A MULTIPLICIDADE DISCURSIVA DE NATO AZEVEDO
OLHA AÍ, o belo Prefácio escrito pela poetisa ANITA COSTA PRADO para meu futuro ebook de crônicas "CACHORRO TAMBÉM É GENTE" ! Confiram:
A Multiplicidade Discursiva de Nato Azevedo
Mais densa que a mera reunião de crônicas (boa parte em tom saudosista),
o autor aborda de maneira descritiva e pessoal, questões diversas.
Inicia alguns textos com provérbios, trechos de músicas ou algo similar a uma reflexão, em sintonia com o que virá a seguir, servindo como uma espécie de moldura.
No geral, seu trabalho evidencia uma pessoa com alta bagagem cultural e artística, árvore frondosa de informações, tão em desalinho com a vida moderna, repleta de tolices superficiais e entretenimentos banais.
Aliás, em diversas passagens ele se mostra avesso aos ditos avanços da atualidade.
Em determinadas páginas, quer simplesmente contar com riqueza de detalhes, sonhos estranhos.
Para leitores(as) maduros(as), algumas crônicas podem trazer lembranças de brincadeiras de infância, antigos programas, filmes, pesonagens humorísticos e outros tantos feitos e acontecimentos marcantes. Para os(as) mais jovens, são ricas fontes de informações.
As crônicas reunidas neste livro, foram escritas entre 2019 e 2022 e tiveram acolhida no Portal Recanto das Letras, onde Nato Azevedo possui mais de mil textos, expondo sua verve e criatividade.
A cada página fica evidente que o autor, além de vivências arquivadas na memória, fatos e até aventuras, é reflexivo mesmo em questões cotidianas.
Não se intimida em contestar o que avalia como errado ou injusto; escreve abertamente sobre assuntos que o incomodam ou incomodaram.
Ele assume: "ESCREVER para mim é mais que lazer, é terapia."
Através dessa terapia, nos faz conhecê-lo como um homem que extraiu da leitura, da curiosidade e das artes, o sumo para a própria essência/existência.
Anita Costa Prado