VENHA CONHECER UMA ILHA NO PARAÍSO... NÃO MUITO DISTANTE DAQUI...

Existe uma ilha não muito distante daqui, onde habita uma comunidade que foi se unindo devido ao seu isolamento geográfico e da necessidade de proteção dos próprios membros do grupo.

Todos trabalham em conjunto, se organizam para buscar o alimento do dia; vivem da pesca, da caça, plantam, colhem as frutas, cuidam da horta, etc...

Dessa forma, levam uma vida saudável, porém chama a atenção a união e o senso de pertencimento do grupo que é muito forte.

Todas as manhãs se unem em orações e agradecem a Deus pelas bênçãos e por estarem todos juntos, tanto nos momentos felizes e também nas dificuldades.

Assim, levam uma vida mais genuína e apesar das limitações se "bastam" entre eles, prezando essa forma tão natural e livres de ser e de viver!.

Em meio a natureza percebem que ela é tão sábia e perfeita, conseguem compreender o verdadeiro significado e o sentido do que é o viver ; o entendimento dessa ordem tão natural os fazem entrar em conexão com o Divino.

Também fazem a partilha dos sentimentos, trocam as experiências, as dificuldades que encontram, os perigos a que estão sujeitos, devido as intempéries do tempo e do lugar.

Quando chega a estiagem, dividem os alimentos entre eles, ninguém fica desassistido e se confortam; todos se ajudam entre si; dessa forma, os medos, os receios, os sentimentos do grupo são acolhidos.

Entenderam que juntos eles se fortalecem, juntam forças em prol de um propósito em comum, permanecem sempre unidos, solidários, mesmo quando chegam os ventos mais fortes ...

A forma como organizamos e olhamos o mundo faz toda a diferença, para que possamos não apenas nos beneficiar , mas também ajudar as pessoas que conosco convivem.

Devemos sempre olhar as nossas potencialidades e a nossa capacidade de superação, tanto individual ou grupal, ao invés de olharmos apenas o lado negativo ou a nossa parte fragilizada.

Diante das dificuldades podemos nos unir, juntar as forças em prol de uma causa em comum e do bem estar de todos.

Nosso bem estar aumenta a medida que construímos relacionamentos mais sólidos com a nossa família, amigos, colegas, comunidade...

Esse sentimento de pertencimento faz-nos sentir mais engajados e despertam para algumas reflexões existenciais, para que cada um de nós reflita sobre o verdadeiro sentido da vida e o existir.

E o grupo coeso também adquire recursos e forças, se torna "resiliente", pois somos muito melhores quando dedicamos o nosso tempo em algo maior que nós.

O reforço da Fé e da Espiritualidade são fundamentais, pois somos seres integrados tanto no nosso corpo, na mente e também na nossa parte espiritual!.

Escrevi esta história para tentar trazer a compreensão e dar um panorama da Psicologia Positiva, criada pelo Psicólogo Martin Seligman, cuja abordagem é validada cientificamente e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia.

Esta prática é voltada para o aproveitamento das potencialidades das pessoas, focando mais nas suas qualidades, tentando torná-las mais satisfeitas, ao invés de concentrar as atenções nas suas fraquezas; estimula, dessa forma o que é funcional e forte.

Dá ênfase nas emoções positivas, engajamentos, seus sentidos e significados, bem como a auto realização e resiliência.

Nos tempos atuais parece um exagero chamar uma "Ilha de Paraíso", mas se imaginarmos como seria um "Paraíso" dentro de nós, o nosso mundo pode ficar mais alegre, mais solidário, mais bonito e com certeza nunca vamos perder o otimismo, a Fé e a esperança por dias melhores...

"Mudamos quando descobrimos o que há de melhor em nós e quando percebemos maneiras específicas de usar nossas forças pessoais.

( Martin Seligman ).