DO QUE FAZER LITERATURA?
Vou fazer uma ligeiríssima introdução do meu assunto. Do que fazer literatura? Todos já nos convencemos de que a Literatura tem idade vetusta e deveras antiga. Nos nossos Brasis ela até caminhou um tanto lentamente, atravessou os séculos de nossa tenra idade com país. Do colonialismo até o modernismo, anos e anos se passaram. E um dos poetas significativos do nosso modernismo, cantava: "Precisamos fundar o Brasil." ou "Precisamos inventar o Brasil.", literariamente é claro.
Se perdemos o nosso sono para ler o máximo possível de nossa literatura, da qual alguns são verdadeiros amantes, vemos a vastidão de nossas letras. E, a partir disso, podemos concluir que de qualquer palavra se faz literatura. Muitos de nossos escritores se deixam ir ler as letras de outras nações. E nos vem com uma sadia influência do exterior. E na mais das vezes essas influências renovam nosso talento literário. Sucesso para os escritores e para os leitores.
Porque disse sucesso também para os leitores? Claro, os leitores, ficando sabendo onde buscar o tesouro estrangeiro, já que o estrangeiro não se cansa de buscar nosso tesouro, vai beber direto nas nossas letras.
Então, nós cá, nos perguntamos: do que fazer literatura?
Nem precisava formular a indagação. De qualquer coisa se faz literatura. De uma palavra inventada, cujo significado o próprio inventor tem que dar conta no correr do texto onde ele coloca a invenção. E há palavras inventadas que nos soam como deliciosas novidades. E o dicionarista também tera mais o que fazer, para colocar a palavra inventada no seu dicionário, já que as invenções tem suas raízes, de que para sabê-las temos que pesquisar.
Viram, de muitas coisas se faz literatura. Não só de invenções, mas até da reclamação antiga: -Maria, o café está frio!
02/07/2023.