A biografia de dona Antônia Mesquita, uma pioneira de Palmas
Publicação independente, o Memórias de Antônia, livro de autoria do escritor e biógrafo Giovanni Salera Júnior, foi lançado no dia 12, em Palmas, no Estado do Tocantins, e traça a trajetória de vida da matriarca da família Mesquita: a dona Antônia Lourenço de Mesquita, pioneira de Palmas.
Data festiva
A data do lançamento do livro biográfico de dona Antônia foi propositalmente escolhida para marcar, com chave de ouro, a comemoração de seus 76 anos de idade, por sinal, bem vividos. O palco do lançamento foi a residência de sua filha, a odontóloga Rosilene Mesquita do Couto e seu esposo, o também odontólogo Wellington Santos do Couto, tendo a presença de um seleto grupo de amigos, familiares, filhos, netos e bisneta, além do padre Waldeon Reis de Azevedo, pároco da Paróquia de Taquaralto, que fez questão de marcar presença ao acontecimento para abençoar o lançamento da obra e a aniversariante biografada.
A obra
Sobre a obra, Giovanni Salera Júnior, afirma que ela possui propósitos mais nobres. “Serve como guia, inspiração e motivação para aqueles que se encontram desanimados e desesperançosos diante das muitas circunstâncias difíceis que surgem no cotidiano de uma família, no matrimônio e nas relações interpessoais”, assevera o biógrafo.
Credenciais do autor
Giovanni Salera Júnior é natural de Itaúna (MG). Já residiu na Ilha de Marajó (PA) e em Brasília (DF). Atualmente mora em Palmas. É graduado em Matemática e Biologia, Especialista em Direito Ambiental e Mestre em Ciências do Ambiente. É Analista Ambiental do Governo Federal, lotado no IBAMA. Tem experiência na elaboração e participação em. É autor de cinco livros: Lendas da Amazônia (2014), Lendas Brasileiras (2019), Arias Soares, 70 anos: Uma caminhada com Deus (2019), Henrique Fragata: Construindo um Sonho, Trajetória de Sucesso e Amor por Palmas (2020), além de Memórias de Antônia. Tem ainda, participação em antologias literárias. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar e escrever biografias de líderes religiosos, políticos, professores, jornalistas, empresários e ambientalistas.