PATRONO – OSWALD DE ANDRADE

PRINCIPAIS ASPECTOS DA VIDA E OBRA DE OSWALD DE ANDRADE

O intuito da presente monografia é apresentar alguns traços biográficos e bibliográficos de Oswald de Andrade, bem como colocações a seu respeito, visto que deixou um legado literário para a Literatura Brasileira, com os mais variados gêneros e para discuti-los precisaria de um estudo mais aprofundado, pois estamos diante de um autor que se destacou por sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, com seus estudos teóricos e sua produção literária, que fundamentam toda a estética que estava sendo discutida em outros países e, por conseguinte, encontrou nesse autor a voz de perene constância. Reuniu um grupo que se fortaleceu e concretizou a referida semana, que se constituiu em um parâmetro de estudos para as novas tendências literárias e as correntes artísticas.

Reiterando, foi um autor que ousou criar e alinhavar vários estilos que vieram à luz a partir de sua postura literária, diante das discussões que se desenrolavam na Europa. Utilizou, também, da literatura clássica, onde por meio de um diálogo analítico, trouxe para os seus dias, uma forma de rever conceitos e procedimentos que imperavam no meio literário, bem como levou para a literatura as atualidades de sua época, dando-lhe formas diferenciadas. Propiciou e alavancou o maior movimento poético do século XX, aqui no Brasil, que foi o Modernismo, cujas raízes e propostas vinham se delineando gradativamente em meios literários e artísticos de vanguarda em alguns lugares do mundo, inclusive com ressonância aqui no Brasil.

Também seu olhar e sua análise a respeito da colonização brasileira, foi uma inspiração para colocar dentro da literatura novas formas, pensar nessa brasilidade, que ele se dedicava com uma análise crítica.

DADOS BIOGRÁFICOS DO PATRONO

José Oswald de Sousa Andrade nasceu na capital de São Paulo em 11. 01.1890, filho único de Inês Inglês de Souza Andrade e de José Nogueira de Andrade. Sua mãe era irmã de Inglês de Souza, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Teve como esposas: Kamiá, Henriette Denise Boufflers, Tarsila do Amaral - de 1926 a 1929, Patrícia Galvão (Pagu) - de 1930 a 1934, Julieta Bárbara Guerrini e Maria Antonieta D'Alkmin - (1944 - 1954).

Aos 22 anos, em 1912, viajou para a Europa, no navio Martha Washington. Lá entrou em contato com uma nova literatura e relações sociais mais livres, diferentemente da postura aqui no Brasil, sentiu-se livre para fazer suas experimentações literárias, conheceu intelectuais que estavam engajados nem estudos mais ousados referentes ao início do século, visto que pós-guerra houve uma revisão de valores que sustentavam os procedimentos literários.

Segundo Cristina Fonseca, na obra O Pensamento Vivo Oswald de Andrade assim coloca sua afirmativa, após seu regresso ao Brasil. Se alguma coisa, eu trouxe das minhas viagens à Europa dentro duas guerras, foi o Brasil mesmo. Oswald afirmou “Estou convencido de que só seremos felizes sobre a terra quando toda a humanidade, num mundo redimido, comer à mesa, com a mesma fome justa satisfeita, sob o mesmo tempo de fraternidade e de democracia” (FONSECA, 1987, p. 14 e 15).

Em Paris - Sorbonne ministrou uma conferência intitulada "O Esforço Intelectual do Brasil Contemporâneo".

Oswald de Andrade retorna ao Brasil com a primeira esposa Kamiá, com quem teve um filho, Nonê em 1914. Além das ideias futuristas, deu-lhe uma companheira, Kamiá, mãe de seu primeiro filho.

Oswald de Andrade faleceu em 22 .10.1954, sem recursos e vítima de diabete. Está sepultado no Cemitério da Consolação, na capital paulistana.

A IMPORTÂNCIA DA SEMANA DE ARTE MODERNA NA VIDA DO AUTOR

Também é considerado como um dos escritores mais polêmicos de nossa literatura, conforme citação de vários autores e críticos literários, concordamos plenamente, visto que Oswald se debruçava para os meandros a vida, com curiosidade, sendo perspicaz em suas observações, mesclando com sua vivência, sua ascendência e descendência também.

Isso posto não só no plano individual, mas sim, no plano coletivo para realizar um entendimento das raízes brasileiras, tanto na forma inicial, estudando, dialogando com seus pares e refletindo sobre a presença indígena, analisando com acuidade a sua cultura em estado pleno, extraiu propostas e materiais suficientes de valorização da primeira civilização a habitar o território brasileiro, onde serviu de embasamento para o movimento antropofágico no Modernismo.

Ainda analisou as repressões à nação africana, como também a diversidade que trouxeram no bojo em navios negreiros, procurando entendê-las em seus estados primitivos, contudo com distanciamento e refletindo sobre o esmagamento de suas culturas primitivas.

Seu olhar livre para a vida, procurou encontrar as respostas desde as raízes mais primitivas culturais do Brasil, dando-lhes conceitos para uma reflexão para todos brasileiros. Lendo e relendo os clássicos, como também, parodiando as leituras, despindo-se de conceitos literários, mas propondo uma formação com base em nossa realidade brasileira. É uma das principais lideranças no processo de implantação. Assumiu a liderança do Movimento Modernista. Cristina Fonseca, no livro Pensamento Vivo de Oswald de Andrade, assim se manifesta:

A Semana de Arte Moderna de 1922, foi realizada em São Paulo no Teatro Municipal de São Paulo. Oswald de Andrade participou da linha de frente do movimento. É uma das figuras mais ativas. Publica Os Condenados, primeiro volume da Trilogia do Exílio. Conhece a escritora Tarsila do Amaral.

Oswald foi idealizador dos principais manifestos modernistas, entre eles, o Manifesto Pau-Brasil, (1924). Devido ao seu envolvimento em movimentos de vanguarda, assimilou e difundiu os principais “ismos" que estavam no início de suas concepções na Europa: Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo, entre outros.

Mario de Andrade compôs o Grupo dos Cinco, na Semana de Arte Moderna, a saber:

• Anita Malfatti: A Mulher de Cabelo Verde

• Menotti Del Picchia: Juca Mulato

• Mário de Andrade: Macunaíma

• Oswald de Andrade: Rei da Vela

• Tarsila Amaral: quadro Abaporu

Tarsila Amaral, autora do quadro Abapuru, que inspirou o Movimento Antropofágico, pintou o quadro para presentear seu marido, Oswald de Andrade. Em seu aniversário em 11 de janeiro de 1928, Tarsila do Amaral, tinha uma surpresa: um quadro de 85 cm. por 73 cm. Havia pintado em segredo. Oswald nem deixou que artista explicasse a obra e foi elogiando, dizendo que era a coisa mais incrível que ela já tinha feito. "É excepcional este quadro", dizia ele. "É o homem plantado na terra." Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago,”

Tarsila também foi fundamental na formação do movimento Antropofagia, onde inspirou o famoso Manifesto Antropofágico de O. Andrade, nas artes plásticas.

Também 1922, foi comemorado o Centenário da Independência do Brasil e no próximo ano de 2022, será comemorado o Centenário da Semana de Arte Moderna e o Bicentenário da Independência do Brasil.

As propostas essenciais de Oswald de Andrade dentro do Movimento Modernista influenciaram as Artes Plásticas, o Teatro e a Literatura - um divisor de águas no universo cultural brasileiro.

Posto as questões anteriores, concluímos esse capítulo com as palavras de Antônio Cândido, no ensaio de Serafim Ponte Grande, assim se manifesta, num gesto de reconhecimento pela obra de Oswald de Andrade, tão incompreendido por colegas e críticas contemporâneos:

pelo fato de, em 1943, Oswald estar vivo e em plena forma; sobretudo pelo fato de anunciar que ia publicar a obra máxima, todos admitiam que a sua produção era mesmo algo incompleto, necessitando maios justificativa. A ninguém, ocorria que já tivesse feito o suficiente para não haver mais necessidade de obras novas como condição do seu lugar na literatura. Era autor de Memórias Sentimentais de João Miramar, Serafim Ponte Grande, Pau Brasil, Primeiro caderno do aluno de poesia; do Manifesto antropófago e alguns artigos geniais de polêmica. Todavia, eu (nós) esperava (mos) por uma configuração, um coroamento que ele teimava em anunciar como tal! E este não percebia que o que viesse viria por acréscimo (ANDRADE. 1987, p. 178).

CARACTERÍSTICAS DA OBRA DE OSWALD ANDRADE

Entre os ideais que deram fomento ao movimento Modernista no Brasil, Oswald de Andrade defendia:

• A valorização de nossas origens, de nosso passado histórico-cultural de forma crítica, parodiando, ironizando e atualizando nossa história de colonização; contudo, trouxe as características fundamentais de nossos primeiros habitantes e de outras etnias que foram sacrificadas em nossa nação.

• Digerir a cultura e dar uma nova forma;

• Volta às origens;

• Linguagem coloquial;

• Valorização do índio brasileiro;

• Nacionalismo;

• Caráter revolucionário

ANÁLISE SUCINTA E COMENTÁRIOS DA OBRA DE OSWALD DE ANDRADE

A obra de Oswald tem uma aproximação com a paródia, um recursos da intertextualidade, utilizado por Julia Kristeva, que faz referência a uma obra já consagrada, mas que propõe a possibilidade de outra leitura, com características de humor, ou outro gênero, bem como apresenta muitas vezes a questão da crítica, numa leitura ou (re)leitura.

Vera M. Chalmers, na introdução do livro Serafim Ponte grande faz a seguinte colocação, “o texto de Oswald de Andrade não é inocente em relação aos alheios contemporâneos ou precedentes (que se trata de obra edita ou dos esparsos), as citações e a paródia constituem grande parte de sua estrutura” (ANDRADE, 1987. p. 01).

Oswald de Andrade na carta de Pero Vaz de Caminha, mudou o gênero: de prosa para verso, coloca sua brasilidade nesse diálogo com a canção de Gonçalves Dias.

Salienta-se que poesia do poeta maranhense do século XIX, encontrou ressonâncias em outros poetas como Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque de Holanda, Murilo Mendes, Mario Quintana, Casimiro de Abreu, Ferreira Goulart, José Paulo Paes, Vinícius de Moraes, Taiguara, Jô Soares, segundo o site a seguir.

A título de ilustração, colocamos um fragmento da Carta de Pedro Vaz de Caminha, denominada carta de achamento do Brasil, conforme segue:

posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que — para o bem contar e falar — (....), terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, estando da dita Ilha obra de 660 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, assim como outras a que dão o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam fura-buxos. Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz. (escritos de CAMINHA, 1500).

Minha terra tem palmares, de Oswald de Andrade

Minha terra tem palmeiras

Onde gorjeia o mar

Os passarinhos daqui

Não cantam como os de lá

Minha terra tem mais rosas

E quase que mais amores

Minha terra tem mais ouro

Minha terra tem mais terra

Ouro terra amor e rosas

Eu quero tudo de lá

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte pra São Paulo

Sem que veja a Rua 15

E o progresso de São Paulo

(In: ANDRADE, Oswald. Literatura Comentada, 1980, p.27).

Aproximação com a Canção do Exílio de Gonçalves Dias:

Minha terra tem palmeiras

Onde canta o Sabiá,

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar – sozinho, à noite –

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

(DIAS, Literatura Comentada, 1982, p.12).

Colocamos apenas duas canções de Gonçalves Dias e de Oswald de Andrade, ambas bem difundidas e conhecidas, como também foram as primeiras a fazerem referências ao poema original.

Parodiando uma fala de Hamlet, peça teatral de tragédia de William Shakespeare. O texto a seguir: "Ser ou não ser, eis a questão", faz parte de um diálogo da tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. Encontra-se no Ato III, Cena I e é citado em muitas ocasiões, como um embasamento que se constitui filosoficamente para justificar posturas limítrofes da vida, no questionamento imprescindível de tomar decisões fundamentais para o ser humano.

“to be or not to be: this is the question.”

Contudo, Oswald de Andrade faz um jogo de palavras, que carrega toda a identidade do indígena brasileiro, quando afirma no aforismo, que foneticamente se assemelha, com as seguintes palavras:

“Tupi, or not tupi that is the question.”

Portanto, de suas leituras, vem sua reflexão, sua paródia, traz para o momento atual, a sentença com efeito, cheio de brasilidade, inclusive foneticamente com sons parecidos. Jorge Schawartz assim se expressa em relação ao posicionamento acima:

Em primeiro lugar, o autor propõe o retorno ao nosso elemento primitivo, porém nos moldes do indianismo romântico de um José de Alencar; agora, no raiar do século XX, Oswald vislumbra uma volta às origens, somada ao desenvolvimento tecnológico e à cultura da idade moderna (SCHAWARTZ, 1980, p. 97.)

Na obra Serafim Ponte Grande a narrativa é totalmente fora dos padrões, porque traz inúmeros gêneros literários dispersos, não tem capítulos definidos, em muitos momentos não tem conclusão. Não tem sequência lógica, as propostas nos capítulos podem ser interrompidas, personagens que aparecem e desaparecem sem explicação alguma, narração em primeira e em terceira pessoa, tem fragmentos de cartas, memórias, diários, enfim é composto de anotações, as, textos teatrais, poemas curtos, abaixo-assinados e um dicionário de bolso que vai até A letra L.

FRAGMENTO DO DICIONÁRIO OSWALDIANO

Adelina Cenira - atriz que amei em silêncio.

Amélia - minha ama de leite.

Amelinha - filha de precedente.

Arnaldo Bicudo –

(...)

Lulu Jangada – arbitus elegansiorum! Seu campo de ação é o triângulo.

Dona Lalá – Jovem e carinhosa esposa de meu prezado colega e particular amigo Serafim Ponte Grande, p.59 a 62.

Abruptamente o autor termina o índice com as seguintes palavras: o que lendo nosso herói fecha fragorosamente nessa página o índice e os atira as águas revoltas do oceano exclamando:

– Pintérrimo, tu erraste! (ANDRADE, 1987, p.59 a 62).

A narrativa não segue os parâmetros tradicionais da literatura, o autor coloca em sua narrativa 203 fragmentos. A irreverência do autor aparece com grande frequência, pois seu senso de humor, ou a desconstrução de um texto que pode parecer algo sério, Oswald escancara com nesse exemplo, satirizando a fala inicial, mistura as línguas em português, espanhol e inglês e ainda coloca uma dizer popular, na realidade mescla o vocabulário, num tom bem irônico:

Réplica:

Senhor,

Não continue! Por quem é! Por alma de sua mãe! Não me faça mandinga!

Vossa gentil missiva, pôs-me em grave peligro”. Decejo partir, fugir, fazer o golf, jogar peteca, me distrair, levar à breca! p. 84 e 85.

Haroldo de Campos, no ensaio Serafim: um grande não livro, assim se manifesta:

é possível identificar um processo característico de cubismo: a colagem, a justaposição crítica de materiais diversos, o que em técnicas cinematográficas parece equivaler de certo modo à montagem,(...) Oswald fez um livro de resíduos de livros, um livro metonimicamente significantes que nele se engavetam e se imbricam, de maneira desconexas, mas expondo, através do hibridismo crítico, disso que se poderia chamar de uma técnica de citações estrutural, a vocação mais profunda da empresa oswaldiana.! (CAMPOS, ano, p. 150).

OSWALD DE ANDRADE E AS SUAS TRÊS PEÇAS TEATRAIS

- O Homem e o Cavalo - 1934 - A peça contempla as posições dentro do pensamento antropológico de Oswald Andrade, numa análise que vislumbra uma sociedade, mais humanitária, com embasamento dos valores de terra brasileira, como um oásis de cultura desde a terra, desde os primeiros habitantes, numa leitura profundamente humanística e revolucionária.

A Morta -1937 - A morta faz parte de trilogia das peças de teatro de O. Andrade.

Nessa peça discute-se as questões do modernismo, por meio da metalinguagem, dialogando com o passado clássico, por meio de sua personagem Beatriz.

Rei da Vela – 1933 - O Rei da Vela é uma peça de teatro de 1933 de Oswald de Andrade, publicada em 1937. Encenada pela 1ª vez em 1968 no Teatro Oficina. Direção de José Celso Martinez Corrêa, 1ª peça brasileira a trazer o Socialismo.

No enredo temos um agiota, Abelardo I, o Rei da Vela. Com negócios em diferentes áreas, cujo centro se fica nos empréstimos abusivos ao povo que vive a crise dos anos 30, que se arrastou no Brasil e trouxe graves consequências e empobrecimento para o povo. Cobre juros exorbitantes, tirando tudo que pode de suas vítimas.

Encenada por Renato Borghi e ítala Nandi, foi um marco ao lado de outras manifestações artísticas, como o filme Terra T em Transe de Glauber Rocha, das canções de Caetano Veloso e Gilberto Gil, no movimento Tropicália dos anos 60, que encontrou inspiração na Semana de Arte Moderna, visto que as referências foram analises e releituras dos primórdios da colonização do Brasil e suas variantes que perduram até os dias atuais.

Concluímos citando um trecho da carta de Rudá de Andrade, filho de Oswald de Andrade, retirado da obra de Antonio Cândido, em Vários Escritos. Creio que a obra de Oswald não pode ser estudada desvinculada de sua vida.

OBRAS DE OSWALD ANDRADE

• Os Condenados, romance, 1922

• Memórias Sentimentais de João Miramar, romance, 1924

• Serafim Ponte Grande. Ensaios: Antônio Cândido, Haroldo de Campos e Mario da Silva Brito. São Paulo, Global,

• Manifesto Pau-Brasil, 1925

• Pau-Brasil, poesias, 1925

• Estrela de Absinto, romance, 1927

• Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade, 1927

• Manifesto Antropófago, 1928

• Serafim Pontes Grande, romance, 1933

• O Homem e o Cavalo, teatro, 1934

• O Rei da Vela, teatro, 1937

• A Morta, teatro, 1937

• Marco Zero I - A Revolução Melancólica, romance, 1943

• A Arcádia e a Inconfidência, ensaio, 1945

• Ponta de Lança, ensaio, 1945

• Marco Zero II - Chão, romance, 1946

• A Crise da Filosofia Messiânica, 1946

• O Rei Floquinhos, teatro, 1953

• Um Homem Sem Profissão, memórias, 1954

• A Marcha das Utopias, manifesto

• Poesias Reunidas, (edição póstuma)

• Telefonemas, crônicas, (edição póstuma)

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Oswald. Obras Completas - Memórias Sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, volume 2, 1975.

ANDRADE, Oswald. Memórias Sentimentais de João Miramar. Rio de Janeiro, Global, 3ª edição, 1987.

ANDRADE, Oswald. Obras Completas - Teatro: a Morta - O Rei da Vela - O Homem e o Cavalo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, volume 8, 1975.

ANDRADE, Rudá - “Carta de Rudá de Andrade”, in Antonio Candido, Vários Escritos, São Paulo, Duas Cidades, 1970.

BRANT, Beth. GONÇALVES DIAS. Literatura Comentada. Seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico e exercícios. São Paulo: Abril Educação, 1982.

CÂNDIDO, Antônio: Vários Escritos. São Paulo, Duas Cidades, 1977.

FONSECA, Cristina. O pensamento Vivo de Oswald de Andrade. São Paulo, 1987.

SCHAWARTZ, Jorge. Oswald de Andrade - Literatura Comentada. Seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico e exercícios. São Paulo: Abril Educação, 1980.

CADEIRA 09 – LUIZA NELMA FILLUS
Enviado por ABLAM em 06/05/2023
Código do texto: T7781589
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