AS SÁBIAS LIÇÕES DE VIDA TIRADAS DE GRANDES PENSADORES DA ANTIGUIDADE

Bom dia a todos! Neste artigo, que ora escrevo, gostaria de compartilhar com vocês algumas lições de vida, tiradas de diários de grandes filósofos e imperadores.

O diário de um dos maiores imperadores de Roma, as cartas pessoais de um dos melhores dramaturgos, e um dois mais sábios agentes de poder de Roma, ou as palestras de um ex-escravo exilado que se tornou um professor influeunte.

Contra todas as probabilidades, e a passagem de dois milênios, esses documentos ainda sobrevivem.

Esses documentos antigos e obscuros poderiam conter algo de relevante para a vida moderna?

A resposta é sim. Eles contêm um pouco da mais alta sabedoria na história do mundo.

Esses documentos - de Marcos Aurélio, Sêneca e Epiteto – constituem o fundamento do que é conhecido como Estoicismo, uma filosofia antiga que já foi uma das disciplinas cívicas mais populares do ocidente, praticada por ricos e pobres, por pessoas poderosas ou batalhadoras na busca de uma boa vida.

Mas por onde começar? O que eles têm a ensinar?

1 – MUDE O QUE VOCÊ PODE – ESQUEÇA O RESTO: A prática mais importante da filosofia estóica é diferenciar o que podemos mudar do que não podemos. Sobre o que temos influencia ou não.

Como Epiteto escreveu: “A principal tarefa na vida é simplesmente identificar e separar assuntos para que eu possa dizer claramente a mim mesmo quais são externos e não estão sob meu controle e quais têm a ver com as escolhas que realmente controlo”.

2 – COMECE A VIVER: Essa é uma das sátiras mais memoráveis de Sêneca: “Você tem medo de morrer? Mas, o que é sua vida senão a morte?”Nosso medo de morrer muitas vezes implica na seguinte e importante pergunta: “Para salvar exatamente o quê? ” Para muitas pessoas a resposta é: Horas de televisão, fofocas, gula, desperdício de potencial, redes sociais, leituras não proveitosas, períodos de sono demasiados e etc... Cada um dentro de sua comodidade desenfreada. “Comece a viver uma vida útil hoje, largue as futilidades e superficialidades e tenha foco em um propósito de vida significativo, para você e os que estão a sua volta”

3 – SAIBA QUANDO SEGUIR E QUANDO PARAR: “Pense naqueles que, não por falta de inconsistência, mas por falta de esforço, são muito instáveis para viver como eles desejam e precisam, e apenas vivem como começaram” – Sêneca.

4 – PARE E AGRADEÇA: Pense em todas as coisas que você pode agradecer hoje: que está vivo, que você vive em um país democrático, que você tem saúde e lazer o suficiente e ainda acesso à Internet para ler artigos, ser uma pessoa atualizada e ter até uma formação, sem sair de casa.

Como Sêneca escreveu para seu amigo Lucínio: “Em todas as coisas, devemos tentar tornar-nos tão gratos quanto possível.”

5 – LEMBRE-SE: VOCÊ NUNCA ESTARÁ MORTO POR DENTRO: Alguém pode acorrentá-lo, mas ele não tem o poder de mudar quem você é.

Mesmo sob a pior tortura e crueldade que os humanos podem infligir uns aos outros, nosso poder sob nossa mente e nosso poder de tomar as próprias decisões nunca poderá ser rompido.

Como Epiteto disse: “ Você poderá até amarrar a minha perna, mas nem mesmo Zeus poderá romper a minha liberdade de escolha.”

www.escolafilosoficareformada.com

Escola Filosófica Reformada
Enviado por Escola Filosófica Reformada em 11/06/2020
Código do texto: T6974418
Classificação de conteúdo: seguro