SANTARÉM... "TROCADA EM MIÚDOS" !
SANTARÉM... "TROCADA EM MIÚDOS" !
"Pesquisas, recordações e reflexões
sobre a vida histórica e sóciocultural
santarena" - (subtítulo da extensa obra
"MEU BAÚ MOCORONGO", em 6 vol.)
Quem "garimpa" em "lixões urbanos" está sujeito a encontrar de tudo: tapetes e roupas seminovas em meio a fezes de gatos ou cães (para impedir que sejam aproveitadas), objetos funcionando perfeitamente -- que poderiam ser doados -- e até DINHEIRO... sim, por descuido, desatenção, joga-se fora o item mais desejado por quem nasce no planeta Terra. Vez ou outra encontramos outros tipos de "tesouro", esses para quem os admira: LIVROS, raras obras em que o "mopho deu" (?!), mas que ainda têm muito a oferecer aos interessados.
Eis que me chegam às mãos 4 volumes "estropiados" do que seriam 6 oficiais, aliás, 9 originais... explico adiante !
Esta coleção é um ESPANTO: trata-se de pesquisa sobre uma Cidade, englobando uns 50 ANOS dela, referentes a TUDO, tudo mesmo... nem ouso quantificar ! Meu texto pretende somente demonstrar -- para quem ousar descrever seu próprio município -- o que é um trabalho de pesquisa PERFEITO, completo nos aspectos do lugar abordado, variado quanto à sua gente e eventos. Faço um "apanhado" somente dos tópicos de cada um dos 4 volumes a que tive acesso. Como não gosto de ler, não pretendo "mergulhar" nesse oceano de recordações sobre Santarém, a "Pérola do Tapajós", porém informo que o famoso Maestro que as coletou era ótimo escritor, simples, objetivo, sem firulas nem pedantismos "machadianos".
Felizmente, para os preguiçosos, há um CD com os mesmos textos dos 6 volumes (antes 9, em edição de 1988), gravado em 2006 e "perdido" em algum canto do CENTUR ou do Arquivo Público Municipal de Belém. Como a obra foi também DIGITALIZADA pela nossa SECULT, nem será preciso procurá-la "num sebo", se ainda existir algum em Belém & adjacências. Vamos, pois, ao "RESUMO" dos diversos capítulos de cada obra, que curiosamente receberam ISBN individual, além de 1 para a obra completa.
(OBRA COMPLETA - ISBN 978-85-7313-051-2, 6 volumes)
(Indice p/Catálogo Sistemático: CDU-918.152Santarém)
******************
VOLUME 2 - (ISBN 978-85-7313-053-9)
cap. I I I - NOSSOS VULTOS, NOSSA GENTE (pags 367 a 560)
Refere-se a padres, prefeitos, gente importante, mais os símbolos do município, sua História, povo e cultura.
cap. I V - SANTARÉM CONTANDO TRADIÇÕES (pags 561 a 664)
Refere-se ao FOLCLORE (pastorinhas, danças, festas junina e de arraial, o famoso "Sairé", etc) além de Arte Popular, Lendas, Crendices e APELIDOS "da gente da minha taba".
VOLUME 3 - (ISBN 978-85-7313-054-7)
cap. V - SANTARÉM MUSICAL (pags 671 a 812)
Refere-se à História da música na Cidade, suas Orquestras, coro da Catedral local, Jazz, Bandas, festivais, "Coretos", Sociedades e artistas.
cap. V I - FOLCLORE E TRADIÇÕES (pags 813 a 951)
Refre-se a TUDO "de tudo", trazendo dezenas de letras e algumas partituras para piano. Uma pesquisa SEM IGUAL... 50 cantigas de Roda, 10 de ninar e uma Pastorinha (peça) completa, com entrada, 10 ou 12 canções e Despedida, mais um "Boi ESTRELINHA".
VOLUME 5 - (ISBN 978-85-7313-056-3)
cap. V I I I - FLORILÉGIO DA LITERATURA SANTARENA (pags 1143 a 1374)
Refere-se às obras de 14 poetas locais, um deles modernista (?!), com 2 Sussuarana e 3 Fonseca, o Autor da pesquisa entre eles. Há até versão de poemas franceses... que luxo !
VOLUME 6 - (ISBN 978-85-7313-057-0)
cap. I X - NOSSO CANTINHO NO FUNDO DO BAÚ (pags 1383 a 1681)
Referente aos 10 membros da família FONSECA, com cartas, artigos literários e músicas dos membros todos. Há neste volume citação sobre o CD, uma gravação de show com músicas do Maestro "ISÓCA", como foi conhecido por toda a Cidade. Para azar de quem "não gosta de ler", o tal CD não contém o registro dos textos... ainda assim esta Obra magnífica se torna EXEMPLO e MODELO para o país inteiro e todo Município "com alguma vergonha na cara" deveria se mirar no empenho do Maestro WILSON FONSECA em registrar o Passado do lugar onde nasceu e viveu. DEO GRATIAS !
"NATO" AZEVEDO (em 21-22/junho de 2023)
OBS: em 22/junho SANTARÉM fez 362 ANOS de feliz existência.