O Papel da Literatura Infantil na prevenção de comportamentos de risco
A literatura tem um papel muito importante na prevenção de comportamentos agressivos entre os mais novos. Entre o primeiro ao quarto ano de escolaridade são bastantes os casos de violência, os mesmos podem advir de rótulos sociais empregues a certas crianças, bem como devido aos agentes de socialização primária com os quais as crianças têm contacto. Agentes como a família, a escola, os amigos e os meios de comunicação moldam e impactuam no construtivismo social de uma criança. Consoante esse impacto e estruturação, pode ou não levar a comportamentos agressivos. É nesse contexto que a literatura (contos infantis e outros géneros literários) podem ser importantes, pois detêm o potencial de serem utilizados, pelos agentes de socialização, como um meio para impactuar positivamente no processo de socialização entre uma criança e o mundo que a rodeia.
Muitos contos infantis relatam histórias que promovem valores morais e éticos, muito valorizados na sociedade e cultura em que estamos inseridos. Entre esses valores, estão a empatia, o respeito pelo outro, a tolerância, a bondade, fazendo estes parte de um conjunto mais vasto que a literatura infantil nos traz.
É, portanto, recomendável que se continue a apostar na literatura no plano educativo das escolas, no seio da família, entre amigos e até mesmo em canais de televisão e noutros meios.