O ENCANTO DAS LETRAS

O letrado prepara-se para escrever. Está ali, sentado, solitário, diante do computador pessoal. Pensa, procura imaginar o que vai escrever. Tem uma visão rápida do texto. E tudo é questão de como vai sua imaginação e seu saber das letras. Imaginar ele consegue. Seu saber é limitado, modestamente ele reconhece. E não leu nada hoje. Assim é como eu estava antes de começar a escrever este artigo.

Geralmente um artigo é sobre um assunto já definido. Eu confesso que não tinha um assunto escolhido. E que já comecei improvisando. Pode ser que algum leitor diga:

- Assim não vale.

Mas já que me confessei, devo dar meu jeito de desenvolver este texto, que coloquei sob a égide de artigo. Geralmente um artigo é sobre algum assunto. Claro, um artigo como o meu, improvisado, pode sim ter um assunto meu. E o meu assunto é o encanto das letras. Não vou dizer quando foi que coloquei o título. O Encanto das Letras.

Então vamos lá. A literatura é rica, olhe a quantidade de livros literários que uma pessoa pode possuir hoje em dia. Supõe-se que o possuidor de vários títulos de literatura tem controle sobre a leitura dos seus livros. Eu, pelo menos o suponho assim. Mas não vamos nos meter a contar os livros de uma biblioteca literária. Pode ser grande ou pequena tal biblioteca. O que quero dizer que supõe-se que quem se mete a escrever sobre literatura, tenha uma leitura que lhe dê conhecimento sobre o assunto. Isto estabelecido, até aqui julgo que podemos dizer que eu e o leitor podemos estar de acordo. Não vou considerar o contrário senão onde fica o encanto deste artigo. E este artigo é feito de palavras, da minha luta com as palavras, e do meu desempenho com as letras. Aqui peço um momento de descanso que eu vou intitular este artigo de O ENCANTO DAS LETRAS. E defino este encanto: o meu prazer de lidar com as letras.

Creio que quem escreve seja lá o que for, me entende. Um escritor sofre de encanto pelas letras, de combiná-las para fazer da combinação um conto, uma crônica, um poema. E um escritor tem também suas preferências de gosto. Grandes mestres da literatura foram a vida inteira poetas. E conquistaram a sua parcela de eternidade neste mundo da literatura.

O encanto das letras está por toda parte. O nosso país está tão rico de aglomerações de escritores que fica difícil a gente ler tudo o que se escreve e tudo o que se publica. E isto não é um encanto?

Claro que é. É o eterno encanto das letras.

27/04/2023.

Aristides Dornas Júnior
Enviado por Aristides Dornas Júnior em 27/04/2023
Reeditado em 27/04/2023
Código do texto: T7774286
Classificação de conteúdo: seguro