Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.
 
Castro Alves.
 
 
Se estar em um ambiente escolar já é bom, imagine estar numa biblioteca rodeada de livros, e sendo recepcionado por pessoas amáveis que compactuam dos mesmos ideais e objetivo, é no mínimo sonhar que se está em um pedacinho de céu.
 
Notório é, que todo amante das artes traz no peito uma estrela no lugar do coração. É munido desse Glauco sentimento que abriga no âmago d’alma, que o Coordenador da Oficina Manhã Literária, o poeta Marcos Antônio Lima, vem embalando os sonhos de letras de seus educandos (as). Além de escritor e poeta, Marcos é Membro Fundador da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS), Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), Presidente Fundador da Academia Santabrigidense de Letras & Artes (ASLA).
 
E foi assim, impregnado nessa ideia, ou seja, a de semear letras para colher, livros, que na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro/2021, se dirigiram a Escola Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, do Povoado Colônia, o instrutor Marcos Antônio Lima e sua turma de alunos: Evison Silva, Janaine Santos, Maria Helena, Micaely Ludhimila, Priscila Lopes, Isabela Hora, Pamela Lopes e Flavio Carmo. No Zenor foram recebidos pela personificação da amabilidade e Diretora Escolar daquela unidade de ensino, Maria José Oliveira e sua Coordenadora Pedagógica, Joseane Barros.
 
Na ocasião entregaram a digníssima Diretora, o Certificado Institucional pela participação de seis de seus alunos (as) na Antologia do 2.º Encontro de Escritores Santabrigidenses & Convidados: Evison Silva, Janaine Santos, Maria Taysla, Mariany Santos Silva, Micaely Ludhimila e Priscila Lopes, evento literário realizado pela Comissão Organizadora composta por Marcos Antônio Lima, pelo Pedagogo e Escritor: Mário Moura, pela Secretária de Cultura & Turismo: Maria Lucilene (Lucinha). Foram entregues ainda, dois exemplares de livros, sendo um do referido encontro Santabrigidense, e outro, do IV Encontro Sertanejo de Escritores & Leitores (IV ESDEL) de São Miguel do Aleixo SE, seleta essa organizada pelo jovem confrade da (ALAS), o filosofo Edivan Santos.
 
Na citada Antologia, quatro alunos do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, e integrantes da Oficina Manhã Literária têm participação. São eles (as); Evison Silva, Janaine Santos, Micaely Ludhimila e Priscila Lopes, além dos escritores, Flavio Carmo e Marcos Antônio Lima.
 
Foi nesse ambiente regado a emoções e florido de gentilezas, que a Oficina acabou ganhando duas majestáticas Madrinhas Literárias, Maria José Oliveira (Diretora Escolar) e Joseane Barros (Coordenadora Pedagógica), ambas do Z.P.T.
 
É licito afirmar que a Oficina Manhã Literária conta com o apoio cultural da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santa Brígida — Governo do Povo — e de seu Patrono Literário, o jovem vereador Leandro Leal, Léo do KM 40. 

Agora é dar continuidade ao trabalho preparatório na elaboração de novos textos desses fabulosos alunos que já tem em vista as antologias dos Encontro de Escritores e Leitores de Porto da Folha - SE, e do Encontro de Escritores e Leitores de Canindé do São Francisco - SE. 

Pois, os mesmos já estão participando da Antologia do IV Encontro de Escritores & Leitores Monte-alegrenses e Convidados, que será realizado no dia 25 de novembro, na cidade de Monte Alegre de Sergipe - SE. E assim, como cantou Raul Seixas, sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é uma realidade.
Marcos Antônio Lima
Enviado por Marcos Antônio Lima em 17/09/2021
Reeditado em 17/09/2021
Código do texto: T7344108
Classificação de conteúdo: seguro