Subjetividade x Objetividade: Uma Explanação à Luz da Semiótica

Autor: W. V. Fochetto Junior¹

Resumo

Pelo presente busca-se uma brevíssima explanação da relação contrária Subjetividade x Objetividade. Procurou-se, para tanto, fazer uma comparação semiotizada dos termos.

Palavras-chave

Subjetividade, Objetividade, Semiótica, Signo Linguístico

Abstract

Keywords

Subjectivity, Objectivity, Semiotics, Linguistic Sign

Vimos, por meio do presente, apontar, de modo definitivo, a diferença implícita entre a Subjetividade e a Objetividade.

A inicial S (para Subjetividade) é uma consoante aberta, com uma curva para trás e outra para a frente. Isso, em termos semióticos, sugere um caminho de Indecisão, Imprecisão. Um caminho aberto a várias interpretações.

Já a inicial O (para Objetividade) é uma vogal cujo Significado (isto é, como a segunda parte integrante ao Signo Linguístico; a primeira é o Significante) se mostra um ciclo fechado, completo. Um caminho fechado, pronto. Que sugere uma leitura unívoca, sem possibilidade de outras interpretações.

(Viu? Não precisei de dispor de 30 páginas para escrever um Artigo Acadêmico cheio de complexidades etc. e tal. Tentei ser, ao meu modo, o mais objetivo possível.)

NOTA

¹ Bacharel em Publicidade e Propaganda (2001), Licenciado em Letras – Português (2007) e Especialista em Saberes e Práticas em Língua Portuguesa (2014), Antropologia (2021) e Docência Superior (Idem).