A importância da leitura e suas múltiplas linguagens
A leitura é primordial no combate à alienação neste século, pois a “internet dentro dos seus grupos coorporativos” a cada dia vem tirando do adolescente e dos jovens adultos o verdadeiro conhecimento dos livros como descreve este Provérbio Chinês, “um livro fechado é apenas um bloco de papel.”
Carl Sagan diz que “um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia”, assim deve ser o ambiente de uma biblioteca e de uma sala de leitura.
As múltiplas linguagens são importantes para esta magia do belo saber, dentro das habilidades do desenho, da fotografia, da pesquisa, dos jogos, do teatro e da música imbuídos nos livros, fazendo interações mútuas como próprio Mário Quintana revela “livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”
Dentro uma diversidade de títulos e pessoas numa intertextualidade entre a vida e o livro, até a multidisciplinaridade em sala de aula e como revela a escritora Márcia Kupstas “basta abrir as páginas de um livro para que sua imaginação seja premiada.”
Assim, deve-se ser de suma importância que a sala de leitura e a biblioteca sejam este centro mágico do saber.
Rodrigo Octavio Pereira de Andrade
Escritor, pesquisador, professor, palestrante e revisor.
Ex-Presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.
Ex-Presidente da Academia Cabo-friense de Letras.