jesus Chamone, Vila Velha, ES.
8º Lugar
Esquecem do dia mal,
muitos estão a dançar.
Bloquinho de carnaval,
entendem que é só pular.
Josiara Oliveira 9Parque Residencial Laranjeiras, Serra, ES
9º Lugar
Samba, sol e vendaval,
sorrisos, muita alegria.
É o povo no carnaval,
cada uma sua fantasia.
Jacimar Berti Boti - Colatina-ES
10 Lugar
Carnaval minha paixão,
Hoje em dia só lembranças.
são tempos de compaixão,
e de grandes esperanças.
Monica Rosenberg
Menção Honrosa 1
No Carnaval, vai pular,
e bailar a noite inteira!
A Inupta quer ganhar
Uma paixão verdadeira!
Rogério Morais - Serra/ES
Menção honrosa 2
Carnaval já começou
desde aqui tão solitária
ficarei com o que sobrou
daquela noite ordinária.
Ângela Verissimo/Serra/ES
Menção Honrosa 3
A festa, minha alegria,
o desfile popular.
Carnaval com poesia,
para no salão pular.
Joel Francisco Souza Batista. Santarém
Menção honrosa 4
Caçada no carnaval,
"lanternava" o caçador.
após ter amor carnal:
que carne cara, amor!
Edilson Celestino
Menção honrosa 5
Nos antigos carnavais
em meio a lindas marchinhas,
suspiravam muitos ais,
dos foliões às mocinhas.
Luiza -Irati/PR
MOMENTO DE PREMIAÇÃO E DE OUTORGAS
O Conselho de Decanos da ACLAPTCTC outorga o Grau de Comendador (a) Emérito(a) e a Comenda Castro Alves, por relevantes serviços prestados à Cultura Brasileira as seguintes Personalidades:
Comendador Aroaldo Sorrentino Maia.
Comendadora Tania Regina Castelliano.
Comendador Cicero Caldas Neto.
Comendador Cosmo Feliciano da Silva.
Comendador Gilvando Estevam da Silva.
Comendadora Marilia Figueiredo Burity.
Comendador Jorge Costa de Luna Freire.
Comendadora, Maria do Socorro Medeiros Sousa Sorrentino Maia.
Comendadora Marta Regina Chaves Camilo.
Comendador Pedro Henrique Monteiro Cordeiro.
Comendadora Vera Lúcia de Almeida Simões.
Comendador Sebastião Tavares Campos Quintans.
Comendadora Marta Silva Vieira da Costa.
Comendador João Batista Condado de Matos.
Comendadora Ana Isabel de Souza Leão Andrade.
Comendador Wilson Sylvah.
Comendador Araken dos Santos.
Comendadora Edite de Abreu Ferreira Nunes.
Comendadora Maria Esther Torinho.
Comendador Vitor Hugo Peixoto Castelliano.
Comendador Sandra Lúcia de Souza Santos.
Comendador Almir Pinto de Azevedo.
Comendadora Yvete Santos Ataíde.
Comendador José Gomes da Silva – Ventania do Sertão.
Terceiro momento de premiação e Outorgas. O Conselho de Decanos da ACLAPTCTC outorga o Grau de Comendador (a) Emérito(a) e a Comenda Donatário Vasco Coutinho, por relevantes serviços prestados à Cultura Brasileira as seguintes Personalidades:
COMENDA DONATÁRIO VASCO COUTINHO 2023
1 – Comendador Edmilson Sanches
2 – Comendadora Mariza Sorriso
3 – Comendadora Margarida Drumond de Assis
4 – Comendadora Profª Ester Abreu Vieira de Oliveira
5 – Comendador Edilson Celestino Ferreira
6 – Comendadora Marinalha de Jesus Chamone
7 – Comendador Roberto Vasco
8 – Comendador Clério José Borges
9 – Comendador Dr. Joel Rangel
10 – Comendadora Edite de Abreu Ferreira Nunes
11 – Comendador Almir Pinto de Azevedo
12 – Comendador Pintor Premiado Kleber Galvêas
13 – Comendador Araken dos Santos
14 – Comendadora Mariza Sorriso
Quarto momento de premiação e de outorgas.
O Conselho de Decanos da ACLAPTCTC outorga o Título de Conde e Condessa as seguintes Personalidades:
1 – Antônio José Barbosa Irmão;
2 – Araken dos Santos;
3 – Chequer Hanna Bou Abib;
4 – Edilson Celestino Ferreira;
5 – Geraldo Fernandes;
6 – Roberto Vasco;
7 – Romero Cesar de Almeida Siqueira;
8 – Condessa Adriana Dutra Amaral;
9 – Condessa Beth Vargas;
10 – Condessa Maria Mazza;
11 – Condessa Soêmia Pimentel Cypreste;
DIA 09/07/2023 – DOMINGO – QUARTO E ÚLTIMO DIA – 10h00m.
CELEBRAÇÃO EM TROVAS NA IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
NA BARRA DO JUCU EMOCIONA A TODOS TROVADORES PRESENTES
No Domingo pela manhã os Congressistas se reuniram na Igreja Nossa Senhora da Glória onde havia sido realizada uma Missa com vários batizados, tendo a Comunidade, através da Senhora Laura e do Padre George cedido o espaço da Igreja para a Celebração em Trovas que foi realizada pelo Celebrante Thacio Malta, em razão da realização do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, com representantes de diversas cidades brasileiras. O texto principal é de autoria do Trovador Antônio Augusto de Assis, residente na Cidade de Maringá, no Estado do Paraná, tendo sido inseridas Trovas adaptadas para a ocasião, de autores diversos, entre os quais Zeni de Barros Lana, de Belo Horizonte, MG e Clério José Borges, Serra, ES e Kátia Bobbio de Conceição da Barra, ES.
A professora Valsema Rodrigues da Costa leu o Poema de abertura que fala sobre a criação da Terra e a Entrada da Bíblia foi com o Casal, Clério José Borges e Zenaide Emília Thomes Borges. As leituras foram feitas pela Acadêmica Diomedes Maria Caliman Berger, a 1ª Leitura e Kátia Maria Bobbio Lima, a 2ª Leitura. Ao final foi concedida a palavra ao Vereador Joel Rangel que falou sobre o Patrono dos Poetas Trovadores, São Francisco de Assis e os Poetas presentes leram ou declamaram poesias, destacando-se as apresentações do Comendador Araken dos Santos; Comendadora Edite de Abreu Ferreira Nunes; Comendadora Sandra Lúcia de Souza Santos; Comendadora Yvete Santos Ataíde; Escritora e Presidente da Academia de Letras de Santa Maria de Jetibá, Amélia Schultz; Comendadora Margarida Drumond de Assis; Comendadora Vera Lúcia Coser; Escritora Marisa Queiroz; Escritora Lígia Helena Pinheiro Carvalho; Escritor José da Boa Morte Teixeira Filho; Escritor Clério José Borges e vários outros ilustres Poetas. Em seguida no interior da própria Igreja e por decisão dos presentes foi realizada a Solenidade de Encerramento do XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, com a escolha da próxima Cidade que sediará o XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES DE 2024, tendo a Acadêmica Benemérita da ACLAPTCTC, Diomedes Maria Calimam Berger anunciado a candidatura da Cidade de Venda Nova do Imigrante considerada a Capital do Agro Turismo, sendo a proposta sido aprovada por unanimidade de todos os presentes.
Na ocasião em que o Presidente da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo CTC, Clube dos Trovadores Capixabas, Clério José Borges anunciado que no próximo ano será o seu ano Sabático e que só irá organizar o Congresso se for “Cavalo Selado” ou seja um evento com verba específica sem precisar de ficar com pires nas mãos pedindo ajuda financeira aos Acadêmicos através de Comendas. A colocação do Presidente Clério José Borges foi aprovada, tendo a Acadêmica Diomedes informado que todas as providencias serão tomadas juntos as autoridades para que haja recursos financeiros para todas as atividades possíveis, como compra de Troféus, Confecção de Diplomas, compra de Medalhas, hospedagem e alimentação dos principais conferencistas e palestrantes, filmagens, fotografias e estrutura para a Troveata, Serenata e Saraus Poéticos. O Presidente Clério José Borges informou que os que desejarem poderão solicitar via WhatsApp, o Certificado (Diploma) de participação do evento. Houve as Despedidas e por volta das 13.00 horas houve o almoço de Confraternização e despedidas, por adesão, no Restaurante Nona Menininha/Espaço Cultural Tambor de Congo.
O Evento foi GRATUITO para professores, Escritores, Prosadores, Poetas, Pesquisadores da Cultura Popular, Trovadores, Estudantes, Repentistas, Corpo Acadêmico e o povo em geral. Na programação Palestras, Oficinas Literárias de Criação Poética e de Trovas, Troveata, Desfile, Serenata e Missa (Celebração) em Trovas; Mostra Áudio Visual com a exibição de dois Filmes Documentários. Concurso Relâmpago de Trovas. Sarau Poético.
O evento foi realizado por quatro dias, com várias atividades culturais, no pátio de entrada e no Auditório da Escola UMEF Dr. Tuffy Nader, na Barra do Jucu, Vila Velha, ES. Numa contagem envolvendo pessoas participantes no Auditório, Estudantes e familiares dos Estudantes classificados no Concursos Municipais de Redação e Poesias e, na Serenata e Na Troveata, participaram do evento um total de aproximadamente 700 (Setecentas pessoas) distribuídas pelos quatro dias do Congresso, numa contagem que envolve os eventos coletivos como Serenata, Missa em Trovas, Desfile da Troveata e saraus Poéticos e Show do Bêko Macedo, Marisa Sorriso, Lúcia Mattos e Luciano Mattos. Houve muito interesse pessoal no tipo de produto, música de Seresta, Show com artistas presentes no evento, bem como pelo tipo de produto em foco (livro) e Literatura ou por terem ligações familiares ou de amizade com os vencedores do Concurso, Estudantes e Poetas homenageados durante os dias do evento.
PRESENÇAS ILUSTRES
Foi possível registrar a presença das seguintes entidades e/ou autoridades, através do preenchimento de Ficha de Inscrição e de assinaturas no Livro de Registro de Presenças:
1) Acadêmica Marta Silva Vieira da Costa, Vila Velha, ES;
2) Acadêmica Titular, Bárbara Gozzer Machado, Santa Maria de Jetibá, ES;
3) Adelias Vieira da Costa;
4) Advanir Rosa da Silva Souza, Acadêmica da ACLAPTCTC;
5) Aldine Leal de Azevedo do Carmo;
6) Alessandra Fonseca Machado;
7) Amélia Schultz Zager, Presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Maria de Jetibá, ES;
8) Ana Drumond;
9) Ana Paula Santos da Costa da Silva, a Água da Noite, Rio de Janeiro;
10) Anadir Bastos Bello;
11) Anita Bonadiman Galvêas;
12) Antenor Júnior;
13) Antônio José Barbosa Irmão, Cariacica, ES;
14) Antônio Vieira Sampaio (Natural);
15) Araken dos Santos, Magé, Rio de Janeiro;
16) Arcângela Pivetta dos Santos;
17) Arlindo da Silva Nóbrega, Editor do Jornal LITERARTE, de SÃO PAULO;
18) Augusto Cesar Martins;
19) Bêko Macedo, Cícero de Macedo Pereira, Vila Velha, ES;
20) Cláudia Negra Luz, Vila Velha, ES;
21) Clercy de Freitas Braga, ABECA;
22) Clério José Borges de Sant Anna, Presidente da ACLAPTCTC;
23) Cleudiane (Cleide) Guimarães Franca Sasso, Diretora da Escola UMEF Alger Ribeiro Bossois;
24) Cleusa Lourdes Madureira Vidal, Vila Velha, ES;
25) Consuelo Pagani, Escritora;
26) Dalberto Gomes Simões, da APPERJ, Associação Profissional de Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro;
27) Davi Lucas Teixeira Rocha;
28) Diomedes Maria Caliman Berger, Santa Maria de Jetibá, ES;
29) Dione Rodrigues;
30) Dulce Helena Loss Delboni, Campo Grande, Cariacica, ES;
31) Edilson Celestino Ferreira, Marataízes, ES;
32) Edite de Abreu Ferreira Nunes, Governador Valadares, MG;
33) Eliana Terra, SEMED, Coordenação das Bibliotecas Municipais de Vila Velha;
34) Elis Gonçalves, Cariacica, ES;
35) Emílio Soares da Costa, Bairro Jabour, Vitória, ES;
36) Érica Santos Petri, Diretora da Escola Christiano Dias Lopes Filho;
37) Escritor Chequer Hanna Bou Habibi, da Academia de Letras de Ibatiba, ES.
38) Escritor José da Boa Morte Teixeira Filho, MOVIMENTO CULTURAL ARTPOESIA;
39) Escritora Margarida Drumond de Assis;
40) Ex-Presidente da ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, Acadêmica Maria Suzi da Costa Nunes.
41) Ex-Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Rogério de Morais Martins e Diretor de Cinema.
42) Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio;
43) Fernanda Ribeiro Gomes Rangel, ABECA;
44) Geraldo Fernandes, Vitória, ES.
45) Graça Gozzer, Academia de Letras e Artes de Santa Maria de Jetibá, ES;
46) Homero Bonadiman Galvêas, Escritor residente em Barra do Jucu, Vila Velha, ES;
47) Imiliano Jorge Bahia, Cariacica, ES;
48) Inúmeros outros ativistas de literatura, música, audiovisual, artes plásticas e outras áreas culturais, da Serra e região, cujos nomes não vão aqui listados porque não foi possível anotar ou identificar.
49) Jacimar Berti Botti, Colatina, ES;
50) Jane Duarte;
51) João Carlos Gervásio, Diretor da UMEF Dr. Tuffy Nader;
52) João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral da ACLAPTCTC;
53) José Roberto de Oliveira, Escritor da Academia de Letras de Vila Velha;
54) Karla Pio M. Saldanha;
55) Kauan Margem dos Santos;
56) Kleber Assis Galvêas;
57) Larissa Alessandra Dórea Reis;
58) Lenaldo Ferreira da Silva, Guarapari, ES;
59) Lígia Helena Pinheiro Carvalho, da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, São Gonçalo, Rio de Janeiro;
60) Lourival Berger, Ex-Deputado Estadual e Ex-Prefeito de Domingos Martins, ES
61) Lúcia Drumond;
62) Marcos Bubach, Primeiro Presidente Fundador da Academia Cariaciquense de Letras, Cariacica, ES;
63) Maria Angela Farias Soffiatti, Santa Lúcia, Vitória, ES;
64) Maria Celeste de Oliveira Pinto Ferreira Esteves;
65) Maria da Cunha Lima Delboni, Guarapari, ES;
66) Maria de Assis Drumond;
67) Maria Elizabeth Vargas Peixoto;
68) Maria Mazza da Silva, Rio de Janeiro, RJ;
69) Marina Vieira Machado;
70) Marisa Queiroz de Oliveira e Silva, da APPERJ, Associação Profissional de Poetas profissionais do Estado do Rio de Janeiro;
71) Nelson Pereira da Silva Junior, Praia das Gaivotas, Vila Velha, ES;
72) Orlando G. Oliveira;
73) Otávio Oliveira dos Santos;
74) Patrícia Villas Boas;
75) Pedro Enrique Alves Matos de Oliveira, Rio de Janeiro;
76) Penha Miriam Passos;
77) Pintor Kleber Galvêas, Barra do Jucu, Vila Velha, ES;
78) Poliana Regis;
79) Pollyana Ribeiro P. Barreto Correa;
80) Poucos mais de 50 Estudantes, dos 80 classificados, que acompanhados de seus pais que estiveram presentes na Solenidade de Abertura do Evento para receberem Medalhas e Diplomas como classificados no Concurso de Redação e de Poesias com o tema, “Vila Velha, 488 anos de história”, cujos nomes não foi possível anotar ou identificar.
81) Presidente da Academia de Letras de Vila Velha, Horacio Xavier;
82) Presidente da Academia Espirito-santense de Letras, professora Ester Abreu de Oliveira;
83) Presidente da Associação de Moradores da Barra do Jucu, AMORABARRA, Oscar Soares dos Santos;
84) Raul Mesquita, Diretor da Associação de Moradores da Barra do Jucu;
85) Renata Marvila, Professora;
86) Representando o Senhor Prefeito Municipal Arnaldinho Borgo, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Júnior;
87) Representante do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Manoel Góes.
88) Ricardo Lodi Vereza, MUSEU VIVO DA BARRA;
89) Rosalina Koelhert, Santa Maria de Jetibá, ES;
90) Sandra Lúcia de Souza Santos, Presidente de Honra da ALASFCON - Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, Bahia; Soêmia Pimentel Cypreste;
91) Soêmia Pimentel Cypreste, Vitória, ES;
92) Um total de 20 estudantes integrantes da Banda Marcial da Escola UMEF Senador João de Medeiros Calmon, que participou do Desfile da Troveata.
93) Um total de 22 pessoas do Grupo de Percussão, do "Centro de convivência para a 3a Idade", de Jardim da Penha, Vitória ES, com o comando do Músico Prof. Paulo Bruni.
94) Valsema Rodrigues da Costa;
95) Vera Lúcia Coser, Viana, ES;
96) Vereador da Cultura, Joel Rangel;
97) Visitas confirmadas no Congresso: 06/07 às 14h - 40 alunos da UMEF Gov. Christiano.
98) Visitas confirmadas no Congresso: 07/07 às 14h - 40 alunos da UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho e 40 alunos da UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira;
99) Wallace Bertoli Moreira, Bibliotecário e Acadêmico da ACLAPTCTC;
100) Ycaro Souza de Amaral;
101) Yvete Maria de Souza Santos Ataíde, Acadêmica da ALASFCON - Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde, Bahia;
102) Zenaide Emília Thomes Borges, Eurico Salles, Carapina, Serra, ES;
CONVIDADOS
A estimativa é de que o evento tenha contado com a participação total de aproximadamente 1.500 (Hum Mil e Quinhentas pessoas) distribuídas pelos três dias do Congresso e pela realização de eventos coletivos como Serenata, Missa em Trovas, Desfile da Troveata e Show Popular gratuito. Houve muito interesse pessoal no tipo de produto, música de Seresta, Show com os artistas Luciano Máximo de Linhares, Marisa Sorriso do Rio de Janeiro e Bêko Macedo, de Vila Velha, ES e o tipo de produto em foco (livro) e Literatura ou por terem ligações familiares ou de amizade com os vencedores do Concurso e Poetas homenageados durante os três dias do evento.
O XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores teve o Patrocínio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Educação de Vila Velha e Associação de Moradores da Barra do Jucu, Museu Vivo da Barra, Banda de Congo e Moradores e Comércio local
O Presidente da ACLAPTCTC, Clério José Borges agradece a presença de todos.
Muito obrigado a todos.
CARTA DA BARRA DO JUCU
Nós, Congressistas de várias Academias, Associações e Entidades Culturais Brasileiras e Acadêmicos, membros da ACLAPTCTC reunidos por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado de 06 a O9 de julho de 2023, no Auditório da Escola Municipal UMEF Dr. Tuffy Nader, na Rua Antônio Fonseca, S/N, Barra do Jucu, no Município de Vila Velha, ES, no dia 09 de Julho de 2023, sob a coordenação do Presidente da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, o Escritor e Trovador Clério José Borges de Sant Anna, resolvemos elaborar a presente Carta, que foi aprovada por Unanimidade, solicitando às autoridades competentes que possam nos apoiar quanto aos seguintes itens:
1. Que a Trova seja considerado bem Imaterial de Natureza Cultural nos Municípios, nos Estados, de modo Especial no estado do Espírito Santo e no Brasil.
2. Que os Governos Estaduais e Municipais estabeleçam formas legais para a aquisição dos livros de autoria de escritores que fazem parte de Academias, para serem distribuídos às bibliotecas das escolas e ou dos municípios.
3. Que sejam elaboradas normativas para as escolas com o objetivo de incentivo à poesia em seus vários gêneros: soneto, cordel, indriso, haicai, aldravia, poetrix e trovas.
4. Que haja incentivo para a realização de oficinas poéticas de escrita criativa nas escolas e outras instituições públicas, como parte dos encontros ordinários da ACLAPTCTC, semestral e ou anualmente, notadamente junto aos idosos, crianças e adolescentes, em locais e metodologia previamente selecionados.
5. Que se propiciem momentos para construir e reconstruir artes, com encontros semestrais/presenciais para os acadêmicos promoverem a integração das diferentes artes: Plásticas, cênicas, musicais e quesitos de escrita, literatura, pintura, desenho, artes manufaturadas dentre outras.
6. Inserir no currículo escolar o ensino da trova e poesia no Ensino Fundamental I e II tanto nos âmbitos municipais quanto estaduais e principalmente nas escolas de formação de Ensino Médio e Faculdades de Letras e Pedagogia.
7. Implantar e ou implementar o concurso de poesias e trovas nas escolas.
8. Promover maior interação entre os representantes de gestores municipais, estaduais e federal para apoio aos artistas, tais como, transporte, hospedagem, publicações, alimentação, dentro ou fora do país, quando em eventos culturais, notadamente em trabalhos educativos.
9. Regulamentar a profissão do Escritor e de Poeta Trovador.
Barra do Jucu, Vila Velha - ES, 09 de julho de 2023.
Clério Jose Borges de Sant Anna, Presidente da ACLAPTCTC, Carapina, Serra, ES. João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário Geral ACLAPTCTC, Vitória, ES. Zenaide Emília Thomes Borges, Carapina, Serra, ES. Ex-Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Rogério de Morais Martins e Diretor de Cinema; Ex-Presidente da ALEAS, Academia de Letras e Artes da Serra, Acadêmica Maria Suzi da Costa Nunes; Escritora Margarida Drumond de Assis, Vitória, ES; Escritor José da Boa Morte Teixeira Filho, MOVIMENTO CULTURAL ARTPOESIA; Imiliano Jorge Bahia, Cariacica, ES; Marcos Bubach, Primeiro Presidente Fundador da Academia Cariaciquense de Letras, Cariacica, ES; Homero Bonadiman Galvêas, Escritor residente em Barra do Jucu, Vila Velha, ES; Ricardo Lodi Vereza, MUSEU VIVO DA BARRA; Maria Mazza da Silva, Rio de Janeiro, RJ; Nelson Pereira da Silva Junior; Kleber Galvêas; Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio; Jacimar Berti Botti, Colatina, ES; Lenaldo Ferreira da Silva, Guarapari, ES; Araken dos Santos, Magé, Rio de Janeiro; Edilson Celestino Ferreira, Marataízes, ES; Maria Elizabeth Vargas Peixoto; Marisa Queiroz de Oliveira e Silva, da APPERJ, Associação Profissional de Poetas profissionais do Estado do Rio de Janeiro; Dalberto Gomes Simões, da APPERJ, Associação Profissional de Poetas Profissionais do estado do Rio de Janeiro; Maria Celeste de Oliveira Pinto Ferreira Esteves; João Roberto Vasco Gonçalves, Secretário geral da ACLAPTCTC; Soêmia Pimentel Cypreste, Vitória, ES; Marta Silva Vieira da Costa, Vila Velha, ES; José Roberto de Oliveira, escritor da Academia de Letras de Vila Velha; Maria Angela Farias Soffiatti, Santa Lúcia, Vitória, ES; Elis Gonçalves, Cariacica, ES; Antônio José Barbosa Irmãos; Sandra Lúcia de Souza Santos, ALASFCON; Yvete Maria de Souza Santos Ataíde, SALVADOR, BAHIA; Maria da Cunha Lima Delboni, Guarapari, ES; Lígia Helena Pinheiro Carvalho, da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, São Gonçalo, Rio de Janeiro; Dulce Helena Loss Delboni, Campo Grande, Cariacica, ES; Anadir Bastos Bello, Glória, Vila Velha, ES; Advanir Rosa; Geraldo Fernandes, Vitória, ES; Cláudia Negra Luz, Vila Velha, ES; Emílio Soares da Costa, Bairro Jabour, Vitória, ES; Lucia Maria Matos de Oliveira, RJ; Cleusa Madureira Vidal, ES; Clérigthom Thomes Borges; Andréia da Silva Fraga, Serra ES; Diomedes Maria Caliman Berger, Santa Maria de Jetibá, ES; Lourival Berger, Ex-Deputado Estadual e Ex-Prefeito de Domingos Martins, ES; Graça Gozzer, Academia de Letras e Artes de Santa Maria de Jetibá, ES; Acadêmica Titular, Bárbara Gozzer Machado, Santa Maria de Jetibá, ES; Adelias Vieira da Costa; Arcângela Pivetta dos Santos; Arlindo da Silva Nóbrega, Editor do Jornal LITERARTE, de SÃO PAULO e outros Escritores, Artistas, Poetas Trovadores que assinaram o Livro de Presença do Evento. Inúmeros outros ativistas de literatura, música, audiovisual, artes plásticas e outras áreas culturais, da região, cujos nomes não vão aqui listados porque não foi possível anotar ou identificar.
Assinado:
DEFINIÇÃO DE TROVA
A Trova é uma composição poética, ou seja, uma poesia que deve obedecer às seguintes características:
1- Ser uma quadra. Ter quatro versos. Em poesia cada linha é denominada verso.
2- Cada verso deve ter sete sílabas poéticas; ou seja, cada verso deve ser setesilábicos. As sílabas são contadas pelo som.
3- Ter sentido completo e independente. O autor da trova deve colocar nos quatro versos toda a sua ideia. A trova difere dos versos da Literatura de Cordel, onde em quadra ou sextilhas, o autor conta uma história que no final soma mais de cem versos, ou seja, cem linhas. A Trova possui apenas 4 versos, ou seja, 4 linhas.
4- Ter rima. A rima poderá ser do primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto, no esquema ABAB, ou ainda, somente do segundo com o quarto, no esquema ABCB. Existem Trovas também nos esquemas de rimas ABBA e AABB.
Segundo o escritor Jorge Amado: "Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a trova. E através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a Trova e o Trovador são imortais".
Todo Trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador.
EXEMPLO DE TROVA:
Nesta casa tão singela
onde mora um Trovador
é a mulher que manda nela
porém nos dois manda o amor.
(Clério José Borges)
REALIZAÇÃO: ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo CTC, Clube dos Trovadores Capixabas. De 06 a O9 de julho de 2023. LOCAL: Auditório da Escola Municipal UMEF Dr. Tuffy Nader, na Rua Antônio Fonseca, S/N, Barra do Jucu, no Município de Vila Velha, ES. Barra do Jucu é um bairro do Município de Vila Velha, local onde o Cantor e Compositor Martinho da Vila se inspirou para gravar a “MADALENA DO JUCU”.
APOIO: Associação de Moradores da Barra do Jucu, (Presidente Oscar Soares dos Santos); Prefeitura Municipal de Vila Velha; Secretaria Municipal de Educação; Coordenação das Bibliotecas Municipais de Vila Velha; Câmara Municipal de Vila Velha, através do Vereador Joel Rangel; Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Vila Velha; Escola UMEF Dr. Tuffy Nader (Diretor e Escritor João Carlos Gervásio); Comerciantes e Moradores.