Natureza e origem das civilizações

A história humana inteira pode ser dividida em dois períodos, a Idade da Pedra e a idade dos Metais.

A primeira é às vezes denominada Idade Pré-literária, ou seja o período anterior à invenção da escrita.

A segunda coincide com o período da história baseada em registros escritos.

A Idade pré-literária cobre pelo menos 95 por cento da existência humana e não termina senão nas proximidades do ano 3000 a.C.

A idade dos Metais é praticamente sinônimo da história das nações civilizadas.

A idade da Pedra subdivide-se em Paleolítico ( antiga idade da pedra) e Neolítico ( nova idade da pedra).

Cada uma delas recebe o nome do tipo de armas e utensílios de pedra caracteristicamente fabricados durante o período. Assim, durante a maior parte do Paleolítico era comum afeiçoar os instrumentos retirando lascas de uma pedreira ou outra pedra e conservando o núcleo restante, que se usava como Machado manual).

Na fase terminal do período, eram as próprias lascas que se usavam como facas ou pontas de lança, rejeitando-se o núcleo.

O Neolítico viu os instrumentos de pedra lascada ceder o passo aos instrumentos feitos de pedra desgastada pelo atrito e polidas.

Os nomes dos períodos mencionados deixam muito a desejar. Foram inventados numa época em que o estudo das culturas primitivas se encontravam ainda na infância.

Atualmente se admite que nem sempre é possível traçar uma linha nos métodos de fabricação de armas e instrumentos. Isto se aplica em especial às fases mais avançadas. Ademais, os tipos de armas e instrumentos nem sempre representam os traços mais significativos que distinguem uma cultura da outra. Sem embargo, esse método de denominação tem-se revelado bastante cômodo e continuará sem dúvida a ser usado indefinidamente.

Vale ressaltar que os portadores da cultura neolítica foram novas variedades de homem moderno que se espalharam pela África e América do Sul, vindas da Ásia ocidental e oriental. Como nada está a indicar que esses novos elementos tivessem sido exterminados posteriormente, ou que tivessem migrado em massa, devemos considerá-los como os antepassados imediatos da maioria dos povos que hoje habitam África do Norte e América do Sul.

Culturas e civilizações

Designamos pelo nome de culturas as fases do progresso humano até agora descritas. Essa palavra é comumente usada para indicar as sociedades ou períodos que ainda não alcançaram o conhecimento da escrita e cujo nível geral de evolução é ainda relativamente primitivo.

Mas o termo tem outros significados, aplica-se por vezes às realizações intelectuais e artísticas, à literatura, à arte, à música, à filosofia e à ciência.

Alguns historiadores o empregam para designar todo o entrelaçamento complexo de idéias, realizações, tradições e características de uma nação ou império em determinada época.

O termo civilização também possui uma variedade de sentidos.

Oswald Spengler, o historiador alemão, referia-se às civilizações como fases decadentes de culturas altamente desenvolvidas. Quando um grande povo ou império se achava em pleno viço ele caracterizava-lhe o complexo social e intelectual como uma cultura.

Quando começava a envelhecer, ossíficando-se e estagnado, ele o descrevia como uma civilização. O ilustre historiador inglês Arnold J.Toynbee também encara a história mundial como uma sucessão de unidades culturais, mas designa cada uma das unidades primárias, através de todo o seu desenvolvimento, pelo termo de civilização.

Com base num critério em grande parte quantitativo, estabelece distinção entre civilização e sociedade primitivas).

Estas últimas são (relativamente efêmeras, restringem-se a limites geográficos relativamente estreitos e são abraçadas por um número relativamente pequeno de seres humanos), segundo ( A study of history ( resumo de D.C. Somervell, p.35).

O termo civilização tem ainda outro sentido. Uma vez que cada cultura possui feições próprias e uma vez que algumas culturas são mais desenvolvidas do que outras, podemos muito apropriadamente falar de uma civilização como de uma cultura superior.

Dizemos, pois, que uma cultura merece o nome de civilização quando atingiu um nível de progresso em que a escrita tem largo uso, em que as artes e as ciências alcançaram certo grau de adiantamento e as instituições políticas, sociais e econômicas se desenvolveram suficientemente para resolver ao menos alguns dos problemas de ordem, segurança e eficiência com que se defronta uma sociedade complexa.

Tal o sentido em que o termo será usado através de todo o resto dos fatores determinantes da origem e desenvolvimento das civilizações, colocando a seguinte interrogação, quais as causas que contribuem para o aparecimento das civilizações?, Por que certas civilizações alcançaram um nível muito mais alto de evolução do que outras?

O esclarecimento de tais questões será abordado nos próximos temas para levantar junto aos meus caros estudantes, acadêmicos e pesquisadores.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 07/05/2022
Código do texto: T7510998
Classificação de conteúdo: seguro