Sobre o Drama Histórico Berlim, deine Tanz ist der Tod(Artigo 3)

Sobre o Drama Histórico Berlim, deine Tanz ist der Tod

https://media.tenor.com/5fu2OvbTJOUAAAAC/dauwen-in-berlin-here-we-are.gif

Escrevi esse drama há muitos anos atrás. Talvez tenha sido em 2006 0u 2007. Não me lembro a data. É um drama que mostra as visões opostas do nacional-socialismo. Mas eles se complementam em torno de Hitler. Sim, no drama Hitler é onipotente e todos gravitam em torno dele. Como poderia ser diferente?

O drama é um pouco denso, um pouco frio, pelo que me lembro da peça ela foi feita em versos. Sinceramente, eu preciso ler a peça novamente, mas creio que eu gostei de escrever Berlim. Ela é uma peça que não me cansou intelectualmente, eu simplesmente sentei e a escrevi.

Berlim poderia ter sido modificada de acordo com os anos, mas preferi não o fazer e não farei. Ela é bela como ela é. Pretendo escrever outras peças relativas ao regime nazista, uma provavelmente será sobre um homem designado para destruir livros e como isso provavelmente pode lhe custar sua vida ou suas convicções, mas não há nada ainda de certo nisso.

Berlim poderia ter tido músicas, mas eu achei na época que apenas as tropas declamando seria o ideal. A peça poderia ter tido mais páginas também, mas 22 páginas é um número até considerável.

Berlim foi uma experiência incrível. O que me faz pensar que ela poderia ter sido a primeira peça a ser escrita por mim, mas não foi. A primeira peça que escrevi, perdi os originais e que irei reescrever foi Sonho Americano, uma peça que tratava da classe média norte-americana totalmente empolgada com o desenvolvimento dos Estados Unidos pós Primeira Guerra Mundial.

Berlim sempre me será cara ao coração. Eu sempre me lembrarei que escrevi um drama, ainda que curto, sobre um dos períodos mais negros da história e que todas as pessoas que tiverem acesso a essa peça poderão saber o que realmente aconteceu ao mundo naquela época, e, que ainda de certa forma influencia o nosso tempo.

Para todos aqueles que lerem Berlim com uma mente aberta, verão que foi uma peça com uma tentativa de chegar ao pensamento de Hitler e de seus comparsas sobre a Alemanha e que nos perdoem que nem tudo na peça seja realmente histórico, mas nesta peça há uma aproximação de quase 90 por cento das ideias do nacional-socialismo.

Para finalizar, creio que fiz uma boa peça que pode ser lida ou vista por todos. Ela mostra o quanto estamos imersos ainda na Segunda Guerra Mundial ou até mesmo antes dela, e que continuaremos a nos interessar pelo que aconteceu na época de Hitler por um bom tempo ainda. É o nosso mais novo legado histórico a ser desvendado.

Martin Schongauer
Enviado por Martin Schongauer em 12/05/2023
Código do texto: T7786068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.