SANTOS DE CASA

SANTOS DE CASA

terça-feira, 5 de maio de 2020

Já passado o 1º de Maio, mesmo assim lembrei-me de um fato referente a essa data, no tocante à religião. É que nessa data os católicos referenciam São José Operário, que foi José, pai de Jesus, na história bíblica de parte da humanidade.

Já contado numa outra matéria aqui neste mesmo espaço que quando garoto acostumei-me a ver minha mãe, todo dia 19 de Março, plantar milho e feijão, que é uma prática nordestina antiga, e nesse dia é comemorado o Dia de São José, que é, da mesma forma, considerado o pai de Jesus.

Mas o Cristianismo tem dessas coisas, mesmo. Há o caso maior que inclui Maria, mãe de Jesus, que recebeu não se sabe quantos títulos de santa, através do termo "Nossa Senhora". Então, mundo afora, corre a veneração a um monte delas, cuja a principal, digamos, é a De Aparecida.

Dessa forma, quando se aplica o termo de "Nossa Senhora", seguido de um outro nome, está se referindo sempre à mesma e única delas, Maria. Mas, pelo jeito, grande parte dos católicos referenciam cada uma delas como se fossem outra santa. E no caso de N. S. Aparecida, a história se complica porque ela possui a cor preta, enquanto Jesus e Maria, e também São José, foram brancos.

Mas tomara que não tomem isso como uma afronta. São só detalhes que vejo não serem percebidos por muitos, os quais não me fogem, por isso tal explanação. Mas quem quiser explicar essas situações, estejam à vontade para fazê-lo.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 05/05/2020
Código do texto: T6937831
Classificação de conteúdo: seguro