O poeta Palmares e o cordel sobre a pandemia

Um dos principais representantes da literatura de cordel em Gurupi, cidade localizada na região sul do Estado do Tocantins, o poeta Antônio Farias – o popular Palmares, está com um novo livro na praça. Trata-se do cordel “Deus salve o planeta terra” (publicação independente), onde explora com versos rimados de cordel, a temática deste momento de pandemia por conta da Covid-19 que o mundo está passando.

Desafios

A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e um programa de extensão da Universidade de Gurupi. Aprendeu a ler e escrever e, depois, deu prosseguimento a seus estudos. Nesse ano colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade – um curso de extensão da Universidade Federal do Tocantins, em Gurupi.

Produção artística

Palmares é autor de 28 de livretos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão desde passagens bíblicas, defesa do meio ambiente, passando civismo, educação e, até, histórias infantis. Também possui nove CDs gravados em ritmo de forró gospel.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 04/07/2021
Código do texto: T7292785
Classificação de conteúdo: seguro