O TEXTO, O LEITOR, A CRÍTICA

Li pela manhã um livro que reunia textos de crítica. Li com o maior interesse. Acabada a leitura fechei o volume e o devolvi de onde eu o tirei. Da minha biblioteca pessoal. E, intrigado, pensei de que matéria é feita a literatura? Um inseto sobrevoava minha cabeça, pensei em escrever um conto. Sobre aquele inseto inquieto. Mas, abandonei a ideia. A literatura é construída de múltiplos fatores.

Mas, não nos adiantemos. O texto em primeiro lugar. Dizia que era privilégio de poucos fazer literatura. Depende. Eu, apesar de voraz leitor não conheço tudo o que é produzido sob a chancela de literatura. Estou sempre em busca de um texto que seja novidade. E quando ele me cai nas mãos entrego-o aos meus olhos.

E em busca de uma resposta à pergunta de que matéria se faz a literatura, me digo que é de muitas coisas. Leia-se um conto do nosso mestre genial MACHADO DE ASSIS. E leia-se outro. Parece que o escritor tinha ao seu alcance muito mais que a sua imaginação. Mas que ele tinha uma imaginação de gênio, tinha. E em primeiro lugar a literatura é feita de palavras. O mestre Machado de Assis nos dá esta resposta com toda obviedade.

Aí me lembro de PERO VAZ DE CAMINHA, e sua frase célebre: "Em se plantando tudo dá." E se formos ficar só no reino dos textos, verificamos que é verdade. Leia-se o principal de textos que foram escritos no decorrer de nossa história literária. E no século XX, em pensava que se estava iniciando um culto à palavra. Autores vários disseram que quando iam escrever, iam praticar a arte da palavra. Diziam ao mesmo tempo a mesma coisa.

E endereçavam seus escritos ao leitor. O leitor é aquele que está anônimo, o leitor é que tem boa vontade na recepção do escrito do artista literato . Se chamo assim ao artista da palavra é porque a literatura é feita de palavras.

O leitor se distingue um do outro. Há o leitor que se entretém com o escrito. Há o leitor que tece outro texto no momento mesmo da sua leitura. E essa outra construção da qual deriva outro texto cai nas mais diversas classificações. Aqui paramos na crítica.

Vou me deter só numa de outro texto. O texto que auxilia tanto o leitor quanto o autor literário. Esse texto é a crítica. Sobre a crítica eu não falo nada. Respeito-a muito, não em absoluto. Mas a crítica isso posso falar, é um reino difícil de exercer. Os melhores livros de crítica sugerem que os seus autores são autores especializados. Aqui eu penso que disse a que vim. Julguem-me os leitores.

Aristides Dornas Júnior
Enviado por Aristides Dornas Júnior em 08/05/2023
Código do texto: T7783124
Classificação de conteúdo: seguro