PUBLICAR UM LIVRO

PUBLICAR UM LIVRO

Já dizia um amigo o ser humano se completa quando, planta uma arvore, tem um filho e escreve um livro.

Acredito que a realização humana poderia ser ampliada o rol acima, para incluir quando adquire ou constroem sua primeira casa, e algumas outras realizações talvez seja importante para muitos como concluir um curso, seja básico, faculdade, mestrado ou doutorado.

Para cada ser humano algumas realizações representam um sucesso maior que outro.

O livro para muitos realmente é importante, escrever não é uma habilidade de muitos, escrever com qualidade é de muito menos pessoas, organizar as escritas para transformar em um livro de antologia é muito complicado, escrever então um romance é quase impossível a todos.

Agora escrever algo que muitos tenham interesse de ler, ou de passar para outros lerem, de ter críticas positivas é muito difícil.

Mas mesmo que venha a escrever um bom livro, seja de que espécie seja, poemas, antologia de artigos, contos, etc, ou mesmo um bom romance, o sucesso do livro depende de uma boa editora, que tenha penetração no mercado de consumidor de leitura.

Vender um livro, é a arte das artes, não basta o livro ser bom, vendê-lo é para pessoas especiais, ou para organizações especiais.

Um livro vendável tem que ter muitas características importantes, como capa de qualidade, chamativa.

Tem que ter um nome atraente de um assunto na “moda” da época do lançamento, ou uma “moda atual”.

Assim alguns conseguem escrever um livro, e destes alguns, alguns conseguem editar, isto é organizar a impressão, com capa e tudo, montam prefácio, agradecem colaboradores ou homenagem pessoas próximas, dão até o final do livro com contra capa etc., mas ainda que tenha ficado muito bom, o marketing, para que atinjam um público consumidor com capacidade de comprar, pagar o preço que o livro custou para imprimir, fazer o marketing e chegar até a pessoa, e deixar algum lucro a editora e ao Autor é muito difícil.

O autor quando bem remunerado, ficará com um valor entre dez e vinte por cento na maior parte das vezes, porque editar, imprimir, transportar até as livrarias, e deixar lá em consignação, isto é, deixar lá para ver se alguém compra, consome o livro, leva para casa a leitura tem custos que consomem parte do resultado da venda.

No meio disto tudo tem os marketings públicos, eventos de encontro de livreiros e autores, rádio, jornal, TV, revistas, viagem de autógrafos, tudo tem um custo, que dificilmente o resultado das vendas poderão suportar e cobrir.

Então publicar um livro em mais de noventa por centos das vezes implica em o Autor bancar os custos de publicação para distribuir para os familiares e amigos, poderá um dia um livro destes editados, por um motivo extravagante levar o Autor a ser um expoente conhecido por algum motivo e um livro seu que tenha sido escrito e publicado vir a ter interesse a um público, podendo em muitos casos isto vir a ocorrer após a morte do Escritor.

É verdade que muitas coisas na vida, não são feitas para ter uma finalidade de realização financeira positiva, mas muitos que eventualmente escrevem não tem como bancar os custos de uma eventual publicação para deixar em doação para família e amigos, muito menos para conseguir contratar uma equipe especial de marketing para tentar vender e quase sempre um livro não interessam a estas equipes de marketing para trabalhar a venda do mesmo.

Assim muitos ainda tentam escrever, montar rascunhos que poderão serem livros um dia, ou não, serão apenas rascunhos guardado em um canto de pequenas e pobres casas, de pessoas que muitas vezes nem muitos amigos, ou familiares tem, e os poucos que tem nem são consumidores de leituras.

Então um livro ser publicado, por escritores que consigam bancar os custos de publicação já são muitos raros, mesmo assim que sejam lidos fora do grupo familiar e de amigos serão muito mais difíceis ainda, contudo que o Autor venha a ganhar dinheiro com isto é uma raridade muito grande.

Ganhar dinheiro em qualquer atividade são para muitos poucos, ganhar um pouco para a subsistência muitos conseguem, mas ganhar dinheiro o suficiente para acumular, enriquecer mesmo para aqueles que tenha a disciplina de acumular, guardar, investir corretamente é muito difícil mesmo.

Ficar rico com livro editados e publicados é para um percentual, muitas casas depois da virgula, menos de um por milhão de pessoas, mesmo entre aqueles que escrevem com certeza serão muitas casas depois da virgula.

Apesar disto tudo, muitos querem realizar o deseja de escrever porque gostam de escrever, porque após escritos gostam de organizar e muitos ainda conseguem bancar uma edição, uma publicação e mesmo que sejam dez, vinte ou cem livros publicados para doar para amigos ou familiares deixarão então esta realização para a posteridade.

Antes do advento da internet, só haveria os livros impressos, que hoje na maior parte das vezes servem para reciclagem do papel, e as vezes para aquecer fogueiras em época de frio, ainda queiram a biblioteca de Alexandria ou uma caus. para os conhecimentos perdidos, pois tudo estavam lá por escrito, não tinha outras maneiras de manter os arquivos e os conhecimentos acumulados.

Quando Hitler queimou bibliotecas na Alemanha na segunda guerra ainda não havia a internet e esta queima privou muitos de conhecimentos, pois estes arquivos escritos apesar de muitos replicados, muitos deles eram arquivos únicos que deixaram de ser transmitidos para outras pessoas, e, portanto, muitos conhecimentos foram interrompidos.

Com o avento da internet os livros se tornaram “EBOOKS”, isto é, arquivos eletrônicos que tem custos de acúmulos de escritos muito barato e mesmo aqueles que não pode bancar os custos de edição e impressão ainda podem arquivar em algum lugar tais escritos vomitados nas madrugadas sem sono. E muitos ainda conseguem editar de alguma forma, muitas vezes com consultoria free, gratuitas um pouco melhor organizar os escritos e ter algo escrito que parecem um livro, apenas um ebook, mas que poderá um dia se este Autor se tornar um “expoente” na vida por algum motivo extravagante, ter seu livro melhorado e até publicado e até vendido beneficiando alguém após a morte do Autor.

So que com o advento da internet outros problemas surgiram, antes os rascunhos se perdiam nos cantos dos cômodos por onde eram guardados ou jogados e não competiam um com outro nas mídias do conhecimento humano.

Agora com a internet tais escritos se congestionam em quantidade “tóxica”, que impedem que mesmo os bons escritos que poderiam ter alguma chance de transmitir conhecimento, ou ser vistos por uma quantidade de pessoal além dos amigos e da família mais próximos, se percam no meio de tantas coisas ruins escritas e publicadas na internet.

“As nuvens” da internet onde é acumulada as publicações são ilimitadas e nenhum ser humano razoável é capas de separar o bom do ruim, ninguém conseguirá achar coisas prestáveis dentro do universo de nuvens onde os escritos estarão acumulados chamados de artigos, ou mesmo aqueles mais aprimorados chamados de ebooks.

Assim com o eventual público consumidor de leitura viciado na internet do tablets, celulares, computador, áudio, podcast, vídeos e muitos outros tipos de publicações eletrônicas muito mais atraente competindo com os livros, restaram poucos que poderão então adquirir um livro por um valor que seja possível estimular a publicação com capacidade de cobrir os custos.

Assim livros publicados, talvez sejam cada vez mais raros, as livrarias que eram um comercio de quadra em quadra, ou pelo menos havia várias por ai, se tornaram raras, e os livros eventualmente existente podem ser desviados da reciclagem nos chamados “SEBOS”, onde são vendidos ao preço do papel para reciclagem, onde o custo de transporte e correio chegam a custar várias vezes o preço do livro publicado. 09.10.22

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 09/10/2022
Código do texto: T7623450
Classificação de conteúdo: seguro