SEMPRE É BOM LEMBRAR DO QUE SE VIVEU

SEMPRE É BOM LEMBRAR DO QUE SE VIVEU

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Atualmente todos estamos tendo tempo. Diferentemente de antes dessa tal de pandemia e quarentena. Então vive-se procurando coisas para nos manter ocupados. E nem se pode esquecer de um dito popular que diz: "mente vazia, oficina do diabo". Se não com as mesmas palavras, mas com o mesmo significado. Ou quase.

É uma grande e boa oportunidade para aqueles que nunca tiveram vontade de ler, daí que tal período é propício. E é claro que existem aqueles que não o fazem nem que a vaca tussa. Pior para eles.

Já para os que gostam desse exercício, é um prato feito. E mais ainda para aqueles que gostam de escrever. Esse período está altamente favorável para tal. Daí que é escolher um lugar tranquilo e começar. Porque pegando-se outra afirmação popular, "escrever/ler, comer e coçar, é só começar".

Existem pessoas que não gostam de recordar seus passados. Isso quase sempre se dá com aqueles que não o tiveram favoráveis. Por muitas e diversas razões. E isso é de se considerar. Mas as lições daqueles períodos estão atuantes em nosso presente e também em nosso futuro.

É de lá que temos as muitas e diversas situações ruins, e que nesse nosso presente e também no futuro, teremos que evitá-las repetir. Isso nos garante uma positividade sem limites. Mas, infelizmente, há os que não conseguem aprender com facilidade. Daí que continuarão a cometer desatinos a vida toda.

O meu passado, de certa forma, até atrapalhou-me um pouco. Porque pelas dificuldades que tive e passei, estabeleci o mesmo critério para todos. Ou seja: é necessário se ter dificuldades quando jovem para saber e entender melhor a vida. Mas isso não pode ser coisa só do meu entendimento.

Mas não temo por afirmar ser isso uma tese comportamental. Presunçosa ou pretensiosamente vejo tanta gente desenvolver suas teses e apresentá-las para o público, que me acho no direito de fazer o mesmo. Guardando as devidas proporções e precauções, é claro.

E mesmo tendo uma origem e infância pobres, não abandono as boas lembranças do meu passado. Tive também muitas boas passagens, alegres e felizes. Divertidas e saudáveis. E nem ousaria dizer que aqueles tempos é que eram/foram os melhores de todos os tempos. Porque cada época tem as suas próprias peculiaridades.

Seria bom que cada uma das pessoas no mundo pudessem reanalisar suas vidas. E buscassem rever, mesmo que mentalmente, suas boas situações passadas. Garanto que a maioria o conseguiria, sim. E ao final, ninguém poderia dizer que não teve uma passado bom e/ou feliz. Pelo menos em parte, é claro.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 27/07/2020
Código do texto: T7018648
Classificação de conteúdo: seguro