Nosso projeto de criação da Horta Urbana começou em agosto de 2006, um mês antes do papai completar 91 anos. Naquele dia, ele capinou e rastelou o terreno na frente da nossa casa recém reformada. Depois compramos um caminhão de terra e adubo e começamos a preparar o local para a implantação dos canteiros. No início de 2007, o papai nos deixou subitamente. Para aliviar a tristeza, comecei a plantar algumas verduras. Mas o espaço só passou a ser conhecido publicamente no segundo semestre daquele ano. Em julho, meu sobrinho Rodrigo, e um grupo de colegas da Faculdade de Comunicação, publicaram uma matéria sobre nossas atividades no Jornal do CEUB. Em setembro, o Correio Brasiliense nos encontrou e também publicou uma matéria de página inteira, com uma linda foto colorida.  A repercussão foi tão grande que até a imprensa se surpreendeu. Recebemos centenas de visitantes. Algumas pessoas se ofereceram para nos ajudar a aperfeiçoar o local, porque o espaço estava muito simples e até feinho, no nosso ponto de vista. Em março de 2008, fui procurada por um paisagista, que morava próximo do local - na Quadra 312 Norte - e que também se ofereceu para colaborar.

 O João Camurça - esse é o nome dele - era autor do Projeto COMA SEU JARDIM. Sugeriu que fizéssemos uma adaptação para implantá-lo. Foi além. Pegou enxada e rastelo e se lançou ao trabalho.  Aquela sua atitude solidária e gratuita me animou bastante. Foi uma excelente colaboração. Algum tempo depois, o Camurça desapareceu.    Tentei em vão restabelecer o contato com esse colaborador maravilhoso. Mas até hoje estou sem notícias dele. 

Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 23/03/2023
Código do texto: T7747335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.