Noite de autógrafos de alunos da Rede Municipal de Educação de Tocantínia movimenta a cidade

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite de quinta-feira (09), o lançamento oficial de duas coletâneas literárias, com obras de alunos da Rede Municipal de Educação. As obras integram o Projeto Leitura Viva, que visa estimular o hábito salutar da leitura e da produção textual, bem como, despertar a autoestima dos alunos.

O evento realizado em noite de gala, aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal de Tempo Integral Benvindo Souza Luz, que ganhou uma decoração especial e contou com a participação de um expressivo público, a maioria, formada por familiares dos pequenos autores, que se transformaram em verdadeiras celebridades durante essa noite festiva e foram bastante aplaudidos.

Evento prestigiado

Além de autoridades locais, como o vice-prefeito João Alberto Coelho Machado, representando o prefeito Manoel Silvino Neto, que não pôde comparecer ao evento por motivos de saúde, prestigiaram o acontecimento, o presidente da Câmara Municipal de Tocantínia, vereador Afonso Tavares dos Santos Neto e demais vereadores, bem como, o representante da Academia Tocantinense de Letras, o poeta e jornalista Zacarias Martins, os integrantes da Academia Gurupiense de Letras, José Maciel de Brito e José Ferreira do Nascimento, além do escritor Eudis Queiroz, que é Secretário-Executivo da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense. Também se fez presente o escritor Arnoldo Mascarenhas Brito.

Novos autores

O secretário de Educação de Tocantínia, o professor e poeta André Goveia, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a criatividade dos alunos que, agora, passam a integrar o seleto grupo de escritores, tendo seus trabalhos, tanto em desenho, quanto em texto, registrados com destaque nos anais da produção literária da cidade.

Inspiração

Goveia enfatizou, ainda, que o Projeto Leitura Viva, colocado em prática por uma aguerrida equipe da Educação municipal, já colhe resultados positivos desse trabalho, que culmina, agora, com a publicação dessas duas obras dos alunos e já servindo de inspiração para os órgãos de Educação de outras cidades tocantinenses.

Por fim, o secretário André Goveia agradeceu o apoio que vem recebendo por parte do prefeito Manoel Silvino e que, segundo ele, vem lhe dando condições para desenvolver um bom trabalho, cujo objetivo maior é oferecer à comunidade tocantiniense uma Educação pública de excelência.

Papel fundamental

O vice-prefeito de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado, no seu discurso, destacou o papel fundamental da Secretaria Municipal de Educação na formação da personalidade dos alunos, lembrando que por meio do Projeto Leitura Viva, o secretário André Goveia e sua equipe, vem se destacado em obter excelentes resultados junto aos alunos, principalmente, após dois anos de pandemia por conta do surgimento da Covid-19. “Está de parabéns essa equipe da Educação pelo ótimo trabalho realizado”, concluiu o vice-prefeito.

Noite memorável

Um dos padrinhos do Projeto Leitura Viva, o veterano poeta e jornalista Zacarias Martins, da Academia Tocantinense de Letras, disse que ficou maravilhado ao presenciar tão importante acontecimento. “Foi uma noite memorável tanto para os alunos-autores quanto para quem teve o privilégio, como nós, de participar desse acontecimento histórico para Tocantínia. Tal iniciativa da gestão do professor André Goveia, é digna dos nossos fervorosos aplausos”, finalizou, Martins.

Leontina Martins/Portal Foco Tocantinense (www.focotocantinense.com.br)
Enviado por Zacarias Martins em 11/06/2022
Código do texto: T7535806
Classificação de conteúdo: seguro