O QUE É UM JORNAL POPULAR ?!

O QUE É UM JORNAL POPULAR ?!

Editar um Jornal não é para qualquer um e nem falo por questões de dinheiro, importância do editor, do dono... é que brasileiro NÃO LÊ (nem jornal) e, por isso, é preciso CORAGEM para encarar um empreendimento desses. Ignorando essa parte, a de escassa leitura, o que define um Jornal POPULAR ?! Em primeiro lugar, não é a tiragem, pois há jornais americanos e orientais (na China, Japão, etc) voltados para a elite local ou para Grupos partidários, regionais, mesmo indo às ruas com milhões de exemplares.

Aliás, o jornal a que me refiro é essencialmente municipal, "caseiro", não tem a pretensão de vender milhares... ainda assim, pode não ser realmente POPULAR, apenas reproduzir o "status quo", a linha editorial e o estilo dos grandes Jornais. Para ser popular tem que dar voz ao povo, ver o que este gosta DE LER, seus interesses enquanto leitor ATIVO, que quer participar, até escrever NO JORNAL, para ele, seja elogios, crítica ou sugestão.

Por incrível que pareça, as vetustas "Palavras Cruzadas" ainda estão "na moda", vejo jovens comprando revistas delas. É uma forma indireta "de escrever no Jornal", interagir com ele. Esses Jornais "suburbanos", modestos, pequenos, visam um público específico e com dinheiro para comprá-lo na cidade, embora baratos... daí, findam por não serem, na essência, populares. Pior, a linha é sempre a mesma, ninguém INOVA nessa área e, por consequência, o público-leitor será o mesmo, numa faixa de idade acima dos 40 anos, com poder aquisitivo consolidado e de totalidade masculina. Se mulher ou jovem comprá-lo é para o esposo ou pai ler. Até hoje ainda não entendo o que faz num jornal -- qualquer deles -- a tal "Coluna Social"... querem se passar "por povo" mas não se os vê nas ruas, nas feiras, em lugar nenhum. Se viraram políticos ou são empresários, o Jornal se torna veículo de propaganda gratuita de seu novo cargo ou da empresa do "figurão", sem ganho efetivo para o Jornal e sem efeitos para o leitor comum.

Enfim, o que seria um... Jornal realmente POPULAR ?! Penso que o multiartista de Ananindeua JORGE GRANHEN chegou mais perto da essência, ao dar voz a artistas, a padres, a centros comunitários, a pastores e políticos locais, a jovens bem-sucedidos em alguma atividade e deu vez aos poetas, aos escritores, todos sempre mais conhecidos DO POVO e os "representando" por tabela. J. Granhen fez de pessoas comuns "jornalistas por 1 dia" (seu Jornal era mensal), opinando sem polemizar sobre as coisas e os fatos da cidade.

Assim o Jornal cresceu de meras 8 páginas EM XEROX (em 1987/88) pas as 12 páginas em papel-jornal ano e meio depois, quando o conheci. Ainda era um Jornal convencional, mas abria "uma janela" para gente jovem ESCREVER nele (os músicos Yvan Costa e Arnaldo Alcântara, entre outros) e tinha gente jovem para lê-lo. Portanto, um jornal popular só será POPULAR com gente do povo em suas páginas, escrevendo nele, sendo entrevistado, inquirido, tendo seu pensamento e anseios refletidos em suas páginas.

Por esta razão insisti com amigo que iniciava Jornal literário (ou quase isso) nos pagos gaúchos que contactasse as Escolas locais, tivesse 1 página para elas "no seu Jornal". Era tão dele que acabou por recusar todas as minhas sugestões... embora com fundo literário, duvido que haja jovens lendo. Como vendeu assinaturas POR 1 ANO, o que era diversão pode findar sendo um peso, quase um castigo.

Concluindo: se o leitor dessas "mal traçadas linhas" sonha ser, algum dia, EDITOR, procure as Escolas locais, dê-lhes espaço, publique comentários dos leitores, crie DESAFIOS nele, uma "Palavras Cruzadas" personalizada, apenas com fatos, coisas, comércio e pessoas aí de sua Cidade... esse é o caminho do sucesso. Granhen só escreveu no seu Jornal enquanto não encontrou pessoas "do povo" para fazê-lo

Sim, você vai manter a tal "Coluna Social" -- afinal, "não rasga dinheiro e nem come merda" -- mas dê uma CARA NOVA ao teu Jornal. Comece por comprar Revistas de Moda antigas (num "sebo") e aprenda a DIAGRAMAR seu Jornal com quem sabe apresentar fotos & textos. Evite os "quadrados e retângulos" sempre que puder e caminhe PARA O SUCESSO inevitável. Mas é preciso ter... CORAGEM !

"NATO" AZEVEDO (em 3/julho 2023, 1hs)