DE COMPLEXOS, RECALQUES E ...TRAUMAS

Nesse mundo e nessa vida existem pessoas de todos os tipos. Também de modos. E não há como correr de certas situações que as envolvem.

Os corajosos são aqueles que não temem nada e nem ninguém; já os humildes são aqueles que se consideram pequenos e miúdos à frente dos outros; já os pouco capacitados também se submetem aos demais, sem terem a força para se rebelarem à eles. E esse universo vai longe.

Já os religiosos, aqueles que seguem ou possuem uma religião, esses pensam que se colocam acima das outras pessoas, achando-se protegidos pelas forças divinas, sejam elas quais forem; em geral a humanidade quase sempre se coloca de modo e forma a tentar convencer o semelhante de ser o que alguns classificam como "santinhos".

E é por isso que vez ou outra encaramos certas situações que até podem nos tirar do sério. Porque aqueles que são considerados fortes, que possuem auto estima extensa e se portam de forma segura e definida, esses em muitas das vezes são considerados presunçosos, prepotentes e até mesmo arrogantes. Alguns até levam a pecha de "donos da verdade". Puro exagero, quiça ignorância de quem os trata desse modo.

É fundamental que todos nós procedamos através de dois exercícios bem objetivos. São eles a auto análise e a auto crítica. Mas isso não chega a definir a capacidade de ninguém que os executa. Só mostra a extensão da força de cada um. Mas que é uma situação muito complexa, porque tais tipos de avaliações podem causar sérios problemas em quem as faz, a ponto de correrem o risco de pensarem até em suicídio. Isso quando tomam conhecimento da realidade de suas potencialidades limitadas. Mas também os de condições quase ilimitadas também podem adquirir certas ou muitas dificuldades no meio em que vivem.

E há outra situação melindrosa nesse processo. Estamos nos referindo àqueles que de tão limitados que são, fazerem mau juízo do outro que lhes é mais capaz. Às vezes até buscam subestimá-lo ou o desconsideram. Algumas vezes o tratam mal por razões idiotas. Porque não possuem as mesmas qualidades e nem se interessam em adquiri-las através de ensinamentos ou treinamentos. Dessa forma podendo aproximar-se daquele a quem tentam diminuir ao aproximá-lo de si em pequenez, também.

*Em tempo: essa matéria estava constando nos registros do Blogger como ainda um rascunho não publicado neste espaço. Caso isso tenha acontecido, num futuro próximo será corrigido.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 06/01/2020
Código do texto: T6835482
Classificação de conteúdo: seguro